Pular para o conteúdo principal

Sem Sal. Salmo 119.17

Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.  Salmo 119.17



Que é uma vida sem sal? O que é ter sal?
   O cristão não  pode planejar sua vida sem levar em conta o que Deus deseja.  A vida , mesmo cheia de metas, planos e sonhos, fora do plano divino, torna-se uma vida sem sal. Perde-se a nobreza da vida.Precisamos nos ajustar ao querer do Senhor.
 O salmista entendeu corretamente que necessitava   que a bondade do Senhor estivesse sobre ele para que ele vivesse, sua vida dependia da graça divina. Este sentimento de dependência, de submissão ao Criador é o que nos garante sermos plenamente satisfeitos com o que Ele nos tem dado.
O  salmista era um homem temente e entendeu que esta vida não deveria ser pautada pelos desejos egoístas de seu coração, pelo contrário, ele deveria priorizar a vontade de Deus  para sua vida. Ele tinha compromisso com Deus. Deus não espera que sejamos perfeitos infalíveis, ele deseja que sejamos comprometidos.  E são raras as pessoas que percebemos realmente comprometidas com os princípios bíblicos. E são estes que fazem a diferença,  eles são o sal que tempera o mundo.

“Vós sois o sal da terra. Ora se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Para na da mais ser e, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.” (Mateus 5.13)

Existe uma geração acomodada, uma geração de crentes insossos, insípidos, que não fazem nenhuma diferença no mundo, sua vida é uma vida totalmente adaptada as circunstâncias. Uma vida insípida.
Furam fila, cruzam o sinal vermelho, compram DVD pirata, usam de "mentiras suaves", etc...
Isso é o que chamo, e olha que amenizo   para não ser muito rude, de crente adaptado. Ele é tão adaptado que não demonstra personalidade para mudar o que está errado. O crente adaptado vive para si mesmo e quanto menos conflito tiver com o modo de viver dos ímpios à sua volta melhor. O crente adaptado não tem temor divino nem firmeza.  Esse é o sal sem sabor, é uma luz que oscila fracamente ou brilha intermitentemente; tremeluzente, oscilante. É o cristão que tem medo de contrariar o mundo e viver como  Deus deseja.
É preciso viver, viver bem,  é preciso que Deus nos abençoe e nos abençoe com abundância, mas para que? Deve haver uma finalidade para tudo isso.
A finalidade é para que façamos a diferença no mundo e sejamos comprometidos com o Senhor. Sejamos o tempero que vem salgar o mundo.
Pergunte-se para si mesmo.  Para que desejo ser abençoado? Para que desejo que Deus me dê   uma vida longa e próspera ?


A benção do senhor é para sermos sal. Uma vida sem sal não agrada a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…

“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Oseias 13.5.)

O povo de Israel estava sofrendo sobremaneira na terra do Egito e isto já durava 400 anos. Deus  então ouviu o clamor de Israel quando o povo estava na escravidão . Moisés foi usado para libertar o povo. Israel então saiu, livre, para o deserto. Foi ao sair do Egito que eles viram o poder de Deus manifestado. Jamais um povo viu tantas manifestações grandiosas do poder do Altíssimo como Israel na Terra de Faraó. Por dez vezes o povo que os escravizara fora castigado por Deus  de maneira sobrenatural, e Israel viu tudo isso e ficou ileso. Castigos como água transformada em sangue,  plantações destruídas, primogênitos mortos. Mas Israel esteve protegido e não sofreu estas assolações. Mas não foi lá que eles  aprenderam quem era Deus. Foi  na terra seca e inabitável do deserto do Neguev, onde não havia água nem comida e o sol era ardente, que a nação escolhida conheceu ao Senhor. Hoje também, Jesus nos resgatou da maldição do pecado e nos colocou no caminho da vida eterna. Estamos livres e se…

Filipe o Evangelista - Vivendo na Dinâmica do Espírito

Filipe Diácono e Evangelista Filipe foi um evangelista, foi  um dos primeiros seguidores de Jesus e  um dos Setenta Discípulos (Lucas 10) . Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria” , escolhidos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6:1-6).  Filipe foi a Samaria; proclamou ali o evangelho, realizou milagres,  e como resultado muitos aceitaram a mensagem e foram batizados ( veja Atos 8.4-13). Logo depois batizou um eunuco da Etiópia e foi "arrebatado" até Asdode, de onde seguiu pregando até Cesareia. Anos mais tarde, morou em Cesareia, onde pregava com suas quatro filhas. Por volta do ano 56d.C. foi visitado por Paulo e Lucas que ficaram por um tempo em sua casa.  A tradição diz que ele residiu em Trales se tornando bispo da Igreja local.  Vamos a o relato mais significativo da vida de Filipe. A história de Filipe e o Etíope.

Atos 8.26-40
26 -  Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Lev…