Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e
justiça e verdade;
Efésios 5.9
Bondade, justiça e verdade estão intrinsecamente
conectadas. Não se pode ser bom sem ser justo, nem ser justo sem ser
verdadeiro. Concluímos também que não se pode ser bom sem estar comprometido com a verdade. Por isso não
há mentira boazinha. A falsidade sempre é maligna.
Sobre o
"Fruto do Espírito", este
é um conceito bíblico desenvolvido por Paulo para expressar como uma vida cheia do
Espírito Santo deve ser. Assim como a árvore é conhecida pelos seus frutos e o
filho de Deus é conhecido por suas atitudes, ele precisa conhecer e praticar a verdade.
É indiscutível que
a verdade é algo que corresponde a uma necessidade da alma humana e que
sempre precisamos satisfaz essa necessidade, tanto que sempre estamos a procura
da verdade sobre os fatos. Não aceitamos
que mintam para nós. Quando ficamos sabendo que nos mentiram é como se
tivessem nos roubado algo, é quase
uma agressão. Só a verdade nos
tira do desassossego da existência e nos
leva à tranqüilidade, da correria à calma. Saber A verdade
é uma coisa bela, preciosa,
necessária à vida.
A Verdade é um
fruto, mas que nós não podemos fabricar, só podemos colher e desfrutar dele,
como uma deliciosa maçã que apanhamos do pé para em seguida comer
tranquilamente.
A força que produz a verdade é a comunhão com Deus.
Toda verdade só pode vir de Deus por que ele é a fonte de todo a verdade. Tudo
que é bom, reto e puro provém dele, ao passo que tudo que é mau provem do seu
adversário, Satanás. Jesus chama o Diabo
de Pai da mentira (João 8.44), pois ele é o inspirador de todos os que mentem e
vivem na mentira.
Qualquer pessoa que mente está se conectando
automaticamente com Satanás, e torna-se um agente dele neste mundo. Por isso
não há mentira “inocente”, sem maldade, mentira “boba, sem importância”.
Para praticarmos a verdade precisamos estar sempre
conectados com Deus, pois sem ele pendemos irremediavelmente para a
falsidade.
Por mais que alguém discuta, o fato é que o mundo não sabe o que é verdade nem pode adquirir o conhecimento real sobre as coisas. Para falar a verdade perfeita é preciso conhecer
perfeitamente o que se está falando.
Conhecer é pensar o que é, o que existe de fato. A verdade é a relação de conformidade entre o que se afirma e o que se apresenta no
mundo.
Perceba: Sujeito e objeto, o fato e seu relato. Se eles correspondem um ao outro estamos diante da certeza. Assim conhecemos nossos amigos, nosso bairro, nossa casa, conhecemos o mundo, nós estabelecemos nossas certezas.
Perceba: Sujeito e objeto, o fato e seu relato. Se eles correspondem um ao outro estamos diante da certeza. Assim conhecemos nossos amigos, nosso bairro, nossa casa, conhecemos o mundo, nós estabelecemos nossas certezas.
Mas quando estas certezas são desafiadas? Quem pode nos
dar certeza sobre o que falamos? Será que não estamos enganados? Será que não é
possível um equívoco?
Não podemos ter
conhecimento absoluto, conhecimento perfeito, conhecimento infinito das coisas.
Este conhecimento está inacessível a nós, longe de nossa real capacidade de
apreensão. Nós só falamos em parte, conhecemos em parte, imperfeitamente, como diz o apóstolo
Paulo:
quando, no entanto, chegar o que é perfeito, o que
é
imperfeito será extinto.
1 Coríntios 13.10
Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo
obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos
face a face. Hoje, conheço em parte; então, conhecerei perfeitamente, da mesma
maneira como plenamente sou conhecido.
1 Coríntios 13.12
A Filosofia pretende chegar ao conhecimento da verdade
absoluta, mas não consegue, pois esta busca se restringe à capacidade
intelectual do ser humano. Ora, esta capacidade intelectual é limitada, e para
conhecermos a realidade, exatamente como ela é , nossa inteligência é insuficiente.
Porém o cristão não fundamenta seu conhecimento no seu
intelecto, mas na Palavra de Deus. A fé em Deus precede todo seu conhecimento,
por isso ele acredita em Deus para revelar-lhe a verdade sobre o mundo. Primeiro crê em Deus e na sua Palavra, depois aceita o que o Deus Onisciente o revelar. Assim ele
está mais firme na fé do que na filosofia humana.
"Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a
aceitação, .....".
1 Timóteo 1.15
Assim, toda a realidade é fruto da vontade soberana de
Deus, é Ele quem nos revela a verdade
através do seu Espírito. Como já dissemos, a força que produz a convicção da
verdade em nós é a comunhão com Deus,
sem ela estamos à deriva, perdidos em conceitos mundanos e mentiras.
O Mundo não pode conhecer a essência da bondade e da justiça sem Deus, pois ela está inacessível para os ímpios.
Só com a verdade revelada podemos ser cada vez mais bons e justos, ou seja, mais parecidos com Cristo.
Comentários