Pular para o conteúdo principal

A verdade é essencial para a Igreja. Zacarias 8.16


 Estas são as coisas que deveis fazer. Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas.
 Zacarias 8.16

  


A verdade é o objetivo da Igreja. Cristo morreu e ressuscitou para fazer um povo para si, e este povo deve estar comprometido com a verdade. Deus é Deus que fala a verdade e exige isso de sua Igreja.

A verdade é um bem precioso, mas nem todos tem acesso à ela.  Hoje existem várias situações e contextos em que a sociedade torna "aceitável" a mentira.  Fica cada vez mais  difícil acreditar nas pessoas, pois você nunca saberá quando elas estão se desviando da verdade para serem gentis, ou estão "maquiando" a verdade para evitar um conflito ou ofender alguém.

Zacarias, o profeta do Antigo Testamento, profetizava contra o povo mentiroso que estava cada vez mais afastado da vida santa que lhe era exigida. Ele foi usado por Deus para cobrar a verdade do povo. O povo corrompido, infelizmente, desprezou o profeta, assim como desprezava a sinceridade do mesmo.
Da mesma forma, a Igreja é o povo de Deus a partir do Novo Testamento, e nós devemos pelejar pela verdade, acima de tudo, mesmo que o resto do mundo não se importe tanto com ela.  Não se pode desprezar este chamamento bíblico para que falemos a verdade.

Vivemos num mundo de falsidade, pessoas fingem que são sinceras, mas elas mesmas sabem que não são. As pessoas lá no fundo, sabem que os outros também não se importam em ouvir uma mentira sobre o que  realmente acontece.

Quando não se deseja sair de casa e existe algum compromisso é comum dizer que está com dor de cabeça.

Quando a mulher pergunta ao marido se gostou da roupa, ou da cor da roupa, é comum o marido nem olhar e afirmar que está bom.

Ao se chegar atrasado no serviço é comum ouvir que o despertador estragou , mesmo que não seja o caso.

Mente-se que não se importa, quando se importa. Mente que não interessa, quando  interessa. Mente-se sobre sentimentos, sobre razões, sobre vontades. As pessoas não estão acostumadas mais a dizerem a simples verdade.


Uma frase resume esta situação:

"Eu não quero realismo. Eu quero magia! Sim, sim, magia. Tento dar isso às pessoas. Eu deturpo as coisas. Eu não digo as verdades. Eu digo o que deveria ser verdade."
 Blanche DuBois
Blanche Dubois é a personagem principal de 'A Streetcar Named Desire', de Tennessee Williams, escrita em 1947 e que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer daquele ano



As pessoas desejam a magia, a fantasia, aquilo que lhes dê alguma chance de sonhar, mesmo sabendo que isso não passa de uma mentira vazia. A mentira então se torna como uma droga, viciante, que prende e escraviza o indivíduo.


Deus não se agrada disso, o cristão deve procurar a verdade. Deve falar a verdade cada um a seu próximo. Em alguns casos é necessário reaprender a falar somente a verdade, visto que se pega fácil o jeito mundano de viver escapando  rapidamente de situações embaraçosas com “mentirinhas inocentes”, que  de fato não tem nada de inocentes.

Pois deixe-me dizer: A mentira não é aceitável, ela é  terrível, toda e qualquer falsidade é um roubo, pois retira o direito do outro de receber o que lhe é devido.

As pessoas mentem pois não aprenderam que não se precisa falar sempre, em vários casos calar é uma opção justa.
Não é sempre preciso falar tudo que se sabe para todo mundo.   Nem sempre é possível explicar com clareza determinadas situações, ou mesmo você não deseja expor suas intenções para todo mundo. Se precisa omitir algo, omita, isso não é ser insincero. Faça isso de modo a deixar claro o que deseja omitir e o que não quer falar.



É possível você dizer: "Eu não desejo falar sobre isso" , ou "eu não posso falar sobre isso", de maneira educada e sincera.  Mesmo que isso gere algum desconforto momentâneo, você estará agindo com correção para com seu interlocutor e ele deverá entender isso.



Só uma pessoa sincera pode ser justa, só uma pessoa sincera pode executar o juízo. Você confiaria sua causa para um juiz mentiroso? Naturalmente que não. A justiça só é feita, plenamente por intermédio de pessoas sinceras.

Também é importante ressaltar que a mentira é pecado e como tal, ofende a santidade de Deus. Nenhum cristão pode agradar a Deus mentindo. O salvo, regenerado deve abominar a mentira e amar a verdade.

Como anunciar as boas novas do evangelho, uma verdade absoluta e salvadora, estando acostumados a mentir? Devemos nos preocupar com isso.

Nosso trabalho é se preocupar em “como alcançar” as almas levando até elas o Evangelho genuíno de Jesus Cristo! Fomos chamados para sermos embaixadores de Cristo e ministros do evangelho.

Na nossa igreja deve reinar a verdade, nas nossas portas o juízo e em nosso coração deve reinar a justiça.

A verdade é essencial para a Igreja. Seja você um crente que abomina a mentira.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores