Pular para o conteúdo principal

Rebelião, independência e liberdade. A mentira do pecado.




Somos feitos maravilhosos, de material de primeira, saídos diretamente das mãos do Criador do Universo. Ele fez tudo que existe pelas palavras de sua boca, mas ao homem ele deu forma com suas próprias mãos e o fez à sua imagem e semelhança. Antes do pecado entrar no mundo, o homem vivia na sua perfeita forma, ou seja, na originalidade do que Deus quis para ele.


E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1.27



Deus deu ao homem uma ordem:


Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2.17





Adão e Eva sucumbiram à tentação e comeram do fruto da árvore proibida. Ali eles decidiram agir livremente, ali eles gritaram por sua independência, ali eles puderam ver que estavam nus, perceberam também que haviam escolhido algo errado, sua consciência os acusava. Rebelados, independentes e livres...

Livres de quem?

Livres de Deus.

O pecado, fruto de uma escolha livre do próprio homem, arrancou-o do estado de “inocência original” e colocou nele a marca do “pecado original”.


O pecado engana você.
Ele te dá escolhas fáceis, abre portas largas, te ensina a ser livre, independente. Ele te chama para a rebelião. Com isso te promete a felicidade mas te entrega somente o desespero .

Não se iluda, a rebelião contra Deus nunca compensa. Não há nada mais perigoso do que viver uma vida entregue a si mesmo, uma vida em rebelião contra a vontade de Deus. Você já decidiu o que é melhor para sua vida? Que escolhas você fará? Já perguntou em como essa escolha agradará a Deus ou não se preocupou com isso?

A vida só serve se for para servir a Deus.





É isso que é pecado:


Desejar o Reino de Deus sem Deus.

Declarar nossa independência de Deus.

Procurar a vida no mundo ou em si mesmo.


Esse é o caminho que tomou Adão, ele que se tornou livre de Deus e foi expulso do Éden, expulso da intimidade com seu Criador. Desejava usufruir do paraíso de Deus sem prestar obediência ao seu Senhor. Ali Adão conhece o tamanho e a monstruosidade das consequências do pecado. Ele se esconde, ele foge do Senhor e é expulso do Éden pelo seu pecado. Vergonha, sofrimento e culpa constantes.

É preciso reconhecer que o pecado, por menor que nos pareça , é um ato voluntário de rebelião contra Deus, é um grito de independência que nos afasta do Criador, que nos coloca sozinhos no mundo e desamparados diante das consequências nefastas do pecado.

Somos bem-aventurados os que estão em Cristo, pois fomos reconciliados com Deus e livres do pecado.


Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo, não levando em conta as transgressões dos seres humanos, e nos encarregou da mensagem da reconciliação.
2 Coríntios 5.19


Reconciliar é restaurar a amizade ou harmonia. Agora Deus se tornou favorável à nós por intermédio de Jesus, seu Filho. Não mais rebelados, mas reconciliados. Não mais independentes, mas agora dependentes de Cristo. Não mais livres da presença de Deus,  mas agora  ligados a Ele por amor.


A mentira da liberdade enganou Adão e Eva e continua enganando muita gente que não quer compromisso com Deus pelo medo de perder a sua liberdade de pecar. A verdade é que não se pode viver em pecado sem ser escravo dele. Fuja do pecado ligue-se em Cristo e seja feliz de verdade.

Não mais aceitamos a mentira que o pecado nos trará felicidade, independência e liberdade pois uma vida longe de Deus é fracassada, mesmo sendo aparentemente vitoriosa.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores