Pular para o conteúdo principal

Halloween x Reforma Protestante.




Existem muitas coisas que são perfeitamente opostas, claro e escuro, preto e branco, bem e mal, luz e trevas. São elementos inconciliáveis, ideias notavelmente contrárias,  diametralmente opostos um  ao outro.  Algumas vezes, estas coisas nos são expostas juntas para que suas propriedades mais contraditórias  passem despercebidas. Assim, o elemento mais exposto ofusca o que recebe menos destaque.

No dia 31 de outubro muitas pessoas irão participar de festas de "Halloween", popularmente chamado de "Dia das Bruxas" no Brasil.  No mesmo 31 de outubro se comemora  uma das datas mais importantes para os evangélicos, a Reforma Protestante. Se hoje alguém pode dizer que é Evangélico e Protestante a sua história foi mudada em 31 de outubro de 1517 na “Reforma Protestante”. 

Desprezo
As bruxas tomaram o lugar dos reformados, a abóbora substitui a Bíblia e as travessuras os atos históricos de homens como Lutero, Calvino e Zuínglio e outros. O Halloween veio para abafar o fenômeno que foi a Reforma Protestante. É impressionante a habilidade de muitos em inverter os fatos. A verdade é que Halloween nada tem a ver com a Reforma, mas a data foi escolhida justamente para ofuscar o impacto do movimento reformador. Em alguns lugares esse objetivo foi alcançado.


Então, vamos esclarecer.  O que é Halloween?

Sua origem data de tempos antigos, quando os druidas (magos de origem celta) realizavam cerimônias de adoração ao "deus da morte" ou ao "senhor da morte" em 31 de outubro. Isso acontecia na cerimônia "Samhain" durante o festival de inverno, na qual eram oferecidos sacrifícios humanos.  Havia também o festival da colheita, onde se faziam grandes fogueiras para assustar os espíritos. Para que estes fossem embora, as pessoas saiam pelas ruas carregando velas acesas e nabos esculpidos com rostos humanos, vestidos de modo mais assustador possível.
Nos Estados Unidos o Halloween chegou no século 19. A abóbora é símbolo de imortalidade para os celtas e juntando-se ao preto que significa a morte em muitas culturas, fazem o par perfeito para o ritualismo. Notamos que essa festa, pintada como inocente, tem estreita ligação com práticas ocultistas. Nada a ver com a fé cristã.

Na década de 20 a antiga tradição virou brincadeira e hoje é uma das principais festas do país. Crianças saem fantasiadas pelas ruas batendo nas portas, dizendo “trick or treat”, literalmente travessuras ou gostosuras, para ganhar doces, tudo isto no dia das bruxas.”
A festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. As imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à prática da piedade cristã.


O que é Reforma Protestante?

 Em meados do ano 300 d.C., com o imperador Constantino (que se tornou cristão em 312 d.C.) a igreja  juntou-se ao Estado. Desde lá ela veio assimilando muitas práticas contrárias às ensinadas nas Sagradas Escrituras. Isso perdurou mais de mil anos.
Notamos que a expectativa do povo do século XVI era obter ter salvação e os líderes da igreja romana, começaram a negociar essa salvação – daí surgiram as  indulgências e as relíquias sagradas da igreja. Eram os clérigos romanos os que poderiam  conceder o divino perdão aos pecadores para que lhes fosse possível a entrada nos céus. Para obter este perdão eram  feitos todo tipo de exigências, especialmente na forma de doações em  dinheiro, as chamadas indulgências.
Foi nesse momento que apareceu na história da igreja um monge agostiniano, que lutou por mudanças na igreja, e que fique claro, seu desejo não era de cisão e sim de uma reforma.

 O Protesto
31 de outubro de 1517 – Martinho Lutero fixa as 95 teses na porta do castelo de Witemberg.
Com essa bandeira os reformadores conseguiram expressar o que acreditavam ser a vivência do evangelho verdadeiro.
Os reformadores passaram a ser chamados de protestantes pela sua reação inesperada e corajosa de protestarem em favor da ortodoxia bíblica e da liberdade religiosa na Alemanha.

Em 1521, o Edito de Worms proibiu que as obras de Lutero fossem ensinadas, mas o reformador já havia conquistado parte do povo e a liberdade religiosa com as verdades  bíblicas. Surgiram então as Igrejas Protestantes, os Luteranos, Anabatistas, menonitas , mais adiante os calvinistas entre outras.


Contradição absoluta
O que há em comum entre a Reforma Protestante e o Halloween?  Só a data. A data foi comercial e religiosamente interessante. Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires".  Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé.  A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.
Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório VI ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro).
Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
A data é comercialmente interessante pois o elemento místico foi adotado como uma festa especialmente atraente para as crianças, fazendo com que elas gastem bastante com fantasias, filmes e alimentos típicos nesta época do ano.   

Para a Igreja Romana o esquecimento, ou ofuscamento da comemoração protestante passou a ser mais importante que o combate ao paganismo, sendo que a festa foi sendo gradativamente combatida nas comunidades católicas romanas. Desde então o esquecimento é quase completo de uma das datas Magnas do Protestantismo.

A Contradição acentuada entre os dois eventos acentua o brilho da Reforma mas nossa sociedade não o pode suportar este brilho. Ela está inebriada pela “magia” e encantada pela mística sobrenatural do Halloween.  Nada é mais natural que uma sociedade vazia de valores comemore o Halloween, isso condiz com sua decadência . A grande tendência comercial deste evento tornou indispensável a comemoração desta festa pagã.

A Igreja não deve fazer parte deste tipo de festa, temos algo infinitamente superior para festejar: a Reforma que começou a 495 anos atrás, se estende até hoje e continuará até a vinda do Senhor Jesus Cristo. Devemos festejar o movimento reformador que separou a verdade do engano, a doutrina da heresia, nos tirou das trevas e nos trouxe  a luz da salvação pela fé.
A Igreja verdadeira peleja corajosamente pela verdade e não se conforma com a paganização da sociedade.
Seguindo o modelo confrontador do Mestre Jesus, aprendido por Paulo, Lutero, Calvino e outros que protestaram contra a inverdade de seu tempo seremos a legítima Igreja Protestante.  João Calvino criou o lema  “Post Tenebras Lux” – depois da escuridão, luz. Para ele, aquilo tinha o significado profundo de que depois da escuridão de tantos séculos da vida da igreja sem o Evangelho, veio rompendo a luz do Evangelho. E, então, o Evangelho espalhou-se por toda a Genebra, por toda a Europa, por todo o mundo, para o brilho e glória de Deus. (John Piper, Copyright 2012 Desiring God)

Que Cristo nos dê ousadia.

Comentários

Fhabi Anni disse…
Louvado seja o Senhor eternamente!

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores