Pular para o conteúdo principal

Quebrantado, dependente e feliz. Salmo 119.20

A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo. Salmo 119.20



 O salmista visivelmente comovido  escreve  que   seu íntimo   está quebrantado e sua alma procura incessantemente os mandamentos de Deus para organizar e dar sentido a sua vida.

A  independência é   muito valorizada  hoje em dia. Empregados querem ser empreendedores, filhos querem sair da autoridade dos pais, casais querem ser independentes um do outro,  todos querem ser líderes, poucos querem ser liderados . Todos desejam independência , todos desejam ser pessoas autônomas, autossuficientes, não depender de ninguém , seguirem seus caminhos sem prestar contas a nenhuma autoridade. E se acham aptos a fazer isso muito bem.

Realmente, é interessante que todos se acham plenamente capazes disto, não vemos alguém  chegar ao ponto de reconhecer que é incapaz de tomar conta de si mesmo. Por mais desastrosa que seja sua vida, por mais que tenha cometido bobagens , tolices, erros,  ele sempre se entende como   a melhor pessoa para decidir os rumos da sua existência e concertar as falhas que tenha cometido. Talvez seja uma grande ilusão. Crises são sempre resultados de fracassos exteriores, ou de nossa falta de oportunidade. 

O lema das pessoas é: 
 Cada pessoa sabe o que é melhor para si, cada pessoa sabe o melhor modo de alcançar sua felicidade e plena realização.

O salmista pensava diferente. Por mais inteligente e prudente que   tenha sido , haja vista a capacidade  que ele demonstrou ao compor o salmo 119, ele não se achava suficientemente capaz de guiar a sua própria vida. Ele dependia de Deus. Não era um homem independente , mas era simplesmente um servo que cumpria ordens.  Hoje  , a sociedade diria que o salmista era um homem fraco, uma personalidade medíocre, que não se bastava, precisando encontrar apoio em alguma divindade. Regras para quê?

Quem dera houvesse mais pessoas "fracas" como este salmista, haveriam menos bandidos, corruptos, assassinos, mentirosos e egoístas. Haveria menos maldade  na nossa sociedade. Hoje as pessoas abominam regras. Abominam a noção de autoridade.E estão cada vez mais malignos.

A força humana sempre é má, idólatra e egoísta. É uma força que se acha autossuficiente, que busca em si mesmo o parâmetro de sua felicidade.
Pelo contrário, quando o homem se reconhece fraco, incapaz de prover os meios  para alcançar sua felicidade , ele procura   em outros lugares,   procura sabedoria em outros lugares,  procura força em outros lugares,   procura sentido para sua vida em outros lugares.
Ele só encontra tudo isso em Deus.Ele se torna dependente de Cristo.
Ele não sabe viver sem receber as instruções divinas.  Não confia em si mesmo,   seu discernimento e sabedoria. Ele espera quebrantado, pela orientação do Senhor. Servo de Deus é aquele que depende, em tudo de Deus.
Sei , por experiência própria, que sempre que manifestamos o sincero desejo de andar  plenamente de acordo com a vontade de Deus para nossa vida, recebemos dEle instruções para cada passo , cada decisão a ser tomada. Ele nos abençoa, nos dirige e nos leva a verdadeira felicidade.
O salmista estava dependente, feliz e quebrantado pelo desejo de obedecer. Queira Deus que nós também estejamos.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores