Pular para o conteúdo principal

Cristo Pantocrator

O CRISTO PANTOCRATOR



O Cristo Pantocrator refere-se a uma forma de representação de Jesus. É uma palavra de origem grega que significa "Todo-Poderoso" ou "Onipotente". Encontra-se várias vezes no Novo Testamento em grego. Provém de pan (tudo ou todo) e krátos (alto, em cima e, daí, governo e poder). Quando percebemos esta pintura   logo atentamos para  o dogma cristológico das duas naturezas de Jesus, a  humana e a divina , unidas na única, A  Pessoa do Verbo.  
A Bíblia faz muitas referências ao Messias sofredor, cheio de dores, sendo perseguido e sendo martirizado, morrendo pelos pecadores na cruz do Calvário. A Igreja neotestamentária assimilou bem esta mensagem. Mas não isso não é tudo sobre Cristo , há mais para se falar sobre ele.
Outra perspectiva é a do Cristo como uma alma iluminada, instruída, que traz uma sabedoria diferenciada ao homem.
Isso fala de uma parte importante do ministério de Jesus, mas também não é tudo.
Ele também  é o Grande Imperador do Universo , O Rei do reis e Senhor dos Senhores. O Senhor que tudo rege ,  Cristo mantém através de seu poder  todas as coisas: tanto as da alma como as de natureza material, NELE  tudo permanece, NELE q  vivemos, NELE nos movemos e existimos. (Atos 17: 28-30 )
No Pantocrator o Cristo é representado como Soberano, sentado sobre um trono.  Cristo é Deus e como tal ele é o grande Senhor do Universo e tudo está sujeito e submisso à ele.
Esse é o Pantocrator, que detém em suas mãos o poder da vida, a chave do inferno e da morte, que possuí sobre sua autoridade todos os seres sejam os que existem na terra como os seres angelicais que vivem nos céus, também domina sobre o inferno e nada escapa de seu maravilhoso e irremovível domínio.O Cristo Pantocrator é o máximo dominador sobre as nações ,  é o grande artífice da natureza, que não somente a planejou a criou mas também desde a criação ele a mantém e a preserva para sua glória.

“Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos”. Salmo 135:6. “Mas nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou”. Salmo 115:3. 

Saber que nosso Jesus é o Pantocrator é saber que nada está longe do seu alcance, que os seres de todo Universo e o próprio Universo está sendo regido e controlado da maneira que LHE agrada.
Como seria terrível se este Pantocrator fosse mal, fosse irascível e sem compaixão, certamente estaríamos destruídos.
Se ele fosse uma das divindades inventadas pelo homem, que são instáveis e inseguras, podendo se irar a qualquer momento e por qualquer motivo. Que terrível seria!!
 O mais importante de tudo é saber que sua igreja esta reconfortada neste grandioso poder, a Igreja sabe que seu mestre é maravilhoso e amoroso.
Ele trabalha em favor dos que o amam, ele batalha por seus eleitos, ele morreu na cruz para salvar um povo para si. 
Como é maravilhoso para nós sabermos que fazemos parte do povo escolhido pelo Regente Geral do Universo, o Imperador indestrutível da História, o Senhor de todos os seres sejam os físicos como os espirituais. E mais interessante ainda, sabermos que esse grande e poderoso Regente nos ama com amor Sacrificial.

Somos povo do Cristo Pantocrator.

Comentários

Total de visualizações