Pular para o conteúdo principal

Ele é Bom e Faz o Bem. Salmos 119.68

Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos.
Salmos 119.68



É sabido que todas as pessoas bem intencionadas desejem naturalmente fazer o bem, porém desejar não é o mesmo que praticar.
Há muitas pessoas bem intencionadas e sinceras fazendo coisas erradas. Não basta, pois querer fazer o bem é necessário saber fazer o bem.
Há os que sabem fazer e não o fazem, estes são os maus. Há os que praticam o bem e o praticam por que assim desejam , estes são os bons. E por último, há os que querem fazer o bem, mas não sabem como, estes são os piores. E por que os últimos são piores? Eles não são ao menos bem intencionados?
O fato é que não basta ser bem intencionado, pessoas bem intencionadas, mas completamente ignorantes cometem falhas monumentais, causam danos gigantescos e ainda justificam suas mancadas em nome da suposta "boa intenção". Isso os livra de sentirem-se culpados diante de suas péssimas ações. No mundo cristão este tipo pessoa pode justificar quase qualquer pecado ou má atitude em nome da boa intenção.
Ok, mas alguém poderia objetar: "Mas tal pessoa não pratica coisas más, ela só deixa de fazer coisas boas”. Este argumento não justifica ninguém diante de Deus. A Bíblia chama este tipo pessoa como indolente, como negligente. A Bíblia condena a negligência como qualquer outro pecado, seja do coração ou por atitude. O Apóstolo Tiago fala em sua carta, no capítulo 4, versículo 17:
"Refleti sobre isto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado."

Mas não basta o querer, é preciso o praticar. O desejo de praticar o bem é essencial, mas não é suficiente. O que realmente muda as coisas é a prática, e não qualquer prática, mas a prática refletida, planejada e estudada. O dever do cristão é pautar suas boas práticas pelo padrão da Palavra, e isso ele só poderá fazer se tiver um coração voltado à aprendizagem humilde e aplicada a que devemos nos submeter por intermédio do Espírito Santo;

Todos nós temos sonhos, objetivos. Metas a cumprir os objetivos guiam nossos planos de decisões. Você desejar algo faz com que você molde seus planos, que ajudará em muitas decisões cruciais. Há homens maus, que agem motivados por "boas intenções". Isso não os torna bons, afinal suas ações são totalmente malignas pois seus corações acham que é bom o que na verdade é mau. Homens bons praticam coisas boas. Homens maus praticam obras más.
Deus é fonte de toda e qualquer bondade, para sermos bons só aprendendo como nosso Senhor , afinal , Ele é bom e Ele faz o bem.


O mundo não melhora só com boas intenções, é preciso ideias, planos , metas e disposição para enfrentar desafios. Os homens bons, os homens que tem Deus no coração, estão sempre aplicados a buscar do Altíssimo sua segurança e orientação de vida diariamente para poderem executar o bem, as coisas boas que eles precisam e querem realizar.

Comentários

Anônimo disse…
Amém, que lindo!

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores