Pular para o conteúdo principal

Reforma Protestante



De caráter religioso marcando a passagem do mundo medieval para o moderno, a Reforma Protestante teve início no século XVI com Martinho Lutero, que em 31 de outubro de 1517, pregou as 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg, sendo que, dentre estes, os princípios fundamentais seriam conhecidos como  as Cinco Solas.
Essas teses condenavam a avareza e o paganismo que existia dentro da Igreja Católica Romana. As Teses foram traduzidas em alemão copiadas e impressas, e após um mês toda Europa já as conhecia.
 Depois de diversos acontecimentos, foi aberto um processo em junho de 1518 por parte da Igreja Romana contra Lutero, por causa de suas 95 Teses durando até janeiro de 1521. Lutero foi exilado no Castelo de Wartburg, em Eisenach, onde permaneceu por cerca de um ano, enquanto estava preso no Castelo, Lutero trabalhou em sua tradução da Bíblia para o alemão, e em setembro de 1522, foi impresso o novo testamento.
Em janeiro de 1521 foi realizada a Dieta de Worms, onde convocaram Lutero para desmentir suas teses, no entanto ele defendeu-as e desencadeou uma reforma na Igreja.

Enquanto na Alemanha a reforma era liderada por Lutero, Na França e na Suíça a Reforma teve como lideres João Calvino e Ulrico Zwinglio.
No Protestantismo, Lutero ensinava que nossa justificação não se dá através de boas obras, mas sim através da fé (base: Romanos 1:17 fundamental para que surgisse a Reforma Protestante no século XVI). Os reformadores sabendo que a bíblia era um livro pouco acessível durante a maioria dos cristãos na idade media, estudavam, pregavam e traduziam a Palavra de Deus, tornando-a assim conhecia pelos cristãos. Em uma de suas pregações eles afirmavam que o padrão básico da fé cristã era as Escrituras, tendo como base 2Tm 3.16-17. Outro ensino foi a redescoberta do ensino bíblico de que a salvação é inteiramente uma dádiva da graça de Deus, sendo recebida por meio da fé, que também é dom de Deus, com base em Ef. 2.8-9.

CINCO SOLAS

Sola Gratia”, onde bate de frente contra aqueles que dizem que devemos nos esforçar, fazer algo para que demonstremos nosso amor a Cristo sendo que nada que façamos ou venhamos a fazer muda nossa condição, somos pecadores, não merecemos nada, não temos o direito a nada, tudo é pela graça (Ef 2.8-10).

Sola Fide” que nos diz que temos que ter fé naquele que criou tudo e é dono de tudo, porque assim crendo nele através da fé estaremos junto a Deus, junto aquele que existe e recompensa os que os buscam (Hb 11.6).

Sola Scriptura” ensina de que a Bíblia é a única palavra autorizada e inspirada por Deus e, é única fonte para a doutrina cristã, sendo acessível a todos (1Tm. 1.15).

Solo Christo” diz que Cristo é o único mediador entre Deus e a Humanidade, e que não há salvação através de nenhum outro, o que significa que a salvação é somente por Cristo (Jo. 14.6).

Soli Deo Gloria” toda glória é dada somente a Deus, pois a salvação é realizada através de sua vontade e ação e não só da toda suficiência expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé em que a expiação, é criada no coração do crente pelo Espírito Santo (Jo. 14.16-18).


Será que Estudamos as escrituras com a fé em cristo jesus, para honra-lo e engrandece-lo, pedindo a graça para seguirmos na direção certa?
Temos a mesma coragem de criticar atos errôneos como Lutero, Calvino e Zwinglio tiveram no tempo da Reforma Protestante?
Será que as instruções direcionadas no tempo da reforma protestante as igrejas, estão sendo executada com êxito na atualidade? Será que após quase 500 anos lembramos dessa reforma nas igrejas?

Temos colocado essas “cinco solas” em nossas vidas? Temos vivido elas no dia a dia? 
Pois pela GRAÇA, sois salvos, através da FÉ no que está nas ESCRITURAS que toda HONRA E GLÓRIA seja a CRISTO JESUS, autor e consumador de nossa fé.


Colaboração Especial de Samuel Vieira Moraes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…

“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Oseias 13.5.)

O povo de Israel estava sofrendo sobremaneira na terra do Egito e isto já durava 400 anos. Deus  então ouviu o clamor de Israel quando o povo estava na escravidão . Moisés foi usado para libertar o povo. Israel então saiu, livre, para o deserto. Foi ao sair do Egito que eles viram o poder de Deus manifestado. Jamais um povo viu tantas manifestações grandiosas do poder do Altíssimo como Israel na Terra de Faraó. Por dez vezes o povo que os escravizara fora castigado por Deus  de maneira sobrenatural, e Israel viu tudo isso e ficou ileso. Castigos como água transformada em sangue,  plantações destruídas, primogênitos mortos. Mas Israel esteve protegido e não sofreu estas assolações. Mas não foi lá que eles  aprenderam quem era Deus. Foi  na terra seca e inabitável do deserto do Neguev, onde não havia água nem comida e o sol era ardente, que a nação escolhida conheceu ao Senhor. Hoje também, Jesus nos resgatou da maldição do pecado e nos colocou no caminho da vida eterna. Estamos livres e se…

Filipe o Evangelista - Vivendo na Dinâmica do Espírito

Filipe Diácono e Evangelista Filipe foi um evangelista, foi  um dos primeiros seguidores de Jesus e  um dos Setenta Discípulos (Lucas 10) . Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria” , escolhidos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6:1-6).  Filipe foi a Samaria; proclamou ali o evangelho, realizou milagres,  e como resultado muitos aceitaram a mensagem e foram batizados ( veja Atos 8.4-13). Logo depois batizou um eunuco da Etiópia e foi "arrebatado" até Asdode, de onde seguiu pregando até Cesareia. Anos mais tarde, morou em Cesareia, onde pregava com suas quatro filhas. Por volta do ano 56d.C. foi visitado por Paulo e Lucas que ficaram por um tempo em sua casa.  A tradição diz que ele residiu em Trales se tornando bispo da Igreja local.  Vamos a o relato mais significativo da vida de Filipe. A história de Filipe e o Etíope.

Atos 8.26-40
26 -  Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Lev…