Pular para o conteúdo principal

Como resolver o passado? Salmo 119.107

 Passei por muito sofrimento; preserva, Senhor, a minha vida, conforme a tua promessa. Salmo 119.107



Há pessoas que gostam de morar na praia, outras que gostam de morar no campo, umas gostam de cidades grandes, outros preferem o interior, uns preferem apartamentos, outros escolheriam morar em casas.
Há também um tipo diferente de pessoa, elas escolhem morar no passado.  Elas são o tipo de pessoa que tem uma memória prodigiosa e vive relembrando os erros do passado e se martirizando pelas falhas cometidas. Não que elas gostem de seu passado, geralmente elas odeiam o que lhes aconteceu , mas de alguma forma esperam que retornando periodicamente em suas memórias, talvez elas se tornem mais agradáveis. Alguns talvez pensem que possam mudar o passado.  Essa não é uma decisão acertada, primeiro por que o passado não pode ser mudado, segundo , mudar nossas lembranças é somente um outro nome para mentira, pois assim nós estaremos apenas tentando nos enganar a nós mesmos.

Aprendamos o que o modo que o salmista descobriu para lidar com seu passado de sofrimento:
Ele diz:

 "Passei por muito sofrimento"

Ou seja, ele está lidando com um passado doloroso. Então ele exclama:

"preserva, Senhor, a minha vida, conforme a tua promessa"

Ele lida com o seu passado olhando para a promessa , olhando para o futuro. O futuro que só Deus lhe poderia dar.

Cuide muito para onde seus olhos se dirigem, certamente este é o lugar onde você gostaria de estar. Cuide para que você não pense demais nas coisas erradas, elas poderão tornar-se seu destino.
Pensar nos fracassos e desilusões passadas não muda nossa vida, não traz benefício algum para nossa existência. O melhor jeito de "resolver" o passado é olhar para o futuro, para as promessas de Deus.
Já dizia o teólogo e filósofo Soren Kierkegaard:

"A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente."

Desta forma é inegável que alcancemos sabedoria com nosso passado, mas depois de aprendermos a lição devemos abandoná-lo e ir em busca da construção significativa de uma história presente, que se paute pela Palavra de Deus.

As falhas devem ser superadas, as ofensas perdoadas, as mágoas esquecidas, os pecados, depois de perdoados, devem ser abandonados e deixados para trás. A vida continua e  o passado já não existe mais. O fracasso pode estar no passado, mas o sucesso estará no presente, se confiarmos em Deus.


 Há ainda uma história a ser escrita, eu preciso olhar para a frente, para aquilo que o Senhor me chamou para fazer, para aquela oportunidade que tenho agora em minhas mãos. Minha vida pregressa  não pode ser reescrita, mas eu encontro uma folha em branco, limpa e uma caneta para escrever uma história diferente , a partir do hoje, e , com ajuda de Deus , um futuro bem mais feliz. Aprendamos com o salmista. Este é o modo de resolver o passado.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores