Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 29, 2017

Aprendendo a ser guiado pelo Espírito

Joao 16.13 - "Mas quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."



O servo de Deus sente necessidade de ser guiado pelo Espírito Santo. Sem a direção divina o cristão não se sente seguro ao tomar decisões. Este  anseio que o homem sente  por direção foi criado pelo próprio Deus   pois o Seu desejo sempre foi que os seus filhos pudessem ser guiados por Ele.  A Bíblia nos ensina que “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Romanos 8.14). Deus nos ama incondicionalmente e compreende a nossa necessidade de direcionamento. Por isso, ele não nos deixou órfãos e nem perdidos, sem qualquer fonte para nos guiar, pelo contrário, ele preparou  uma  forma segura de nos orientar. Precisamos nos deixa ser conduzidos, obedecendo a Sua Palavra,  ao testemunho interior e sendo guiados por Ele eventualmente com sinais. Se estivermos sensíveis, …

Texto Recebido ( receptus) e Texto Crítico

Este é um assunto complexo e que demandaria um estudo amplo e bem fundamentado. Muitas páginas. Mas como minha ideia é apenas dar um panorama geral sobre o assunto, deixarei as referências mais densas para outra oportunidade. Vamos então ser breves, concisos e didáticos.
Chegou até nós duas versões diferentes do texto do Novo Testamento , uma chamada Texto Receptus e outra chamada Texto Crítico.

 Texto Recebido (textus receptus)
O Texto Recebido (textus receptus) é uma versão  produzida pelo famoso  Erasmo de Rotterdam,  serviu de base para diversas traduções  como a Bíblia de Lutero, a Bíblia Rei James e para a maioria das traduções do Novo Testamento da Reforma Protestante, inclusive a tradução portuguesa por Almeida. Erasmo confiou em seis manuscritos de qualidade inferior , por serem de mais fácil acesso.  Nenhum desses manuscritos era completo e apresentavam alguns problemas. O Textus Receptus, é  endossado pela maioria (mais de 5000 manuscritos) dos manuscritos conhecidos foi ampl…

As três garantias absolutas. Salmo 119.22

Garante o bem estar do teu servo; não permitas que os arrogantes me oprimam. Salmo 119.22


Não é nada fácil o período em que ficamos na expectativa de algum mal que provavelmente tenhamos de enfrentar. Estes são períodos de incerteza. Os inimigos do escritor estavam irritados e estavam se preparando para lhe infligir sofrimento. O salmista estava passando por momentos assim, é fácil notar como estava ansioso, como ele estava preocupado com sua situação. É provável que ele estivesse enfrentando ameaças pesadas da parte de homens arrogantes. Quem seriam estes arrogantes? Certamente pessoas com poder de causar-lhe dano pois ele temia a opressão dos mesmos. Quando nossa vida fica nas mãos de homens arrogantes e que não temem a Deus nosso coração fica temeroso. Queremos uma garantia. O temor do escritor leva a clamar por uma garantia da parte de Deus para que ele não fique sobre a pressão de algo que pode dar errado. Quantas vezes nós também desejamos garantia da parte de Deus. Garantia q…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações