Pular para o conteúdo principal

Incline-se para perseverar. Salmo 119.12

Inclinei o meu coração para cumprir   os teus decretos até o fim. Salmo 119.12

  


Em poucas palavras nós notamos a grandeza e da profundidade do pensamento do salmista.
O salmista aqui nos dá uma dica de como era seu comportamento, ele diz que era do tipo de homem que "se inclina".
Bom, que tipo de homem se inclina?
Primeiro vamos entender o que  quer dizer inclinar-se no texto:
O verbo "Inclinar" possui várias possibilidades de significados e  aqui é claro o sentido de: Curvar-se, abaixar-se: inclinar-se diante de alguém, ou de algo.
Aqui temos percebido algo marcante, preste a atenção, um pai se inclina para seu filho, por que o ama, uma mãe se inclina para seu bebê, um amigo se inclina para seu amigo . Impressionantemente, Deus se inclinou para a humanidade caída.
Deus se inclinou para nós e isso foi um ato de extraordinário amor da parte dEle. O Senhor Jesus nos deu o exemplo, descendo à categoria de servo, um servo sofredor para que nós pudéssemos o imitar. Jesus desceu, se abaixou, se esvaziou de sua glória para nos redimir do poder do pecado. Ele foi um exemplo de homem que se inclina. Se inclinou por amor, obediência e por humildade.
Agora sabemos que tipo de homem que se inclina.
Nós percebemos que o salmista inclina o seu coração para obedecer aos mandamentos de Deus, e isso significa que um coração que não se abaixa não pode  fielmente obedecer aos divinos mandamentos.
Um coração orgulhoso acha muito de si e pouco dos outros, um coração orgulhoso não enxerga os próprios defeitos, um coração prepotente acha que cumpre melhor a Lei do que seus irmãos e se vangloria por isso.
Olhamos um arrogante, um prepotente, cheio de auto confiança e cheio de vanglória. Ele está lá, sentado nos bancos e púlpitos das igrejas, ele pode ser você ou pode ser eu, qualquer um de nós pode ser o presunçoso. Basta deixarmos que o orgulho suba ao coração. Alguém assim não conseguirá se manter firme até o fim, pois o poder para  perseverar não vem do homem, vem de Deus. Se acharmos que conseguimos sozinhos, não conseguiremos.
Um coração sábio não sobe, pelo contrário, ele desce, ele se humilha e se compraz em servir, em ser o menor para que Cristo seja glorificado.
Um coração sábio conhece a iniquidade que habita em si e o quanto ele depende da graça de Deus para não cair. Ele sabe que precisa ter um coração inclinado ante à majestade divina e diante dos seus preceitos.

Para cumprir a vontade de Deus e perseverar até o fim incline seu coração e seja um servo. Se incline para perseverar até o fim.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores