Pular para o conteúdo principal

Abençoadas riquezas - Salmo 119.14

Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.  Salmo 119.14



O autor deste salmo, seja ele quem for, era um homem rico. A qualidade e a extensão desta riqueza não nos ficam claro, mas sabemos  que  uma  riqueza importante na sua vida era sua obediência e amor aos mandamentos divinos. Esta também pode ser considerada uma espécie de riqueza.

Mas existem outros tipos de riquezas. As que estamos mais acostumados a perceber como tal. Honra, fama, sucesso, poder, recursos materiais, dinheiro, ouro.  Estamos acostumados a perceber este tipo de riqueza como mundano,  algo que pode trazer prejuízos espirituais. O cristão rico muitas vezes é visto com maus olhos pelos  outros crentes. É como se fosse pecado ser rico. Mas não é, isso é um equívoco. De fato, a fortuna, poder e fama não são más. Tudo isso pode ser alcançado pelo cristão  e deve ser motivo de  dar graças a Deus.
O problema está quando o homem desvia o olhar do Senhor, desvia sua confiança do verdadeiro e único Deus e deposita sua confiança nos seus bens. Este é o problema.
Para o homem temente a riqueza é bênção dos céus. Com sabedoria ele poderá fazer com que esta riqueza possa amenizar o sofrimento de muitas pessoas.  Um provérbio de Salomão que ensinava,  por experiência própria que : 

"a bênção do Senhor traz riqueza, e não acrescenta dores"

(Provérbios 10.22).


Dinheiro, fama, honras e poder  só são  realmente proveitosos     quando se sabe  que elas não pertencem ao homem, são do Senhor, e ele apenas está por um momento usufruindo, sabe que deve fazer bom uso delas, repartir com o faminto, com o desprovido e necessitado. Ele está administrando o que Deus lhe alcançou.
Nem todos seremos ricos, famosos e poderosos,nem todos devemos buscar isso, a alguns que não desejam simplesmente. Mas alguns de nós sim, e estes  devem fazer bom uso destes recursos. A Bíblia Sagrada deve reger o bom uso destes bens. Servo rico e negligente não agrada seu Senhor. O desperdiçador também não.Nem o avarento, que é idólatra (Colossenses 3.5)

O caminho para   riquezas abençoadas se encontra na Palavra de Deus , nela você aprende como ser um rico e fiel servo do Senhor.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores