Pular para o conteúdo principal

A verdade é irresistível. 2 Coríntios 13.8

Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.
 2 Coríntios 13.8




Está cada vez mais difícil sustentar uma mentira, hoje há milhares e milhares de fontes de informação que podem ser checadas em bisca da veracidade. Uma pesquisa mentirosa pode ser desmascarada por outra de melhor qualidade. Um site com notícias forjadas é rapidamente descoberto por outro site de intenções mais escrupulosas. Um político falacioso pode ser desmentido por seu adversário da oposição. Há vários exemplos, fiquemos com estes.


Essa dificuldade de enganar completamente porém  não diminui a quantidade de mentira nem de mentirosos. Porque ainda se mente tanto?
 Pesquisas indicam que as pessoas mentem sobre 25% do que falam, outro dado aponta que ouvimos cerca de 200 mentiras por dia. O número é assustador.
Mente-se por ser da natureza humana caída mentir, por ser mais favorável contar uma lorota do que dizer a verdade ( pelo menos momentaneamente). Parece que a mentira convence mais. Parece, mas não é o que ocorre de fato.

As pessoas não se importam tanto com a mentira, elas toleram uma "pequena mentira" desde que seja para salvar uma pessoa de algum dano, ou para livrar de um compromisso penoso. Se um político é mentiroso mas também faz benfeitorias públicas ele está absolvido, se o amigo mente, mas  nos faz companhia agradável e é divertido ele é absolvido. Absolvemos ainda com mais facilidade nós mesmo achando desculpas  para quando faltamos com a verdade.


Isso não é bom. Deus abomina mentira e toda falsidade será finalmente desmascarada, toda hipocrisia julgada.

A verdade triunfa porque ela é irresistível. Deus quando chama o pecador oferece-lhe a verdade,  a irresistível realidade dos fatos. Isso os convence para salvação.
Os homens insistem que a verdade é relativa e esta é a maior e mais terrível mentira que  foi inventada. Com certeza esta ideia macabra foi inventada por Satanás para destruir o poder da verdade. Se a verdade  é relativa então ela não existe de fato, o que temos são  apenas crenças, muitas crenças e todas elas estão certas. Isso gera hipocrisia, maldade.  Não se pode omitir que há um fato ocorrido, que as coisas são do jeito que são. Que há um Deus , há céu, um inferno, que há Jesus, o único Salvador, não se pode negar que há um pecado e que pecadores irão para o inferno se não arrependerem-se de seus erros.


  

E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para 
que creiam a mentira; 
2 Tessalonicenses 2.11


Deus permite que a mentira reine nos corações ímpios, eles mentem e acreditam nas próprias mentiras, isso parece não lhes fazer mal.
Há vários casos que as mentiras são formas de consolo e servem para elevar a autoestima, como compensação, autovalorização. Há também casos em que a pessoa não quer assumir a responsabilidade pessoal por suas más escolhas.
Deus não tolera nenhum tipo de mentira.A falsidade não resiste à verdade.
Na sua Igreja, toda  falsidade é tratada, nenhuma  inverdade é tolerada. O Senhor corrige os que dentre o povo Santo,  se arriscarem a mentir , estes serão duramente repreendidos.
Não há pois verdade parcial, ou verdade relativa. Só há mentira ou verdade, uma verdade irresistível,  e esta verdade triunfará creiamos nela ou não.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores