Pular para o conteúdo principal

O Deus que me ensina.- Salmo 119.12

Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos. - Salmo 119.12




Entender  e saber aplicar são coisas diferentes. Quem aprende vai além do simples entendimento, ele sabe aplicar o conhecimento adquirido. Se eu pedir para alguém que recém saiu das aulas teóricas de medicina para operar um paciente, ele certamente se recusará, pois ainda precisa passar por estágios monitorados e muita observação prática, para poder dizer que realmente aprendeu a operar.
Da mesma forma, muita gente vai na escola, conhece o conteúdo, sabe o que é, até mesmo consegue decorar algumas regras e fórmulas, mas lhes falta capacidade de entender como elas se aplicam no dia a dia  e qual a sua importância  prática. 
A maioria de nós somos assim,  conhecemos mas não entendemos. É uma situação bem difícil. Por exemplo, nós decoramos  a Fórmula de Bháskara (Matemática), mas não temos a mínima ideia de onde aplicá-la e para que ela serve .

Infelizmente com o conhecimento bíblico pode ocorrer a mesma coisa. É pois essencial saber utilizar nosso conhecimento adquirido na leitura bíblica. Não basta simplesmente conhecê-la, é preciso entender para que ela serve, como e onde aplicá-la. Muitos de nós conhecemos a Bíblia, mas não são todos que sabemos empregá-la corretamente em suas vidas.
É preciso ajuda. Ajuda do Espírito Santo de Deus. É ele  quem pode nos ajudar na interpretação da Bíblia, sua intervenção é   através da unção que recebemos quando aceitamos Cristo como nosso Salvador  Recebemos sua unção para compreender a aplicação das Sagradas Escrituras em nossa vida.

Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós e não tendes necessidade de que alguém vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou’ 
(I Jo 2.27).

Nós possuímos a unção que nos ensina , através da Bíblia Sagrada, como caminhar, com proceder , durante a jornada desta vida. Devemos orar solicitando ajuda para aplicar a Palavra de Deus em nossas vidas e assim, usufruir de toda sabedoria de Deus reservada para nós, seu povo.
É o Espírito que nos dirige sobre como proceder , é ele quem nos guia, precisamos confiar nele, sempre. Ele é nossa luz e nossa direção.

Bendito seja Deus Pai, Filho e Espírito Santo , que nos ensina!


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores