Pular para o conteúdo principal

Irresistible Grace - Graça Irresistível - TULIP 4


Graça Irresistível também chamada de vocação eficaz é uma doutrina que ensina que o poder convencedor do Espírito Santo de Deus é incomparavelmente superior a capacidade humana de resistir ao seu chamado. Acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles.Também conhecida como: "graça eficaz", esta doutrina ensina que a influência salvífica do Espírito Santo de Deus é irresistível, superando toda e qualquer resistência. Quando então, Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não tem como resistir à essa graça da vida eterna com o próprio Deus.

Há caricaturas do calvinismo que mostram como que Deus puxando , ou arrastando homem contra sua vontade ao Reino dos céus. Nada mais longe da verdade, pois quem o Senhor chama eficazmente jamais irá relutante, a contragosto, porque o próprio Deus lhes infunde amor para que  possam seguir na jornada resolutamente.

A graça irresistível não anula a responsabilidade humana, pois aprouve a Deus que ajamos em direção a uma nova vida com ele, renunciando a vida de impiedade e pecado. Porém a Graça capacita ao homem enxergar claramente sua condição deplorável de pecado e lhe dá  força para superar esta natureza corrupta.
O Espírito é quem opera em nós , sua vontade perfeita, nos proporcionando receber a salvação pela fé no sacrifício de Jesus.
Há muitos que se entendem como eleitos, chamados, mas não dão frutos como tal. Estes se enganam, se auto iludem pois a Palavra é fiel, e o Senhor não considera crente aquele que meramente pronuncia uma confissão verbal e no dia a dia nega esta tão sublime experiência que é conhecer ao Senhor.Mais uma vez, a graça irresistível não anula a responsabilidade humana.
Uma coisa é importante ressaltar: O ser humano resiste a Deus, sim até os eleitos resistem, mas a diferença é que os eleitos  somente  resistirão até o momento oportuno em que O Senhor irrompe com sua graça irresistível , regenera o homem, põe para fora o coração de pedra e lá coloca um novo, um de carne. Só quem resiste à graça, são homens que ainda estão com os corações   endurecidos pelo pecado, homens que ainda não receberam um novo coração de carne.

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”. Ezequiel 36.26-27:


De fatos, homens mortos em pecados. E mortos não entendem, não ouvem e não podem receber o evangelho da graça. A menos que Deus os transforme e os capacite, iluminando a pregação e convencendo sua mente.
Como as outras três anteriores está doutrina está lastreada na Bíblia Sagrada. Vamos a alguns versículos que servem de base :

Atos 16.14: "E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia."

I Coríntios 1.9 -  “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor”.

I Coríntios 1.24-26 - “Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados”.

Gálatas 1.15 - “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça”.

I Tessalonicenses 2.12 - “Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória”.

II Tessalonicenses 2.14 -  “Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.

II Timóteo 1.9 - “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”.

I Pedro 1.15 - “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.

I Pedro 2.9 -  “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

I Pedro 5. 10 -  “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”.

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores