Salmos 97
O
Salmo todo é um elogio à grandeza e majestade divina. O salmo não revela o autor, mas a sugestão de composição pelo rei Davi é interessante, dada a habilidade que o poeta demonstra.
Assim como a autoria, a data e o local da composição nos são desconhecidas.
Assim como a autoria, a data e o local da composição nos são desconhecidas.
1 - O Senhor reina, regozije-se a
terra; alegrem-se as numerosas ilhas.
Aqui o salmista usa um antropomorfismo, atribui às ilhas e a terra sentimentos de alegria por serem
governadas por Deus. A natureza jubila por que foi criada e está sendo regida pelo maravilhoso Legislador e Governador soberano do Universo
2 - Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e equidade são
a base do seu trono.
É impressionante o conhecimento dos atributos divinos que exibe
escritor destes versos. Ele compreende que apesar do mistério que envolve a
grandeza do Trono de Deus( por isso a escuridão e as nuvens) , mesmo assim ele
consegue divisar as bases deste trono que são a Justiça e o Direito. Deus não é
injusto, não é maldoso nem age com parcialidade. Apesar de ser soberano, ele é
justo e correto, estas são as bases de sua Autoridade.
3 - Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em
redor.
A Justiça divina é purificadora e terrível , sua correção e seu
direito não anulam o fogo devorador que emana de seu trono. Ninguém há que
possa resistir ao Senhor nem deter o fogo purificador que destrói o
perverso.Este fogo não só destrói o perverso como purifica o pecador
arrependido, mas sobre isso saberemos mais somente nos livros do Novo
Testamento e nas cartas paulinas, aqui o salmista não se detém neste tema.
4 - Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme.
Mais uma declaração de sua terrível grandeza. Toda terra contempla
a sua Majestade através das obras da criação. Quem pode controlar os
relâmpagos? Quem pode impedi-los? Isso é prova da poder miraculoso
do Altíssimo, só ele governa sobre a sua obra.
5 - Os montes, como cerca, se derretem na
presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra.
Essa é mais uma das várias figuras que o
salmista utiliza para manifestar a imensidão do Senhor. A imagem que nos
vem a mente é a de um vulcão entrando em erupção como se fosse uma salva de
glória natural para a chegada do Rei do Universo. A própria natureza utiliza
seus meios para homenagear e honrar seu Criador.
6 - Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua
glória.
Mais uma vez o autor nos coloca diante de nós dois atributos
inseparáveis, duas faces da mesma moeda: Justiça e Glória. Não se pode pensar
em Deus sem pensar na sua Glória nem na sua justiça. Aqui elas são
apresentadas juntas para que seja ressaltada sua vinculação necessária.
Muitos desejam fazer uma imagem de um senhor Sublime , Glorioso, mas ao
mesmo tempo despreocupado com as atitudes erradas e os deslizes humanos. Não
percebem que assim estão a diminuir o Senhor. Por outro lado existe aqueles que
exaltam a justiça divina em detrimento de sua glória, deixando de adorar
profundamente o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Todos os homens conhecerão , ainda que hoje o neguem e rejeitem, a
face gloriosa e justa do Altíssimo.
7 - Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas,
que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses.
A ironia do salmista presta-se a
ridicularizar as divindades pagãs. Somente resultará confusão aos que
servem imagens e esculturas. O convite é feito para que os ídolos de madeira e
escultura se prostrem aos pés do Verdadeiro e único Deus. É claro que o convite
será recusado por que os ídolos são nada, nulos em si mesmos, e assim
como eles são os que os adoram.
8 - Sião ouve e se alegra, e regozijam-se as filhas de Judá por
causa dos teus juízos, Senhor.
O reinado do Senhor traz alegria aos moradores da Terra, nosso
Deus é sábio e justo em seu governo, por isso o povo de Judá não
precisava ficar ansioso ou angustiado, é preciso acreditar que o Senhor
trará a justiça completa e perfeita sobre toda a Criação.
9 - Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra;
tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses.
Na verdade não há outros deuses verdadeiros, o que existe são
divindades falsas criadas pelos homens . Deus é exaltado acima de todas as
criaturas da Terra, sejam elas verdadeiras ou meras imagens formadas na mente
humana.
Altíssimo é um superlativo de grandeza usado somente para Deus em
toda a Bíblia, é uma palavra que descreve a totalmente transcendência do Senhor
em relação à sua criação.Ele vai muito além da nossa compreensão humana
falível.
10 - O Senhor ama aos que odeiam o mal;
ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios.
Imagine um Ser Todo Poderoso e que não fosse justo, não agisse
de acordo com a verdade e além disto fosse dado a caprichos de todos os
tipos. A vida de um homem justo se tornaria insuportável, ele não teria nenhuma
esperança de que seu esforço seria recompensado, por outro lado o injusto e mau
não deveria se preocupar pois que não teria ninguém para castigar suas
atitudes, não teria punição alguma para suas violações e maldades. Tal não
ocorre com o nosso Senhor, o único e verdadeiro Deus, ele é mais do que justo,
seu caráter é amoroso , e o alvo deste amor são os que odeiam o mal, aos quais
ele trata como santos, ou seja separados dentre os impuros e profanos. Na
verdade quem ama a Deus aborrece o mal, e quem aborrece o mal ama a Deus, pois
o Senhor é a própria bondade .
Quando chegar o tempo do julgamento dos ímpios , os que
odeiam a maldade serão poupados por Deus.
11 - A luz é semeada para o justo, e a
alegria para os retos de coração.
A luz se espalha na vida dos justos, e a
alegria encherá a alma de quem têm coração sincero para com Deus. A luz difunde-se para o justo, e a
alegria, para os retos de coração. Haverá prazer
e alegria para quem se esmera em praticar o bem e se afasta do mal. Ainda que
muitas de suas boas atitudes sejam realizadas em oculto, longe dos holofotes
dos homens, longe dos aplausos e dos elogios, sabemos que Deus irá alumiar as
obras feitas com amor e por amor ao seu nome. Neste sentido a luz é semeada, ou
seja, plantada , e no devido tempo ela irá nascer e iluminar estas obras
justas. Mas ela virá no tempo certo, determinado pelo Altíssimo.
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