Pular para o conteúdo principal

Irresistible Grace - Graça Irresistível - TULIP 4


Graça Irresistível também chamada de vocação eficaz é uma doutrina que ensina que o poder convencedor do Espírito Santo de Deus é incomparavelmente superior a capacidade humana de resistir ao seu chamado. Acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles.Também conhecida como: "graça eficaz", esta doutrina ensina que a influência salvífica do Espírito Santo de Deus é irresistível, superando toda e qualquer resistência. Quando então, Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não tem como resistir à essa graça da vida eterna com o próprio Deus.

Há caricaturas do calvinismo que mostram como que Deus puxando , ou arrastando homem contra sua vontade ao Reino dos céus. Nada mais longe da verdade, pois quem o Senhor chama eficazmente jamais irá relutante, a contragosto, porque o próprio Deus lhes infunde amor para que  possam seguir na jornada resolutamente.

A graça irresistível não anula a responsabilidade humana, pois aprouve a Deus que ajamos em direção a uma nova vida com ele, renunciando a vida de impiedade e pecado. Porém a Graça capacita ao homem enxergar claramente sua condição deplorável de pecado e lhe dá  força para superar esta natureza corrupta.
O Espírito é quem opera em nós , sua vontade perfeita, nos proporcionando receber a salvação pela fé no sacrifício de Jesus.
Há muitos que se entendem como eleitos, chamados, mas não dão frutos como tal. Estes se enganam, se auto iludem pois a Palavra é fiel, e o Senhor não considera crente aquele que meramente pronuncia uma confissão verbal e no dia a dia nega esta tão sublime experiência que é conhecer ao Senhor.Mais uma vez, a graça irresistível não anula a responsabilidade humana.
Uma coisa é importante ressaltar: O ser humano resiste a Deus, sim até os eleitos resistem, mas a diferença é que os eleitos  somente  resistirão até o momento oportuno em que O Senhor irrompe com sua graça irresistível , regenera o homem, põe para fora o coração de pedra e lá coloca um novo, um de carne. Só quem resiste à graça, são homens que ainda estão com os corações   endurecidos pelo pecado, homens que ainda não receberam um novo coração de carne.

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”. Ezequiel 36.26-27:


De fatos, homens mortos em pecados. E mortos não entendem, não ouvem e não podem receber o evangelho da graça. A menos que Deus os transforme e os capacite, iluminando a pregação e convencendo sua mente.
Como as outras três anteriores está doutrina está lastreada na Bíblia Sagrada. Vamos a alguns versículos que servem de base :

Atos 16.14: "E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia."

I Coríntios 1.9 -  “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor”.

I Coríntios 1.24-26 - “Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados”.

Gálatas 1.15 - “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça”.

I Tessalonicenses 2.12 - “Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória”.

II Tessalonicenses 2.14 -  “Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”.

II Timóteo 1.9 - “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”.

I Pedro 1.15 - “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.

I Pedro 2.9 -  “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

I Pedro 5. 10 -  “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…

“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Oseias 13.5.)

O povo de Israel estava sofrendo sobremaneira na terra do Egito e isto já durava 400 anos. Deus  então ouviu o clamor de Israel quando o povo estava na escravidão . Moisés foi usado para libertar o povo. Israel então saiu, livre, para o deserto. Foi ao sair do Egito que eles viram o poder de Deus manifestado. Jamais um povo viu tantas manifestações grandiosas do poder do Altíssimo como Israel na Terra de Faraó. Por dez vezes o povo que os escravizara fora castigado por Deus  de maneira sobrenatural, e Israel viu tudo isso e ficou ileso. Castigos como água transformada em sangue,  plantações destruídas, primogênitos mortos. Mas Israel esteve protegido e não sofreu estas assolações. Mas não foi lá que eles  aprenderam quem era Deus. Foi  na terra seca e inabitável do deserto do Neguev, onde não havia água nem comida e o sol era ardente, que a nação escolhida conheceu ao Senhor. Hoje também, Jesus nos resgatou da maldição do pecado e nos colocou no caminho da vida eterna. Estamos livres e se…

Filipe o Evangelista - Vivendo na Dinâmica do Espírito

Filipe Diácono e Evangelista Filipe foi um evangelista, foi  um dos primeiros seguidores de Jesus e  um dos Setenta Discípulos (Lucas 10) . Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria” , escolhidos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6:1-6).  Filipe foi a Samaria; proclamou ali o evangelho, realizou milagres,  e como resultado muitos aceitaram a mensagem e foram batizados ( veja Atos 8.4-13). Logo depois batizou um eunuco da Etiópia e foi "arrebatado" até Asdode, de onde seguiu pregando até Cesareia. Anos mais tarde, morou em Cesareia, onde pregava com suas quatro filhas. Por volta do ano 56d.C. foi visitado por Paulo e Lucas que ficaram por um tempo em sua casa.  A tradição diz que ele residiu em Trales se tornando bispo da Igreja local.  Vamos a o relato mais significativo da vida de Filipe. A história de Filipe e o Etíope.

Atos 8.26-40
26 -  Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Lev…