Pular para o conteúdo principal

Meditação - Salmo 119.15

Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.  Salmo 119.15
  


Fui procurar o verbete "meditar" do original hebraico utilizado neste verso, achei a palavra Hagar  (o site no qual encontrei este significado é a  Enciclopédia Bíblica Online, recomendo) .  Hagar significa  refletir, raciocinar, ponderar,  pensar.
Vamos agora considerar o interessante funcionamento de nossa mente. Entenda,  ela não pode ficar vazia por nem um segundo, ela está sempre em constante movimento, corre de um pensamento para outro com muita velocidade. Claro que diminuir o fluxo de pensamentos é possível, mas encerrá-lo não, este fluir não cessa, nem mesmo à noite, saiba que enquanto dormimos o sonho é a forma deste fluxo prosseguir.  Meditar seria então  diminuir ao máximo essa torrente de pensamentos e então ponderar calmamente sobre algum assunto.
Para isso será necessário se despir de preconceitos, pois  meditar não é uma prática exclusiva de monges  católicos ou de adeptos de religiões orientais. Para o  cristão, meditar é orar  sozinho, com os olhos abertos e lendo a Bíblia,  é uma coisa simples ( pelo menos deveria ser).


Como Meditar
 E como devemos meditar? Naturalmente, se você está em uma praça barulhenta no centro da cidade você dificilmente conseguirá se concentrar. Refletir profundamente   nas Escrituras rodeado de todo tipo de outros estímulos, sonoros, visuais, olfativos, é bem complicado. É preciso estar quieto, em uma atitude de reverência.  Não esperamos que você consiga meditar por exemplo, comendo um sanduíche, vendo TV, ou escutando rádio, por exemplo. Alguns até podem conseguir ouvindo uma música de fundo suave, o que não funciona muito bem comigo.
É preciso abstrair. Abstrair é sair fora do todo, tirar do contexto e ficar à parte, retirado. É por isso que Jesus ia para o monte orar, ficando longe das multidões. Ali ele ficava isolado, somente  com a companhia do Pai. Não é possível meditar em grupo. Nem em dupla, somente a sós.
 Hoje abstrair seria, nestas circunstâncias, ficar alguns momentos alheio às agitações do mundo moderno. Em nosso caso, seria inviável em uma cidade moderna achar um monte para orar. Nas verdade o monte pode significar qualquer lugar retirado, seja um campo, uma fazenda, ou até mesmo um quarto em que possamos ficar a sós com Deus.  Se possível desligar celular, e todo e qualquer aparelho que nos faça sair de nosso momento de meditação.


No que meditar
 Refletir sobre as Escrituras faz com que cresçamos em devoção sincera e compreensão sobre os desígnios divinos. Refresca nossa mente com o vigor   que brota de uma mentalidade vivificada pelo Espírito através do Texto Sagrado.

Medite fazendo anotações, usando marcador de texto. Se você achar interessante, use um bom livro cristão  para acompanhar a leitura bíblica ( jamais abra mão da própria Bíblia). Faça esboços, anotações , rascunhos, faça cópias do texto , sublinhe, leitura em voz alta. Seja criativo, não siga somente uma receita, a meditação e o estudo são seus, e Deus quer falar com você de um modo que você entenda e que se sinta motivado.
O melhor assunto em que poderíamos fixar nosso pensamento é a Palavra de Deus. Meditar nela trará benefícios incontáveis para nossa alma. É é uma prática excelente, devemos meditar sempre que possível. 





Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores