Pular para o conteúdo principal

Cristo morreu por todos? E por quem não crer também?


                                           

Cristo veio e morreu para salvar eficazmente homens ou apenas para fazer a salvação possível? Então, era teoricamente possível que Cristo poderia morrer por pecados e ninguém ser salvo?


Resposta:
Cristo morreu para tornar a salvação possível para todos os homens ( João 3.16).

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Isso inclui todos os que, ouvindo, creem e recebem  a mensagem do evangelho.
Apesar disto não são todos os homens que serão salvos, desta forma a salvação é eficaz somente para os eleitos, que foram salvos mediante a graça de Deus. Em João 1.12 lemos:

Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome;

A Salvação pode ser :

Salvação possível 
Abrange toda a raça humana e  garante que todo que receber a Cristo como salvador poderá ser salvo.  A salvação então é uma possibilidade real. Quando pregamos para alguma pessoa, não sabemos se é um eleito ou não , para nós a salvação é possível para ele, embora que se ele não crer ela não será eficaz.

Salvação eficaz
Trata-se da salvação que alcança o perdido , vencendo-lhe a resistência natural e convertendo sua natureza corrompida. É obra exclusiva do Espírito Santo e aplica a obra expiatória de Cristo na vida do pecador.  Ocorre quando o eleito se converte.


Então poderia ser o caso de nenhum ser humano fosse salvo?

Também era impossível  que  ninguém fosse salvo, que ninguém cresse, pois a graça divina opera enigmaticamente no coração do pecador através do Espírito Santo para que este creia, se arrependa e aceite Cristo com salvador. 

O plano divino de salvação já incluía soberanamente os que creriam na mensagem da cruz para salvação.


Comentários

Anônimo disse…
Olá seu blog é excelente assunto interessante ,Uma tarde de paz na presença de Jesus..
Unknown disse…
Esta pergunta é muito difícil, mas o seu ponto de vista foi muito claro e objetivo Vitor!
Jesus veio ao mundo para tornar a salvação possível, mas para isso devemos crer e andar segundo a sua palavra!

Deus abençoe! Vanessa. http://incondicionalamordeus.blogspot.com.br

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores