Pular para o conteúdo principal

Dispensações











 A palavra "dispensação", vem do latim "dispensatio", que por sua vez  deriva do termo grego “oikonimia” que   significa economia que é a “boa ordem na administração na despesa de uma casa”. E significa administração, economia ou mordomia. Isso nos leva a afirmar que em cada período bíblico Deus esta administrando os tempos e as diferentes revelações manifestadas ao homem. Para os dispensacionalistas as dispensações são 7.

As sete dispensações são:
1  Dispensação da Inocência
 Adão no Paraíso. Da criação do homem à sua queda (Gn 1:28, 3:24)
Julgamento: Expulso do Édem.

2  Dispensação da Consciência
 Caim e Abel 
Da expulsão do Édem ao Dilúvio (Gn 3:23, 6:7).
Julgamento: Dilúvio.

3  Dispensação do Governo Humano
 Começa em Gn 8.20 durando cerca de 427 anos. Desde o tempo do Dilúvio até a dispersão dos homens sobre a superfície da terra, finalizada com a chamada de Abraão; Gn 10.15; 11.10-19;12.1.

4  Dispensação Patriarcal
Teve início com a Aliança de Deus com Abraão, cerca de 1963 a.C., ou seja, 427 anos depois do dilúvio. Sua duração foi de 430 anos; Gl 3.17; Hb 11.9,13.  

5  Dispensação da Lei
Ela teve início em Ex 19.8, quando o povo de Israel proclamou dizendo que “tudo que o Senhor falou, faremos.” Sua extensão é de 1430 anos. Do Sinai ao Calvário; do Êxodo à cruz.

6  Dispensação da Graça
Esta dispensação começou com a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e terminará em plenitude com o arrebatamento da Igreja; porém, oficialmente falando, seus efeitos continuarão até Apocalipse 8.1-4.

7  Milênio (ou Dispensação do Reino)
Esta é a sétima e ultima Dispensação, é a que precede o novo céu e a nova terra. Neste período de 1000 anos Cristo porá Seus inimigos sob seus pés. Ef. 1.10, 21; I cor. 15.24-28; Ap. 20.1-6. Começa com a vinda de Cristo em glória. Terminará com o Juizo Final, ou Grande Trono Branco.

Durará 1.000 anos.

Comentários

  1. Graças a Deus qua vivemos no tempo da Graça...ainda é tempo de arrependimento, tempo de mudança de vida, tempo de Adorar ao Senhor, tempo de Salvação..
    http://barnabelas.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  2. Glorias a Deus que encontrei esse blog que esta a me servir de feramenta.Contunue assim amigo, nos dando feramentas de estudo. ok

    ResponderExcluir
  3. obrigado irmão fiz uma boa revisão Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Tem um erro na foto o certo é "perda" da nacionalidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Total de visualizações