Pular para o conteúdo principal

Preceitos de liberdade - Salmos 119:45

E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.
Salmos 119:45
  


Uma cela escura, perturbadora e fria, não há nada para olhar a não ser as paredes sujas da prisão. Neste cenário desalentador não há esperança, estamos acorrentados ao um peso gigantesco, mal conseguimos nos mover.  Rastejamos pela cela arrastando quele peso morto. Sofrimento,  angústia,  desespero de uma alma assim, aprisionada. Ali esperávamos apenas sair para enfrentar a pena capital, a condenação à morte.
Mas Deus mandou seu filho ir até a cela e nos  tirar dali,  também retirou o peso do pecado que havia sobre nós e nos prendia  e nos fez livres.  Agora temos liberdade.
A Bíblia nos ensina que  ser livre  é  totalmente contrário ao conceito humano de liberdade. Segundo a Palavra de Deus, só somos livres quando obedecemos aos divinos preceitos. No mundo ser livre é não ter que obedecer. Para eles, desobedecer é ser livre. O problema disso é que eles  não entendem que não obedecendo a Cristo estão escravos da carne e do mal .
É fácil concluir que o homem natural não é livre, ele sempre será um escravo, um escravo do pecado , um escravo das paixões. Por mais que ele procure fazer algumas coisas para compensar sua maldade o fato é que ele nunca conseguirá agir livremente, como ele deseja. Ele sempre será escravo, dos pensamentos, das emoções, dos desejos. O homem nem mesmo consegue se libertar de seus pensamentos, sendo que constantemente se vê enganado e iludido por eles. Todos nascem escravos , nascem pecadores,  Jesus mesmo  diz:

Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.(João 8.34)

 Então os homens andam assim, no mundo, longe de Deus, oferecendo sua mente e seus corpos para uso exclusivo do pecado. São escravos , recebem apenas o salário de maldição e morte e  estão apenas aguardando a pena capital.
 Mas eles ainda podem ser livres, se forem libertos por JEsus.
 O problema maior está entre aqueles que, uma vez já  tendo recebido a liberdade de Cristo, depois de verem sua glória, saírem da cela  escura e imunda em que estavam enclausurados, mas por algum motivo, desejaram voltar às antigas práticas. Estes, depois de experimentarem o maravilhoso gosto da liberdade, voluntariamente se submeteram novamente ao jugo do pecado , abandonam os divinos preceitos e os caminhos do Senhor para fazer a vontade da carne e do pecado. Isso realmente é horrível, coisa totalmente absurda, lastimável. Há muitos que estão deixando Jesus para serem escravos.
Observem o que Paulo diz :

 "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5.1)

Buscar a obediência é único meio de continuarmos livres, longe do pecado. O cristão liberto age como o salmista, que  se afasta das concupiscências da carne para se entregar devotada e alegremente aos divinos mandamentos  e assim se manter longe da escravidão maldita e da condenação eterna.






Comentários

Postar um comentário

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações