Pular para o conteúdo principal

Bondade e Justiça. Salmo 119.75

 Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste. Salmo 119.75


Uma pergunta interessante que gostaria de fazer, reflita sobre ela. Por que os homens geralmente administram pessimamente tanto a justiça quanto a  misericórdia? Por que não conseguem agir com justa severidade para com alguns que merecem , nem sabem agir com bondade perdoando o castigo de outros?
Isso  ocorre pois eles não sabem nem o padrão de justiça nem o padrão de bondade. Não sabem ser bons nem ser justos.
Não há realmente um parâmetro de bondade nem de justiça fora da Palavra de Deus. E sabemos que nossa sociedade quer cada vez mais se desvincular dos padrões estabelecidos na Bíblia Sagrada.

Sobre o padrão de  justiça.
Olhando os justos juízos de Deus podemos avaliar corretamente o padrão de justiça que nós mesmos possuímos e podemos avaliar nossas atitudes e ações. Mas se não tivermos este referencial nos apoiaremos apenas em nossas opiniões e achismos. Filósofos e pensadores da atualidade se debatem para achar um padrão ético que seja universalmente aceito e que possa se aplicar a todas as culturas, etnias e contextos. 
Por exemplo: o que é certo para um chinês muitas vezes não é justo nem aceitável para um boliviano, o que é correto para um mexicano pode não fazer sentido para um árabe. Como pois conciliar as diferentes concepções de justiça sem uma Lei Maior que possa ser o árbitro em nossas diferenças?
Para o cristão mexicano e para o cristão chinês , o boliviano, o chileno e para qualquer outro cristão o padrão de justiça é a Lei que emana da Palavra de Deus. Nada pode se alterar ao que que o Senhor já determinou como correto e justo, esse é nosso referencial maior.

Sobre o padrão de  bondade.
A bondade , é quando podendo agir contra alguém , seja para punir ou exigir restituição , não o fazemos , para  beneficio da própria pessoa ofensora. Parece simples, e fácil ser bom, mas não é.
Muitas vezes  aliviar um sofrimento , ou deixar de exigir um direito não é a melhor forma de ajudar e ser bondoso com alguém. Um pai que castiga o filho que insiste em desobedecer está sendo bondoso para ele dando-lhe o castigo. Um chefe que desconta no salário as faltas de um empregado relapso está sendo bom com ele, ensinando-o como deve ser responsável. Nem sempre ser bom é deixar de punir, ou de castigar.
Saber quando devemos agir com tolerância e quando devemos agir com firmeza é algo muito difícil de aprender, na verdade, conseguir ser plenamente bom e plenamente justo é algo que só nosso Deus consegue. O salmista identificou isso quando , depois de ter passado pela prova e pelo sofrimento ele encontrou a paz entendendo que tudo o que o Senhor o fez passar teve sempre a bondade e a fidelidade de Deus como parâmetro.
Nas maiores dores, nas maiores aflições, O Senhor permaneceu sendo justo , mas não somente justo , mas bondoso e fiel.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…

“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Oseias 13.5.)

O povo de Israel estava sofrendo sobremaneira na terra do Egito e isto já durava 400 anos. Deus  então ouviu o clamor de Israel quando o povo estava na escravidão . Moisés foi usado para libertar o povo. Israel então saiu, livre, para o deserto. Foi ao sair do Egito que eles viram o poder de Deus manifestado. Jamais um povo viu tantas manifestações grandiosas do poder do Altíssimo como Israel na Terra de Faraó. Por dez vezes o povo que os escravizara fora castigado por Deus  de maneira sobrenatural, e Israel viu tudo isso e ficou ileso. Castigos como água transformada em sangue,  plantações destruídas, primogênitos mortos. Mas Israel esteve protegido e não sofreu estas assolações. Mas não foi lá que eles  aprenderam quem era Deus. Foi  na terra seca e inabitável do deserto do Neguev, onde não havia água nem comida e o sol era ardente, que a nação escolhida conheceu ao Senhor. Hoje também, Jesus nos resgatou da maldição do pecado e nos colocou no caminho da vida eterna. Estamos livres e se…

Filipe o Evangelista - Vivendo na Dinâmica do Espírito

Filipe Diácono e Evangelista Filipe foi um evangelista, foi  um dos primeiros seguidores de Jesus e  um dos Setenta Discípulos (Lucas 10) . Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria” , escolhidos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6:1-6).  Filipe foi a Samaria; proclamou ali o evangelho, realizou milagres,  e como resultado muitos aceitaram a mensagem e foram batizados ( veja Atos 8.4-13). Logo depois batizou um eunuco da Etiópia e foi "arrebatado" até Asdode, de onde seguiu pregando até Cesareia. Anos mais tarde, morou em Cesareia, onde pregava com suas quatro filhas. Por volta do ano 56d.C. foi visitado por Paulo e Lucas que ficaram por um tempo em sua casa.  A tradição diz que ele residiu em Trales se tornando bispo da Igreja local.  Vamos a o relato mais significativo da vida de Filipe. A história de Filipe e o Etíope.

Atos 8.26-40
26 -  Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Lev…