Pular para o conteúdo principal

Aprenda com os pastores de Belém

Dia 25 de dezembro comemoramos o Natal. Não temos  a data correta, pois não se sabe ao certo em que dia o Senhor Jesus nasceu, até porque não há uma data específica registrada na Bíblia. Existem muitas teorias que tentam explicar o motivo de convencionar-se o dia 25 de dezembro. Mas o motivo da convenção não é importante e não vou explicar isso aqui.

Apesar da referência comercial que virou o natal para muitos, do apelo emocional do presente, da comunhão com familiares, da festa em si, para o cristão esta festa se reveste uma importância  especial.
Este motivo é o nascimento de Jesus. Ele  teve  em Belém da Judeia, um nascimento   singular, simples e humilde.

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Lucas 2:8-11

Natal é uma busca

Os primeiros a buscarem o menino Jesus foram os Pastores. O anjo do Senhor apareceu a ales e anunciou o nascimento do filho de Deus. Imaginem a grande alegria daquele dia. Uma visita esplendorosa, cheia de glória,  olhe lá um anjo , ele desce dos céus para anunciar a eles, pobres e humildes pastores o nascimento do próprio Deus. Na mente dos pastores as figuras de Moisés, de Elias, de Davi  certamente representavam o máximo de intimidade e conhecimento de Deus que um homem poderia alcançar. Moisés o homem que falava face a face com Deus. Elias o homem que subiu aos céus arrebatado , e não viu a morte. Davi o rei que foi conhecido como homem segundo o coração de Deus.
Mas eles, os simples e pobres pastores recebiam o anúncio do maior evento de todos os tempos : O nascimento do Filho de Deus.E mais do que isso, eles foram convidados formalmente a irem pessoalmente conhecer este menino Maravilhoso. O anjo lhes  indicou o caminho. O encontro angelical ainda não havia acabado, logo depois do anúncio aparece uma comitiva celeste, uma multidão de anjos cantando e louvando a Deus, uma melodia que deveria ser muito especial , muito linda. O encontro é encerrado quando os anjos explicam por que os pastores foram agraciados com esta visita. Deus havia se movido de boa vontade para com os homens, por isso Jesus nasceu. Deus manifestava o quanto ele se preocupava com os homens enviando seu filho, em forma humana para corrigir , ensinar e morrer pela humanidade.

E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
Lucas 2:12-15

Os pastores saíram correndo para encontrar Jesus. Eles queriam ver Jesus. Conhecer Jesus. A salvação, a graça, o próprio Deus estaria ali, diante de seus olhos. E eles, pastores de Belém poderiam tocar, cheirar, abraçar, poderiam ouvir o choro do mais incrível e majestoso bebê que o mundo já conheceu. Eles depressa entenderam o alcance e importância da mensagem angelical
O dia  mais maravilhoso de todos os tempos, o dia que divide a história humana. O dia em que o milagre da encarnação divina se concretizou, o plano eterno de Deus estava se cumprindo e foram os humildes e anônimos pastores que primeiro contemplaram esta magnífica verdade.


Hoje é dia de lembrarmos este maravilhoso encontro.O encontro de José e Maria com Jesus. O encontro ansioso dos pastores com Jesus. Eles não negligenciaram o convite, mas eles creram e foram depressa encontrar Jesus. Nesta noite lembra que Jesus está vivo e deseja nos encontrar e nos abraçar, e deseja que sintamos o quanto nos ama. Só precisamos ter a mesma fé e mesma fome e sede de Deus que tiveram os humildes pastores de Belém. Buscar.

Comentários

Postar um comentário

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações