Pular para o conteúdo principal

A amizade e a depressão. Salmos 119.50

 Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou. Salmos 119.50
  

Preciso de   ajuda!  Agora ! Rápido! A vida de um homem está por um triz , vamos lá!
Quando chegam ao local ali observam o homem que está prestes a pular da ponte, sua vida já não faz sentido, ele deu ouvido a palavras de morte, de pessoas que diziam que a vida não vale nada , tudo é vazio, não havia mais esperança para ele. Ele está depressivo no último estágio e vai se atirar daquela alta e terrível ponte. 
Quem o poderá impedir?

A Ponte “Golden Gate”   localizada na Califórnia, EUA, é o local de suicídio mais popular do mundo.
Em média, as pessoas pulam da ponte uma vez a cada duas semanas. Mas a ponte não é o único lugar de suicídios no mundo, segundo site Nações Unidas ,  no mundo há um suicídio a cada 40 segundos: morrem mais pessoas por esta causa que por conflitos bélicos.

É sabido que aqueles que sofrem de depressão  experimentam sentimentos intensos de tristeza, raiva,  desanimo, ansiedade mórbida , crises crônicas de humor e  uma severa apatia . Tudo isso pode ser experimentado junto confundindo a pessoa.
Há muitas coisas que fazem o homem chegar a este ponto em sua vida. Motivos financeiros, um relacionamento frustrado, humilhações, desprezos, uma doença terminal, uma tragédia na família entre outros tanto motivos.  , como a perda de um emprego,  divórcio , a baixa auto-estima , falta de amigos e também por fatores ligados ao estresse cotidiano. A depressão também pode ser ocasionada por motivos clínicos como deficiência em algum nutriente, problemas hormonais, distúrbios nos processos cerebrais entre outros. Nos casos clínicos só um exame pelo psiquiatra pode tratar do problema, muitas vezes com uso de medicação controlada, alimentação balanceada, exercícios .
Porém percebe-se que o principal causador da depressão é problema emocional e espiritual.  Neste caso , o centro de tudo isso  é apenas um: Desesperança.  Os motivos variam , mas o cerne sempre é o mesmo. Falta esperança , de fé e de confiança em Deus. Isso gera uma doença terrível, a depressão , que já tratamos de maneira rápida em outros posts.

Onde estarão os amigos verdadeiros das pessoas que passam por depressão? Será que sabem o que é depressão? Será que saberão como ajudar quem está passando?
Vamos ver mais algo sobre ela:

E essa doença é muito perigosa, é notório que os que se encontram em grau severo de depressão são fortes candidatos a tentarem suicídio. 
 Há muito que passam pela depressão, são também muitos que a superam com a graça de Deus. Sim ela é superável, ela não é garantia certa de derrota, sofrimento eterno. Não Deus nos deu recursos muito bons e um dos melhores é a amizade. Dificilmente quem tem bons amigos, mesmo que poucos,m as bons amigos em que possa confiar esse é mais feliz e realizado e tem problemas sérios com o temido suicídio que é o estágio final da depressão.

Quem de nós está disposto a socorrer os potenciais suicidas? Quem de nós está disposto a identificar os sinais que eles dão antes de tentarem dar cabo em suas vidas?
Sim a depressão é o mais poderoso gatilho para o suicídio. Existem pessoas prestes a se suicidar por causa desta doença . Estas pessoas estão oprimidas e massacradas e neste caso o momento é de falar, de testemunhar o que Deus fez em sua vida.
Nós que já sofremos, que já enfrentamos o desprezo , a dor e até alguns de nós, salvos que já passamos por depressão

Na minha aflição o Senhor me vivificou!!

"Preciso de   ajuda! Agora ! Rápido! A vida de um homem está por um triz vamos lá. "
Ei ! Eu falo com você que já conhece a Jesus! Perceba as vidas podem depender de seu testemunho!
As pessoas deprimidas sentem-se sozinhas é preciso que pessoas mentalmente saudáveis e cheias de Deus se aproximem delas para resgatá-las desta terrível situação.
Veja, o senhor deu vida ao salmista, e se deu vida é por que ele já não a tinha. O salmista estava morto, espiritual e emocionalmente, o coração ainda batia, mas não demoraria muito para este também cessar de bater.  Um depressivo está morto. Ele está apático, sem vida, sem motivação , sem vigor. Ele precisa ser ressuscitado.
Meu post não é para quem está atravessando esta fase terrível, estes dificilmente irão tocar neste post.
Eu falo para quem conhece alguém nesta situação, ou alguém que já passou por isso e corre o risco de passar de novo.
Nós precisamos nos mobilizar urgentemente contra essa terrível situação.
mas como ajudar?
Conversando com pessoas que estão doentes, dando-lhes atenção, contando para elas outros casos de superação desta terrível enfermidade. Na Bíblia temos vários casos de depressão. Davi passou por isso quando perdeu seu primeiro filho de Bate-Seba,  Elias pediu para si a morte quando se viu perseguido por Jezabel e Salomão descreveu seus terríveis momentos de pessimismo e falta de motivação para viver e que ele descreve em parte de Eclesiastes.
Aqui neste salmo temo o remédio para esta doença da alma e das emoções.Deus tem a última palavra para a depressão, e é preciso que os amigos do doente saibam disto.

O salmista nos dá seu testemunho, ele esteve aflito, sua alma estava passando por profunda opressão, mas neste momento a Palavra, isso a Palavra do Altíssimo lhe deu vida.
As pessoas precisam entender que há um amor profundo e maravilhoso que elas precisam conhecer, uma amor que nos faz plenos
Sempre a Palavra de Deus tem resposta para os anseios mais profundos do nosso coração.

Nós que já experimentamos essa bendita Palavra nos redimindo e restaurando precisamos estender a mão aos moribundos desta vida e não deixar que suas vidas se esvaiam num súbito de desespero e aflição.
Deus é nosso amigo , mas ele usa pessoas para nos falar ao coração. As pessoas de Deus devem ser nossas melhores amigas, pois elas tem de onde buscar ajuda quando precisamos de força.
A Palavra de Deus anima, cura, restaura as forças e dá ânimo para viver. É como o salmista diz: A Palavra vivifica!

A última palavra contra a aflição, contra a depressão vem de Deus, e os amigos devem comunicar isso ao doente.A depressão se combate com amizade, com amor, empatia da parte da parte da família e dos amigos e especialmente a Igreja de Jesus orando, visitando e aconselhando estes tristes afetados pela depressão.  Seja você parte da ajuda na vida dos deprimidos estenda sua mão para evitar com que eles se atirem nas pontes. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…

“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Oseias 13.5.)

O povo de Israel estava sofrendo sobremaneira na terra do Egito e isto já durava 400 anos. Deus  então ouviu o clamor de Israel quando o povo estava na escravidão . Moisés foi usado para libertar o povo. Israel então saiu, livre, para o deserto. Foi ao sair do Egito que eles viram o poder de Deus manifestado. Jamais um povo viu tantas manifestações grandiosas do poder do Altíssimo como Israel na Terra de Faraó. Por dez vezes o povo que os escravizara fora castigado por Deus  de maneira sobrenatural, e Israel viu tudo isso e ficou ileso. Castigos como água transformada em sangue,  plantações destruídas, primogênitos mortos. Mas Israel esteve protegido e não sofreu estas assolações. Mas não foi lá que eles  aprenderam quem era Deus. Foi  na terra seca e inabitável do deserto do Neguev, onde não havia água nem comida e o sol era ardente, que a nação escolhida conheceu ao Senhor. Hoje também, Jesus nos resgatou da maldição do pecado e nos colocou no caminho da vida eterna. Estamos livres e se…

Filipe o Evangelista - Vivendo na Dinâmica do Espírito

Filipe Diácono e Evangelista Filipe foi um evangelista, foi  um dos primeiros seguidores de Jesus e  um dos Setenta Discípulos (Lucas 10) . Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria” , escolhidos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6:1-6).  Filipe foi a Samaria; proclamou ali o evangelho, realizou milagres,  e como resultado muitos aceitaram a mensagem e foram batizados ( veja Atos 8.4-13). Logo depois batizou um eunuco da Etiópia e foi "arrebatado" até Asdode, de onde seguiu pregando até Cesareia. Anos mais tarde, morou em Cesareia, onde pregava com suas quatro filhas. Por volta do ano 56d.C. foi visitado por Paulo e Lucas que ficaram por um tempo em sua casa.  A tradição diz que ele residiu em Trales se tornando bispo da Igreja local.  Vamos a o relato mais significativo da vida de Filipe. A história de Filipe e o Etíope.

Atos 8.26-40
26 -  Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Lev…