Não se
pode estudar Teologia do ponto de vista ortodoxo sem refletir a respeito da
doutrina Trindade. A grande maioria das Igrejas cristãs abraça esta doutrina.
Ela é básica para o Cristianismo.
A
Declaração típica do credo cristão histórico é:
Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em
três pessoas:
o Pai, o Filho e o Espírito Santo .
Os
judeus do tempo de Jesus davam muita ênfase à unidade de Deus, e esta ênfase
foi trazida para dentro da igreja cristã. Não muito tempo depois, estudiosos da Bíblia notaram que a Unidade
ensinada no Judaísmo não era tão evidente assim como se entendia na época.
Analisando as afirmações de Cristo e as revelações do apóstolo Paulo chegou-se
a conclusão de uma Triunidade, também chamada de Trindade .
Tertuliano
(ca. 160 - ca. 220 d.C.) foi o teólogo responsável pelo desenvolvimento do
termo Trindade, ele criou a palavra “Trindade” (no latim, Trinitas), esse termo
desde a sua época tornou-se característico da teologia cristã. Muitos teólogos
do cristianismo nascente enfrentaram dificuldades para formular correta
compreensão desta doutrina. Ela é aparentemente paradoxal, pois ensina que
existe um só Deus e ao mesmo tempo este Deus são três pessoas distintas. Jesus
é uma pessoa, Deus Pai é outra e o Espírito Santo é outra. Eles estão Unidos em
amor. Todos os três compartilham dos mesmos atributos (por isso são iguais em
essência), são Onipresentes, oniscientes e onipotentes, não sendo, por isso,
nenhum inferior ao outro.
Conta-se que São Patrício, missionário pioneiro na região da atual Irlanda, usou esta folha para explicar sobre a Santíssima Trindade aos povos celtas pagãos, mostrando que existe somente 1 Deus em 3 manifestações.
Conta-se que São Patrício, missionário pioneiro na região da atual Irlanda, usou esta folha para explicar sobre a Santíssima Trindade aos povos celtas pagãos, mostrando que existe somente 1 Deus em 3 manifestações.
Sabemos
que é, de fato, impossível explicar eficiente e coerentemente a Trindade Divina
em toda a sua complexidade. Mesmo assim, é fundamental que tenhamos bem claro,
em mente, ao menos a distinção entre Trindade Econômica e Trindade
Imanente. Esta diferenciação é necessária.
Trindade
Imanente ou Ontológica
Também
chamada de Ontológica, refere-se a vida e obra de
Deus, do ponto de vista de Deus em si mesmo, ou seja, trata-se do caráter
transcendente e incognoscível da divindade. Como esta realidade supera toda
nossa capacidade de compreensão, Deus não pode revelar-se completamente, esta revelação é restrita, acontece dentro do Ser divino, na eternidade, à
parte de qualquer contato com algo externo, é eterna e imutável, pessoal e
essencial.
Enquanto alguém pode tentar fornecer provas da existência de Deus, essas provas explícitas, em última instância, referem-se a inevitável orientação que constituem o Mistério. Não dá para provar Deus com nossa lógica ou com nossa Ciência, Ele é superior á isso tudo.
Deus é muito maior do que nossa pequena mente humana é capaz de compreender.
Enquanto alguém pode tentar fornecer provas da existência de Deus, essas provas explícitas, em última instância, referem-se a inevitável orientação que constituem o Mistério. Não dá para provar Deus com nossa lógica ou com nossa Ciência, Ele é superior á isso tudo.
Deus é muito maior do que nossa pequena mente humana é capaz de compreender.
O termo
Trindade Ontológica designa a natureza elementar da Trindade. Uma doutrina que
não pode ser explicada mas é recebida pela fé.
Trindade
Econômica
Aquilo que O Senhor faz no processo de salvação (economia), corresponde ao
termo “Trindade Econômica”. Isto se refere à intervenção da Trindade no
processo de Salvação do ser humano. É a Trindade tal como se manifesta no
mundo, especialmente na redenção do pecador.Existem três obras que são atribuídas à Trindade, a saber, a Criação, a Redenção e a Santificação. São obras que dizem respeito à Trindade. Encontramos nas Escrituras que o plano da redenção com a forma de um pacto, não só entre Deus e o Seu povo, como também entre as várias Pessoas dentro da Trindade, de maneira que há, por assim dizer, uma divisão de tarefas, cada Pessoa tomando, voluntariamente, determinada fase da obra.
Podemos
resumir da seguinte forma.
Trindade Imanente é
como Deus é, sua essência Eterna, Infinita, Onipotente, Onisciente e Trino. É
Deus em relação consigo mesmo.
ENQUANTO
Trindade Econômica é
como Deus age e se revela para o ser humano. Ele não deixa de ser Eterno,
Infinito, Onipotente, Onisciente e Trino, porém não com toda força destas
evidências, mas de maneira sensível à compreensão humana (menos intensa) para administrar
salvação.
Ao Pai
é atribuída a Criação. Ao Filho a Redenção e ao Espírito Santo a Regeneração e
Santificação.
Desta
forma, O Pai tem autoridade sobre o Filho, e o Espírito Santo é enviado (e por
isso submisso) por Deus Pai. A Divindade se manifesta de maneira compreensível
ao homem.
Comentários
Jesus explicitou a forma imanente da Trindade ao dizer " eu e o Pai somos um".
Sobre o Espírito Santo podemos argumentar que faz parte da divindade pois:
Como uma pessoa o Espírito Santo possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe (I Coríntios 2:10). O Espírito Santo pode se entristecer (Efésios 4:30). O Espírito intercede por nós (Romanos 8:26-27). O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade (I Coríntios 12:7-11). O Espírito Santo é Deus, a terceira “Pessoa” da Trindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria (João 14:16,26; 15:26).
Jesus, o Pai e o Espírito Santo são apenas 1 Deus.
Alguns exemplos de personificação literária:
Jó 7:13
"Meu divã me consolará.” – Jó 7:13.
“As próprias colunas do céu . . . estão pasmadas.” – Jó 26:11.
“Durante as noites me corrigiram os meus rins.” – Sal. 16:7.
“Levantai as vossas cabeças, ó portões.” – Sal. 24:7.
“Que a minha glória entoe melodias.” – Sal. 30:12.
“Que jubilem os ossos que quebrantaste”. – Sal. 51:8.
“As próprias baixadas . . . bradam em triunfo, sim, cantam.” – Sal. 65:13.
“Rejubile a campina”. – Sal. 96:12.
“O próprio sol sabe muito bem onde se põe.” – Sal. 104:19.
“O próprio mar viu e pôs-se em fuga.” – Sal. 114:3.
“Ele faz prantear a escarpa e a muralha.” – Lam. 2:8.
Portanto não há prova nenhuma de personalidade do espírito santo em seu texto. Há ainda alguns textos de difícil entendimento, torcidos por crentes do dogma católico romano na tentativa de provar a doutrina, mas a bíblia é enfática em não ensinar uma terceira pessoa de uma trindade misteriosa.
Neste livros é comum o uso de figuras de linguagem típicas como aliterações, sinédoques, sinestesias e metonímias, como as que citastes.
Os livros que tratam das características pessoais do Espírito Santo não são poéticos, pelo contrário, são livros doutrinários.Efésios,Romanos, Coríntios, João.
Se formos realizar um exegese destes textos que citei precisamos entender melhor os textos originais.Precisamos compreender pormenorizadamente seu sentido (alegórico ou literal) e seu significado.
Vou estudar mais estes textos para que possamos chegar a um acordo razoável sobre esta importante doutrina.
"E disse Deus: Que fizeste? A VOZ do sangue do teu irmão CLAMA a mim desde a terra."
Gênesis 4:10
"Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés..."
Romanos 5:14
"Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna,"
Romanos 5:21
"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;"
Romanos 6:12
“E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos…”
Lucas 12:19
“O espírito, na verdade, está pronto…”
Mateus 26:41
“...Tito, porque o seu espírito tem sido recreado...”
2 Coríntios 7:13
E há mais centenas de exemplos. Portanto, personificação literária existe por toda a bíblia.
Pra piorar em 1 joão 5:6-8 o espírito santo é alistado junto com dois elementos, a água e o sangue! Mais uma forte evidência de que não existe 3ª pessoa.
Abraço
14,16.26) ao mundo a fim de nos introduzir na comunhão que eles
vivem e são em si mesmos.
Não adianta discutir, porque cada um descobre lendo a Biblía, não com entendimento humano, mas com o o entendimento que o Espirto de Deus nos capacita...
É como discutir ao vento... coisas que o ser humano não entende se não aceita, e não quer...
POis até mesmo o apóstolo Paulo, fariseo legalista,super devoto as leis de Moisés, não assumia que Jesus Cristo era o Salvador,até encontrar cara a cara com Ele ...e até hoje os judeus continuam não crendo em Jesus Cristo...