Pular para o conteúdo principal

Os pastores de Belém e o Natal




Vamos falar de Natal. Apesar da referência comercial que virou o natal ,   para o cristão esta festa se reveste uma importância  especial. Este motivo é o nascimento de Jesus. Ele  teve  em Belém da Judeia, um nascimento   singular, simples e humilde. Sabemos que o dia mesmo de seu nascimento provavelmente não foi dia 25, mas o mundo lembra deste nascimento no dia 25 deste mês ( dezembro). Aproveitemos para anunciar este nascimento.

Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
Lucas 2. 8-11

Natal é uma busca


Gostaria de chamar a atenção para o fato de que os primeiros a buscarem o menino Jesus foram os Pastores. O anjo do Senhor apareceu a eles e anunciou o nascimento do filho de Deus. Imaginem a grande alegria daquele dia. Uma visita esplendorosa, cheia de glória. 
Olhe lá um anjo , ele desce dos céus para anunciar a eles, pobres e humildes pastores o nascimento do próprio Deus. Na mente dos pastores as figuras de Moisés, de Elias, de Davi  certamente representavam o máximo de intimidade e conhecimento de Deus que um homem poderia alcançar. Moisés o homem que falava face a face com Deus. Elias o homem que subiu aos céus arrebatado, e não viu a morte. Davi o rei que foi conhecido como homem segundo o coração de Deus.
Mas eles, que não eram reis, não  eram profetas, recebiam o anúncio do maior evento de todos os tempos : O nascimento do Filho de Deus. Eles, os simples e pobres pastores de Belém.  E mais do que um anúncio, eles receberam o convite formal para irem ver o nascimento do  Menino Maravilhoso. O anjo lhes  indicou o caminho.
 O encontro angelical ainda não havia acabado, logo depois do anúncio aparece uma comitiva celeste, uma multidão de anjos cantando e louvando a Deus, uma melodia que deveria ser muito especial, muito linda. O encontro é encerrado quando os anjos explicam por que os pastores foram agraciados com esta visita. Deus manifestava o quanto ele se preocupava com os homens enviando seu filho, em forma humana para corrigir , ensinar e morrer pela humanidade.

E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
Lucas 2:12-15



Natal é um encontro


Os pastores saíram depressa para encontrar Jesus. Eles queriam ver Jesus. Conhecer Jesus. A salvação, a graça, o próprio Deus estaria ali, diante de seus olhos. E eles, pastores de Belém poderiam tocar, cheirar, abraçar, poderiam ouvir o choro do mais incrível e majestoso bebê que o mundo já conheceu. Eles depressa entenderam o alcance e importância da mensagem dos anjos.
Deus está interessado em pessoas simples, humildes, e é para estes que ele revela sua glória e toda a sua bondade. Pessoas dispostas a obedecer, pessoas que se prostram e adoram aos pés de Jesus,  assim como estes pastores de Belém.
O dia  mais maravilhoso de todos os tempos, o dia que divide a história humana. O dia em que o milagre da encarnação divina se concretizou, o plano eterno de Deus estava se cumprindo e foram os humildes e anônimos pastores que primeiro contemplaram esta magnífica verdade.
O mundo inteiro, pelas páginas da Bíblia, soube deste maravilhoso encontro, dos pastores de Belém como Rei do Universo. O Natal é um  dia de lembrarmos este maravilhoso encontro,  José e Maria com Jesus, também encontro ansioso dos humildes cuidadores de ovelhas com Jesus. É uma noite para recordar  que Jesus está vivo e que só precisamos ter a mesma fé e mesma fome e sede de Deus que tiveram os humildes pastores de Belém para também o achar e celebrá-lo e adorá-lo.

Comentários

rosa maria disse…
muito importante

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores