Pular para o conteúdo principal

Dispensações













Já expus no blog uma comparação com a teologia do pacto,  ela está  AQUI.  Dentre as duas , creio que a Teologia do Pacto é mais coerente.

A palavra "dispensação", vem do latim "dispensatio", que por sua vez  deriva do termo grego “oikonimia” que   significa economia que é a “boa ordem na administração na despesa de uma casa”. E significa administração, economia ou mordomia. Isso nos leva a afirmar que em cada período bíblico Deus esta administrando os tempos e as diferentes revelações manifestadas ao homem. Para os dispensacionalistas as dispensações são 7.



As sete dispensações são:

1  Dispensação da Inocência

 Adão no Paraíso. Da criação do homem à sua queda (Gn 1:28, 3:24)
Julgamento: Expulso do Édem.



2  Dispensação da Consciência

 Caim e Abel

Da expulsão do Édem ao Dilúvio (Gn 3:23, 6:7).
Julgamento: Dilúvio.



3  Dispensação do Governo Humano

 Começa em Gn 8.20 durando cerca de 427 anos. Desde o tempo do Dilúvio até a dispersão dos homens sobre a superfície da terra, finalizada com a chamada de Abraão; Gn 10.15; 11.10-19;12.1.



4  Dispensação Patriarcal

Teve início com a Aliança de Deus com Abraão, cerca de 1963 a.C., ou seja, 427 anos depois do dilúvio. Sua duração foi de 430 anos; Gl 3.17; Hb 11.9,13. 



5  Dispensação da Lei

Ela teve início em Ex 19.8, quando o povo de Israel proclamou dizendo que “tudo que o Senhor falou, faremos.” Sua extensão é de 1430 anos. Do Sinai ao Calvário; do Êxodo à cruz.



6  Dispensação da Graça

Esta dispensação começou com a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e terminará em plenitude com o arrebatamento da Igreja; porém, oficialmente falando, seus efeitos continuarão até Apocalipse 8.1-4.



7  Milênio (ou Dispensação do Reino)

Esta é a sétima e ultima Dispensação, é a que precede o novo céu e a nova terra. Neste período de 1000 anos Cristo porá Seus inimigos sob seus pés. Ef. 1.10, 21; I cor. 15.24-28; Ap. 20.1-6. Começa com a vinda de Cristo em glória. Terminará com o Juizo Final, ou Grande Trono Branco.



Durará 1.000 anos.

Comentários

Unknown disse…
Graças a Deus qua vivemos no tempo da Graça...ainda é tempo de arrependimento, tempo de mudança de vida, tempo de Adorar ao Senhor, tempo de Salvação..
http://barnabelas.blogspot.com.br


Unknown disse…
Glorias a Deus que encontrei esse blog que esta a me servir de feramenta.Contunue assim amigo, nos dando feramentas de estudo. ok
Unknown disse…
obrigado irmão fiz uma boa revisão Deus te abençoe
Lucieny disse…
Tem um erro na foto o certo é "perda" da nacionalidade.

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores