Pular para o conteúdo principal

Fé e obras - As três portas . Mateus 7.13-14




“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.  

Mateus 7.13-14

Somos salvos pela graça ou temos de fazer algo para conquistar a salvação? Essa é uma pergunta comum e causa muita confusão no meio cristão,  por isso vamos  oferecer  uma breve  reflexão a esse respeito.   

NÃO CUSTA NADA MAS JESUS ME PEDE A VIDA.  NÃO  É POR OBRAS MAS CONTINUO PRECISANDO OBEDECER A DEUS.

Olhando assim, de forma rápida, nos parece que estas afirmativas carecem de sentido,  porém se examinarmos com cuidado  as doutrinas que as sustentam veremos que são coerentes.   Vamos usar uma ilustração para tentar simplificar. Vamos falar de portas e caminhos.  

 

 A PORTA LARGA   

Pense nesta porta larga. As pessoas procuram pois  é um caminho que, aparentemente, conduz à salvação.  Ela é larga, muito larga. Mesmo que ela seja bem ampla,  temos um fardo enorme nas costas, após uma bela olhada percebemos logo que não conseguiremos passar por ela.

Naturalmente, nossa tendência será tentar  diminuir a nossa carga para passar na porta. Após muita dificuldade, esmero e boas obras, alguns conseguem diminuir um tantinho do fardo. Então, após este esforço  eles podem passar pela porta larga. Essa porta é a  Justiça Própria. O homem só consegue passar pela Porta Larga com muito esforço, porém a glória por tal passagem é toda sua.  


  A PORTA ESTREITA

 Pense agora na porta estreita, ela é minúscula, tão pequena que nem um de nós passa por ela sem estarmos completamente  descarregados de  todos os nossos fardos. Como esta porta é estreita, só poderemos passar sem nenhum fardo. E isso é simplesmente impossível! Nosso pecado é ligado em nós desde a concepção de modo que  o acesso ao caminho estreito pela porta estreita.

 A escolha é desistir ou tomar o caminho largo. Mas a porta da Justiça Própria, apesar de bem mais larga que a porta estreita ainda exige bastante para passar por ela.


  CAMINHO NENHUM   

Logo muitas pessoas desistem as duas travessias. Não desejam se desfazer de nem um mínimo  pedaço do seu fardo. Eles estão tão apegados a ele que preferem o terceiro caminho. O Caminho Nenhum. Este não exige nada e não sai do lugar. Simplesmente NADA. 

A DECISÃO 

PORTA LARGA - ? 

PORTA ESTREITA - ?

CAMINHO NENHUM - ?

Aqui as coisa ficam realmente complicadas. Qual você escolheria? O Caminho Difícil ou o caminho Impossível? Ou ainda o Caminho Nenhum? Porta estreita, porta larga, ou nenhuma porta. Cada um conduz a um caminho. 

 Aconselho você a escolher o caminho impossível , olhe porque: 

Os que ouviram isso perguntaram: Então, quem pode ser salvo?  Jesus respondeu: O que é impossível para os homens é possível para Deus".
 Lucas 18.26,27

  

A Porta Estreita é Jesus, e através dele que chegamos a Deus.   Sendo impossível para os homens , Jesus, como Deus , foi lá e fez em nosso lugar. Ele morreu em nosso lugar e ressuscitou, tornando possível a nossa salvação. Desta forma o caminho estreito, agora é transitável, por meio da fé em Cristo. Jesus é o caminho, a verdade e a vida

 

O fardo do pecado é muito grande e ele não conseguirá passar pela porta estreita, o que faz com que milhares escolham passar pela larga.  A porta larga, que aparentemente conduzia para a salvação, leva na verdade para o inferno e a perdição eterna. O que parecia mais fácil era na verdade um engano destruidor.

O caminho Nenhum que aparentemente seria uma terceira via, mostra-se na verdade o mesmo da porta larga, ou seja,  um afastamento progressivo de Deus.  

Mas vamos adiante, a   porta estreita, conduz agora ao caminho estreito e ele também exige muito de nós.  Ela era impossível de entrar, mas desde Cristo já não é, pois ele fez o que não conseguimos fazer. Agora, o acesso se dá pela graça, totalmente imerecida, recebida pela fé em Jesus e no seu sacrifício.  

 Mesmo sendo de graça, Jesus  fala da  dificuldade da salvação em muitos versículos, e ele coloca algumas exigências específicas. Devemos entrar pela porta estreita.  Devemos negar a nós mesmos e tomar a nossa cruz se quisermos ser discípulos de Jesus. Devemos nos tornar como crianças para entrar no Reino. Devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.  E isso o que são   imperativos, e não são dispensáveis.  

Há muitas exigências, não se pode baratear a entrada no Reino de Deus, pois isso seria desprezar a grandeza da divina revelação.  Serão o poucos relativamente, os  que passarão pela porta estreita e serão milhares que passarão pelo caminho largo.  

O caminho da salvação é dificultoso e  a afirmação de que Jesus nos pede tudo, pede nossa vida para que possamos ser salvos não está exagerada. Porque então diz Paulo que  a salvação é pela graça se nos custa tanto?


NÃO CUSTA NADA MAS JESUS ME PEDE A VIDA.  NÃO  É POR OBRAS MAS CONTINUO PRECISANDO OBEDECER A DEUS.


 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Lucas 9:23

A Salvação é um dom extremamente caro, que  foi concedido por Cristo, ele  deu e está dado, ele não retirará dos seus salvos. É o Espírito Santo que torna possível a manutenção de nossa salvação, e ele quem nos conduz, orienta e santifica, dia a dia para que possamos um dia  adentrar no Reino de Deus. Isso implica que esse mesmo Espírito atuará para que o salvo possa negar-se a si mesmo,  assumir seu compromisso com Cristo e entregar a própria vida se for necessário para manter sua confissão  de fé.  Essa tarefa seria impossível para alguém ausente da ajuda divina. Pois  sem Deus  nada podemos fazer.  

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
 João 15.5

Custa tudo, custa esforço e a dedicação de toda a  vida, mas só quem poderá agir com tal entrega e devoção são aqueles que receberem  ajuda dos céus. Por isso, todo esforço é válido e necessário, altamente importante para que os outros possam perceber a evidência de Cristo na vida do eleito. Mesmo que este forço só seja possível pela atividade do Espírito em nós. 

Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores