Pular para o conteúdo principal

Filtro dos olhos - Salmo 119.37

Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. Salmo 119.37 


A maior parte dos dados sensoriais, das informações que chegam à nossa mente procedem da nossa visão. Sonhos, imagens mentais são formados a partir da memória do que observamos durante nossa vida. Mesmo aos que perdem a visão , as memórias das imagens já observadas são de extrema importância para sua imaginação e seus sonhos.
Não é a toa que nossos olhos são um canal aberto, que descem diretamente   para dentro do nosso coração. O que permanece muito tempo em nossos olhos irá permanecer por muito tempo em nosso coração, aquilo que desviamos rapidamente dos nossos olhos sairá rapidamente do nosso coração.
Saibamos que este canal  fatalmente permitirá  que impurezas  de todos os tipos invadam  nosso coração. Por isso são precisos filtros, para que estas sujeiras sejam retidas e filtradas. Filtros bons, limpos,  puros , filtros do Espírito Santo.

Olhos sem filtros revelam corações sujos

A  oração  do salmista faz todo sentido , na medida em que se importa em focar sua visão para aquilo que realmente importa e desviar daquilo que é supérfluo ou prejudicial.
Só nosso Deus pode nos dar filtros adequados para purificar nossa alma.  Somos corruptos por natureza, e é natural que seres corruptos sejam atraídos pelo que não é puro, nem santo , nem justo.
Eva foi tentada primeiramente pelos olhos , quando, ao perceber a beleza do fruto, e que ele parecia bom para o consumo, apetecível, ela desprezou as ordens do Senhor , tomou o fruto proibido e o comeu. Talvez se ela não houvesse fixado o olhar no fruto não o tivesse desejado, se tivesse desviado os olhos para evitar ser tentada pelo mal.
Mas ela cedeu. Adão cedeu, todos nós até hoje cedemos. Nosso olhar se fixa em uma mulher bonita, um homem atraente, uma roupa de marca , um carro do ano, e em várias outras coisas que , não sendo más em si mesmas, se tornam laços pelo olhar insistente e o desejo que nasce deste olhar.
Uma dívida pode nascer do olhar.
Um adultério pode nascer do olhar.
Um roubo pode nascer do olhar.
A inveja pode nascer do olhar.
Todas estes pecados, e muitos outros,  podem , e geralmente nascem, do olhar. Não um simples olhar, mas um olhar sem filtro, insistente, que se torna em pecado no coração.
Há muita  vaidade das coisas do mundo, há muita frivolidade. É indispensável que olhemos para elas, pois vivemos no mundo, nele compramos, comemos, trabalhamos e nele existimos, mas é necessário não fixar nosso olhar aqui, nas vaidades, mas fixar os olhos na verdadeira vida, nas coisas excelentes, na sabedoria divina. Quando nos fixamos nas vaidades é quase certo que iremos pecar, que iremos buscar aquilo que estamos a olhar. Há coisas boas para fixar o olhar, coisas que Deus criou e que ele nos deu, para apreciarmos e glorificar a Deus por sua existência. Há coisas que um crente feliz e fiel pode reter firmemente a vista. Nossas esposas, nossos amigos, nossos familiares, pai, mãe, irmãos e filhos. Nossa Igreja, as necessidades de nossos semelhantes. Um bom filtro não impedirá que nós olhemos para isso com amor e com insistência. Este olhar precederá uma ação boa nestas direções. Porém a Palavra de Deus é a melhor destas coisas. Fixar nossa visão nela é mirarmos a verdadeira vida!
A consciência sã de um salvo em Cristo saberá discernir prontamente se estamos pecando ao fixar-nos em alguma coisa. Alguém que já viu, pela fé, Cristo crucificado em seu favor sabe enxergar bem.
Tudo o que precisamos fazer é orar a Deus para que nos dê bons filtros, que nos façam desviar o olhar daquilo que prejudica nossa alma.
O Senhor nos ilumine os olhos, nos dê filtros puros, limpos! Somente com bons filtros nos olhos é que podemos ser vivificados pelo Senhor, podemos perceber a grandeza da divina revelação.

Vivifica-nos Senhor!









Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores