Pular para o conteúdo principal

Irineu contra os hereges


Irineu (130-200 d.C), um dos Pais da Igreja, foi bispo de Lyon, hoje França, e polemista antignóstico. Como assim "polemista"? Hoje, a ideia de apologética está vinculada não só à defesa racional da fé cristã diante dos ataques seculares, mas também ao combate às heresias internas dentro do Cristianismo, porém, naquela época, não era assim. Originalmente, os apologistas, que destacaram-se bastante no segundo século, eram assim chamados porque apresentavam e defendiam racionalmente o Cristianismo diante das autoridades seculares. Já os polemistas empenhavam-se em responder aos falsos ensinos dos grupos heréticos que tentavam dividir as igrejas cristãs. Enquanto a maioria dos apologistas era do Oriente, os grandes polemistas procediam do Ocidente. Irineu foi um dos mais destacados dentre eles, e um dos primeiros.
Nascido em 130 d.C., na cidade de Esmirna, na Ásia Menor, na região onde hoje está a Turquia, Irineu era de uma família grega cristã. Ele foi influenciado pela pregação de Policarpo, bispo de Esmirna. Anos depois, Irineu mudou-se para Gália (atual sul da França), para a cidade de Lyon, onde substituiu o bispo daquela cidade, que havia sido martirizado em 177 devido à intensa perseguição aos cristãos da época.
Justino Mártir, outro dos Pais da Igreja, também exerceu grande influência sobre Irineu. Justino era um apologista, enquanto Irineu era, como já explicamos, um polemista, refutando as heresias que tentavam contaminar as igrejas cristãs. Irineu foi um dos mais destacados defensores da ortodoxia bíblica, do Cristianismo Apostólico, como era mais propriamente chamada. Sua principal obra foi Adversus Haereses (Contra as Heresias), escrita entre os anos de 182 e 188, e através da qual combatia os ensinos heréticos do gnosticismo, que por volta do ano 150 chegou ao seu auge de influência. A má influência do gnosticismo começou na época apostólica, como as cartas de Paulo (especialmente Colossenses) e João (sobretudo 1 João) demonstram. De acordo com a tradição cristã, o gnosticismo no meio cristão teve início com Simão, o mago, que aparece no relato neotestamentário sendo repreendido contundentemente pelo apóstolo Pedro (At 8.9-24). Na época de Irineu, os principais expoentes do gnosticismo, os quais Irineu menciona várias vezes em sua obra, eram Valentino e Marcion.
Irineu também é conhecido como "Pai dos Dogmas da Igreja". Ele defendeu o episcopado (pastorado), a ortodoxia, todos os pontos fundamentais do credo cristão, o cânon do Novo Testamento e a doutrina do reino milenial (literal) de Cristo na Terra. Era mais bíblico que filosófico, e foi o primeiro a escrever em sentido teológico para a igreja. Morreu martirizado em Lyon em 200 d.C.
Fonte: Revista Ensinador Cristão, Ano 10, No 40, CPAD.

Comentários

  1. Graça e paz do Senhor Jesus, irmão Vitor!

    Estou ajudando a divulgar pela web o Abaixo-assinado. Copiei o trecho que encontrei em um blog de um outro irmão que sigo no Twitter, um irmão idôneo na sua fé e no seu modo de viver o cristianismo. Resolvi divulgar com o exato texto que ele inseriu no blog dele, e segue abaixo:

    Desrespeito a Fé Cristã : você pode ficar só olhando, ou nos ajudar a defendê-la.

    O "Porta dos Fundos", grupo conhecido pela produção de vídeos no Youtube, está promovendo, sistematicamente, uma verdadeira intolerância a Fé Cristã. Dentre os diversos vídeos que o grupo já produziu, diversos deles zombam e ridicularizam o Cristianismo. O mais recente deles é o "ESPECIAL DE NATAL". Nele, trechos e passagens como o nascimento e a crucificação de Cristo são retratados de modo desrespeitoso.

    O link do vídeo "Especial de Natal" no YouTube é este aqui https://www.youtube.com/watch?v=2VEI_tn090c

    A psicóloga Marisa lobo, juntamente com a advogada Damares, protocolaram junto ao Ministério Público uma representação contra a produtora responsável pelos vídeos. Um abaixo-assinado foi criado na internet repudiando não só o vídeo "ESPECIAL DE NATAL", mas também todos os outros que agridem, de certa forma, a religião Cristã.

    É importante que você assine, pois as assinaturas serão juntadas à representação feita ao Ministério Público. O link está aqui

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR67101


    Importante alertar que frases de efeito como "Deus vai cobrar; de Deus é a vingança; vão se ver com Deus ..." , não ajudam em nada nessa situação.

    O Código Penal brasileiro prevê punição para aqueles que agridem ou desrespeitam atos de fé e símbolos religiosos : "(...) vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa ", art 208 do Código Penal.

    Exerça sua cidadania, exija respeito a sua fé. Divulgue este texto nas redes sociais.

    Se puder, se quiser vir conosco na defesa da nossa fé cristã, acesse o link da Petição Pública, leia e assine, colocando seus dados completos como são pedidos lá. Depois, por email você vai receber uma notificação para você confirmar a sua assinatura, por favor, é só clicar no link do email (o 2º link) ou copiar o 2º link e colar no seu navegador, e aguardar aparecer a mensagem de que a sua assinatura está confirmada. Precisamos desta força, pois juntos podemos mais. Pode enviar este texto com o link por email aos seus contatos se puder, e postar em seus perfis nas redes sociais.

    Em Cristo,

    Claudia Paiva

    Obs,: Resolvi vir aqui para seguir o blog do irmão, e como estou ajudando a divulgar o Abaixo-Assinado, copiei o texto que um idôneo irmão escreveu no blog dele e vim colocar aqui, para que você, os seus familiares, e todos os cristãos que você conhece além dos que vê aqui ler o seu blog possam ler, tomar ciência da importância de se assinar e ajudar no combate ao desrespeito à nossa fé.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações