Pular para o conteúdo principal

A Doutrina da Segunda Chance


Eu fui um  assembleiano de longa data  e já tive oportunidade de  ouvir   pregadores ensinarem uma espécie de segunda chance após o arrebatamento.


Este ensino defende que após o arrebatamento da Igreja os crentes que ficarem por não estarem apercebidos e preparados terão uma nova chance de serem salvos, mesmo que a porta da graça esteja fechada. Os tais crentes seriam salvos mediante a entrega de suas vidas e seriam degolados pelo Anticristo durante a Grande Tribulação quando se recusarem a negar o nome de Jesus. Este tipo de ensino é defendido por grande parte do pentecostalismo atual especialmente pelos que são pré - tribulacionistas , pré-milenistas e dispensacionalistas. (Clique aqui  para saber mais sobre estas doutrinas)
De fato, eu  não acredito na doutrina da segunda chance. Essa é uma doutrina muito perigosa , na medida que vai contra a ideia de que é necessário permanecer em estado de alerta constante pois não sabemos nem o dia nem a hora em que Cristo virá buscar sua Igreja. Quem fez parte da Igreja e não subiu, quem participou da Igreja e não esteve alerta e vigilante estará condenado.
Tem muito cristão dizendo por aí que, se não for arrebatado, pretende resistir a besta Anticristo e não aceitará a marca 666, mesmo que morra.

O Ensino da segunda chance é perigoso e equivocado. É completamente incompatível com os ensinos de Jesus. No mínimo 3 parábolas são claramente contrárias a ideia de que teremos uma segunda chance. A Parábola do Joio e do Trigo , a Parábola da Rede ao Mar e a Parábola das 10 virgens.


A Parábola do Joio e do Trigo

“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio? E ele lhes disse: Um inimigo é que fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para queimar, mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro.( Mateus 13.24-30)

De acordo com esta parábola os anjos , no tempo preparado por Deus realizarão a colheita, em que ocorrerá a separação entre os justos e os injustos. Neste dia, os salvos que são a Igreja fiel serão arrebatados, eles se juntarão a Cristo nos ares, ganhando o direito de entrar no reino do Pai. Os maus e os iníquos que representam o joio , ou seja a parte da Igreja infiel que não teme de coração a Deus e nem anda nos caminhos de Cristo, serão deixados para receberem a condenação.



Parábola da Rede ao Mar

Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; E, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus dentre os justos. E lançá-los-ão na fornalha de fogo: ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 13.47-50)

Da mesma forma que da anterior, esta parábola trata da consumação dos tempos, a rede lançada ao mar é o evangelho pregado no mar das nações, que traz para si tanto peixes bons, como peixes maus. Mas, quando for pregado a palavra em todo o mundo, e se completar o número de pessoas a serem salvas, então o Senhor puxará a rede para a praia (através do arrebatamento), separando os justos dos ímpios.


Parábola das 10 virgens

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram, mas à meia-noite ouviu-se um clamor; aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: não seja que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que não vos conheço.” (Mateus 25:1-13)

Na leitura natural da parábola fica claro que a porta será fechada e as virgens loucas, ou seja os crentes nominais não entrarão , mas serão deixadas. Pelo contrário, as virgens sensatas foram levadas e entrarão para estar com o noivo por que eram prudentes e estavam preparadas com suas lâmpadas repletas de azeite ( que nesta parábola simboliza o Espírito Santo) .
 Já para a igreja apóstata e infiel (considerando a  metade ou mais) não haverá outra chance visto que Jesus dirá:
“Em verdade vos digo que não vos conheço”.
Jesus em várias passagens nos alerta para sermos vigilantes. Por que Ele avisaria, se houvesse chance de salvação depois?


Para deixar mais nítido este assunto informamos a quem já não tenha percebido, que nem no livro do Apocalipse, nem mais nenhum trecho das Escrituras , está previsto um segundo Arrebatamento para os que ficarem durante a Grande Tribulação, pois o Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo será único e ocorrerá antes da Grande Tribulação (Lc 17:26-29, Is 57:1, Ap 3:10, I Ts 5:9, A Grande Tribulação vai vir para aqueles que rejeitam a Jesus, que não querem aceitar Jesus, ou que vivem na hipocrisia , na iniquidade e não se comprometem com a verdade de Jesus. Para estes vai vir a Grande Tribulação.
Leiamos mais um texto.

"Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará. Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado. Então, lhe perguntaram: Onde será isso, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres." Lucas 17:33-37

Este trecho bíblico afirma a mesma coisa. Um será tomado (arrebatado) e o outro deixado. Parte da Igreja será arrebatada e outra deixada. Jesus jamais afirma que a Igreja deixada terá nova oportunidade de salvação eterna.

Para os apóstatas e infiéis não há mais salvação. Não haverá mais nenhuma proteção para eles, estão perdidos e condenados inexoravelmente.


 

Comentários

Ótimo, escatologia é um árduo campo, mas alguém precisa ará-lo. Que Deus continue abençoando, continue escrevendo para edificação da igreja e glória do nome de Cristo.
Unknown disse…
Importante, bem esclarecedor, principalmente dentro do estudo escatológico, não é incomum que se façam análises levianas, superficiais e descontextualizada que deveras suprimem ou aglutinam eventos escatológicos que, por sua vez, bem como todo texto bíblico merecem análise detida do texto como todo para que sem desprezo de qualquer detalhe a Palavra não seja avistada. Deus abençoe
Unknown disse…
... Errata... Para que a Palavra não seja aviltada.

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores