Pular para o conteúdo principal

Os desprezados. Salmo 119.22

Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois tenho guardado os teus testemunhos. Salmo 119.22


 Que situação complicada.  A pessoa se esmera por fazer um bom serviço, está ali, se gastando pela empresa, faz o seu melhor, doa seu conhecimento, sua energia, disposição, boa vontade e mesmo assim é desprezado pelo chefe. Que Difícil!
O pai que se esforça para cuidar da casa, trabalha, educa, ajuda, anima, apóia, incentiva, ajuda a criança no que precisa, se o menino  fica doente até dormir ele deixa para cuidar do seu querido filho. Mesmo assim o que o filho não lhe demonstra afeto. Ele sente-se um pai desprezado. Isso é duro. Não é fácil lidar com isso.
Vamos adiante, chegamos ao ponto que o salmista estava, ele era um cristão sincero, piedoso, que ora, medita na Palavra, assiste os cultos, de uma hora para outra se vê no meio de um turbilhão de angústias, problemas e dificuldades. Ali ele se sente envergonhado, frustrado. Alguns ainda acusarão:

 Você deve orar mais.
ou,
Isso é por que você não está dedicado totalmente ao Senhor.
ainda pior,
Você deve ter falhado em algo, tente rever sua vida com Deus.

Pense, como estas acusações são dolorosas, trazem angústia ao já atribulado coração. Ali ele sente a vergonha, o opróbrio, o desprezo, e o pior é quando são pessoas próximas, amigos , familiares que   acusam. O pai, o empregado , e o cristão, nestes casos, exemplos de desprezados.
O desprezo é um sentimento terrível , que pode fazer vacilar as pessoas mais estáveis, podem abalar as estruturas mais sólidas de fé. Não tem explicação o sentimento de estar  fazendo o que é certo ,  tentar ser “o mais correto possível” e mesmo assim ser desprezado, rejeitado.
Existe uma quantidade grande de pessoas ignorantes. Como lidar com ignorância das pessoas? Ainda mais quando esta falta de sensibilidade parte de pessoas que tanto amamos?
Digo ignorância por que estas pessoas de fato ignoram o por que desta aflição, fazem meras conjecturas.  O verdadeiro motivo da dificuldade só a pessoa pode buscar em Deus para conhecer.
Lembre-se Jesus foi o homem mais correto e o mais desprezado.

Alguns ao serem julgados, condenados e envergonhados tornam-se muitas vezes pessoas amargas, irritadas e frustradas. 
Mas isso não deve ser assim, é preciso aprender a lidar com esta situação. Se o amigo te condena,   familiares menosprezam  , o  chefe te humilha,  saiba, você precisa reagir a isso, não com ira , nem com violência mas com auxílio divino.
O que o salmista fez ao passar por isso?
Orou a Deus para que o livrasse do opróbrio.
Não é uma atitude difícil, o próprio Senhor nos autoriza a pedir para receber.  Parece tão simplório , óbvio,  dizer que você deve orar.Mas não é óbvio porque geralmente esquecemos de orar em semelhantes casos.
Se você deseja aprender a orar , meu conselho é que leia  as Escrituras.  Especialmente os Salmos.
Neste verso, por exemplo, aprendemos que devemos orar pedindo auxílio no momento da vergonha. Comunicar a Deus o que estamos passando, o quanto estamos sendo envergonhados  mesmo fazendo o que é correto .
É uma boa reação é orar. Mesmo que nossos mais chegados desprezem, Deus não nos despreza e deseja nos ajudar.Jesus passou por isso e sabe como ajudar.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores