Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 3, 2017

Charisma

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.  Tiago 1.17


“Boa dádiva”, “dom perfeito”, você sabe que palavra é usada no Novo Testamento, no original grego, para designar   estes termos? O vocábulo carisma, ou charisma, vem da  palavra CHARIS, que tem a acepção de dom, dádiva, favor, ou ainda mais claramente: GRAÇA.  Cada um de nós tem um dom, um "charisma", uma pequena expressão da graça - no Grego "Charis" - de Deus.
Usamos muitas vezes este termo equivocadamente. Dizemos que alguém é carismático quando esta pessoa apresenta uma espécie de magnetismo pessoal que atrai ao primeiro olhar ou primeiro contato. Dizemos: “este apresentador é carismático”, ou “esta atriz é carismática”. Na verdade quem tem o carisma é quem tem a graça divina diretamente atuando no seu coração. Neste sentido é só um cristão autêntico, cheio do Espírito Santo que pode ser  carismático. Isso significa que eu e você…

Já! Mas ainda não

Não há um crente que já não tenha experimentado  desânimo ao enfrentar o pecado em sua própria vida. Não é fácil realmente. A história da Igreja está cheia de exemplos de homens de Deus que lutaram a vida toda contra o pecado e que nunca foram completamente livres   de sua influência maligna na  vida. Existem inúmeros diários,  agendas e livros deixados por grande homens e mulheres de Deus relatando estas terríveis experiências de luta interior contra a tentação do mal.
Nada mais ingênuo do que pensar que o mal nos deixaria na conversão. Veja o que o Apóstolo Paulo escreveu:
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo c…

O inferno é real? Que significa o Lago de Fogo que a Bíblia descreve?

Em uma pesquisa do grupo Got Questionsfoi constatado que mais de 90% das pessoas no mundo creem em um “céu”, enquanto menos de 50% creem em um inferno eterno..




Isso é alarmante, os dados nos mostram que estamos lidando com valores eternos,  e que as pessoas ignoram tal doutrina extremamente importante da teologia cristã. Não podemos brincar com esse tipo de ignorância.
Pode ser realmente duro de imaginar, mas a verdade é que o inferno é tão real quanto o céu.  Se não crermos na existência do Inferno, como diz nas Escrituras, também não entenderemos o que é o Céu, como também diz as Escrituras. Essa dificuldade de compreender a punição divina é percebida porque o ser humano sente dificuldade em conciliar a Justiça divina com sua bondade. O certo é que Deus julga os homens segundo o seu padrão de justiça que é muito mais elevado que o nosso, e isso não é tão simples de aceitar. C. S. Lewis uma vez escreveu:

"Não há nenhuma doutrina que eu removeria de mais bom grado do cristianismo do …

Cadê nossa fé?

Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Hebreus 11:27

Poucos de nós teríamos a coragem de dizer que temos pouca fé.  Reservamos o título de incrédulos para os que não vão à Igreja  e estão enganados pela idolatria. O que não percebemos é que podemos ser perfeitamente ortodoxos, doutrinariamente irrepreensíveis e profundamente bíblicos porém, estarmos secos por falta de fé. Homem sem fé = incrédulo. Um incrédulo não crê que Deus cura. Um incrédulo não crê que Deus possa salvar qualquer pessoa. Um incrédulo não crê que Deus possa restaurar a vida financeira. Em resumo, o incrédulo não admite que Deus possa intervir poderosa e soberanamente para mudar algo em sua vida ou na vida de alguma outra pessoa. Ele não acredita  de "verdade" que suas orações possam ter resultados. Moisés não foi incrédulo, ele viu o invisível, porque tinha muita fé no Deus que o chamou e o vocacionou. Um incrédulo não vê nada além do mundo natural, ou seja…

As bases da Igreja . Efésios 2.20-22

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2.20-22
Uma base sólida é importante para qualquer construção que se pretenda durar.  Grandes e magníficas construções como a imensa Catedral de Lincoln, na Inglaterra, a Grande Pirâmide de Gizé e o famoso Coliseu romano foram construídos com materiais e formatos diferentes, por arquitetos diferentes. Porém sua resistência durante séculos demonstra que foram solidamente construídos e que sua base era forte.  Estas estruturas gigantescas sofreram abalo durante a história, mas até hoje continuam de pé, solidamente.
A Primeira Pedra
Paulo usa a figura de um edifício que ilustra o maravilhoso templo espiritual de Deus, nós somos pedras vivas construídas e Cristo é a pedra angular, a principal.  Jesus foi a pedra de esquina da…

Sou cristão - posso fazer tatuagem?

Respondendo primeiramente de forma objetiva a pergunta: Sim posso fazer. Tenho liberdade em Cristo para isso. Mas como todas as coisas, deve haver um critério bem claro para isso, afinal somos templo do Espírito Santo e o que fazemos em nosso corpo deve ser feito com sabedoria para a glória de Deus. Biblicamente não há nada no Novo Testamento que diretamente proíba o uso de tatuagens. Há no Velho Testamento leis que impedem a realização de incisões ou marcas permanentes na pele (algo como as modernas tatuagens), o texto   de Levítico 19.28  diz:
“Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”
Mas como todos os crentes deveriam saber, nós não seguimos mais as leis cerimoniais  do período mosaico. Os que usam este versículo para condenar as tatuagens estão elaborando uma doutrina baseada em ordenanças que já não são mais válidas para nossos dias.  Estamos na vigência das ordenanças deixadas por Cristo e seus apóstolos à igreja. Entretanto, tem…

De olho nas raízes

Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
Existe algo que precisamos observar. O ser humano, em geral, possui uma tendência de atentar mais ao externo de tudo. Pense comigo. Olhamos para um bolo com cobertura e já logo o achamos agradável. Olhamos uma flor, mas atentamos as suas pétalas. O superficial tem sua contribuição em nosso cotidiano, mas não é somente dele que precisamos, é preciso ir além. Alguém rega semanalmente uma espécie de plantas que cuida, cultiva e no cotidiano, por sua superficialidade no “corre-corre”, não atenta para a raiz de sua tão amada plantinha. Mas, com o passar dos dias, as folhas daquele ser passam a secar, e quando a bela planta quase está a fenecer, quem a cuida olha suas raízes e ali detecta o problema: está faltando água.

Assim como a planta, são as nossas raízes, fundamentos de nossa vida e fé. Quando não olhamos, cuidamos, cultivamos com cuidado e atenção tudo o que embeleza nossas vidas começa a fenecer. Nossa …

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações