Pular para o conteúdo principal

Orgulho, tolice e a ânsia por estar sempre certo. Corrigindo um zombador. Provérbios 9.7

 "Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome.  Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará.  Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber.  
 Provérbios 9.7-9






 Ninguém gosta de ser corrigido, de estar errado, de saber que errou e falhou e precisa melhorar. Mas isso é a coisa mais natural do mundo, pois ninguém é infalível e estamos sempre aprendendo coisas novas. O ser humano é falível por natureza e precisa aprender a lidar com isso. Com humildade.

O zombador não sabe lidar com a correção, na verdade ele odeia ser repreendido e odeia quem lhe dirige a correção. Acha que qualquer sugestão ou repreensão é uma ofensa pessoal que precisa ser vingdada rapidamente. Não interessa a motivação da pessoa que corrige, o zombador, escarnecedor, achará que tudo é algo contra sua pessoa e que ninguém tem mais conhecimento e  capacidade do que ele. Ele é chamado de zombador porque invariavelmente ri da instrução, despreza quem o corrige e invariavelmente usa de escárnio e deboche com quem lhe confronta. A causa de tudo isso é arrogância e o egocentrismo. É muito fácil perder um amigo zombador fazendo-lhe uma correção ou uma simples sugestão de mudança.
Pior de tudo, Salomão, diz que além de tudo, o zombador ainda traz insulto e escárnio sobre a pessoa que lhe dirige a correção. O autor de provérbios diz que tal pessoa mancha sua própria reputação ao repreender o insensato. Por isso ele ensina que não é bom negócio corrigir o zombador, pois ele não tem capacidade de admitir que está errado e precisa melhorar. Ele  ainda vai feri  quem  tentar ajudá-lo. O mundo está cheio de pessoas assim, que não suportam uma repreensão franca  e sincera. Orgulho, tolice e a ânsia por estar sempre certo  fazem muitas pessoas errar, e pior, as   impede  de perceber isso e concertar os erros.



Mas não é assim com o homem sábio, pois ele ama a sabedoria e deseja, cada vez mais,  que suas atitudes e palavras sejam moldadas por ela.

Quero que você seja sábio, assim como o escritor de provérbios, assim como o autor da Bíblia, sabemos que Jesus também deseja. Por isso aprenda que grande parte das pessoas que nos corrige quer o nosso bem e não apenas mostrar que ele está certo e você não. É questão de maturidade entender isso. Não que pessoas sábias gostem de estar erradas, mas nem por isso estão isentas do erro e sabem muito bem que ninguém está.

 Não se pode afirmar  que todos que nos corrigem tem razão, pois não é assim. As  pessoas nem sempre tem bons motivos e boas intenções ao nos repreender, é preciso critério e bom senso ao escutar um conselho;  faz parte da sabedoria saber selecionar bons e maus conselhos , boas e más sugestões.

Correção tem a ver  com  exatidão, precisão, acerto, aperfeiçoamento, aprimoramento, melhora, melhoria, e estas palavras são positivas para nossa vida. Mesmo   alguém sem muito conhecimento ou erudição pode trazer uma boa contribuição para nossa vida, não se pode descartar uma correção imediatamente, sem uma boa análise. O sábio saberá valorizar e recompensar as pessoas que são sinceras para consigo e corajosas para lhe oferecer uma palavra de correção.



O sábio fica mais sábio enquanto o tolo fica mais tolo quando expostos diante da correção. Resumindo, evite a todo custo corrigir o zombador ( que é arrogante e irônico essencialmente)  e insista e corrigir e aconselhar o sábio ( que é  humilde essencialmente). Seja um sábio que sabe ouvir correções. 

Comentários

Unknown disse…
Excelente explanação e explicação de Provérbios 9.7-9.

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores