Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 27, 2017

O Choro do Apóstolo - Estudo em Filipenses 3.18,19

Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Filipenses 3:18,19




Um texto expressivo, vivo e ardente que o Espírito Santo nos deixou como um alerta para os nossos dias. Por que Paulo, o apóstolo dos gentios chorou? O que o levou a sentir tal dor e aflição no seu coração?
Me proponho a fazer uma breve análise deste texto e trazer uma aplicação prática dele para nossos dias:

1º - Porque muitos há 
O apóstolo Paulo, defensor incansável do evangelho, um servo fiel que doou seu sangue, seu suor e suas lágrimas em favor da Igrejase deparaseguidamente com um tipo de falso crente. Tem nome de cristão mas não é.
Missionário viajado, experiente, o apóstolo sabe que eles são como ervas daninhas enraizadas na Igreja, entre o povo de Deus. Eles precisam ser  marcados, distinguidos dos servos fiéis,  na congregação, pa…

Nosso Deus não brinca.Salmo 119.116.

Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. Salmo 119.116.


Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança. Salmo 119.116.
Vergonha, desconfiança, descrença e desesperança. Todos fugimos disto. Assim como o salmista queremos estar seguros, confiantes. E temos razão para isso. Nós, que amamos e servimos a Deus, estamos, como o salmista, sendo sustentados diariamente  por Ele, nossa vida está sedimentada nas promessas do Altíssimo. Esperamos nelas, somos alimentados em nossa fé por esta esperança. E se Deus mentisse? Isso não seria nada menos que um desastre. De que nos adiantaria confiar em um Ser Onipotente, Onisciente e Onipresente, que pode tudo, sabe tudo e está em todo o lugar, mas que não fosse absolutamente confiável? Se esse Ser fosse brincalhão e gostasse de fazer piadas, talvez  também fosse de seu agrado pregar peças e gostasse de dar risadas da espécie humana e de todas a…

O eu oculto.Jeremias 17.9

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17.9
Enganoso, corrupto e profundamente desconhecido. Estou falando do meu coração, estou falando do seu coração. Somos um emaranhado confuso de emoções, ideais e sentimentos que nem nós mesmos, nem ninguém consegue desvendar com segurança. E é deste coração que saem nossas decisões, nossos medos, nossas fraquezas, as vãs maquinações, vaidades, invejas, cobiças e maldades. E é deste coração que também sai algumas coisas boas, palavras de carinho, encorajamento e tantas outras coisas que fazem com que nos sintamos alegres. O profeta Isaías conhecia seu coração e conhecia também o do resto da humanidade. Somos todos confusos e igualmente desconhecedores do tamanho de toda nossa maldade e fragilidade. O bem que desejamos, sempre é bem menor do que o que realizamos. Nossas tentativas de evitar o mal que anda dentro de nós são muitas vezes fracassadas. A mais pura verdade é que a maioria de…

O equilíbrio do Dom.

Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Quando se fala em presente entendemos como algo valioso e útil a quem se oferece. A palavra dom também tem uma conotação de presente e geralmente percebemos o dom unido a alguém que tem um grande talento, uma habilidade ímpar para desempenhar algo relevante para si e, por conseguinte, para os demais. É importante buscarmos a moderação. Mas o que é moderação? Moderação significa ter a noção correta e exata da capacidade que nos foi dada por Deus. Nem mais nem menos, mas a noção exata. Isso nos impede de darmos o “passo maior que a perna” e de pensarmos de nós mais do que convém. Somos levados então ao equilíbrio para melhor usar nossos potenciais e também à completude dos dons de nossos semelhantes. Quando o Apóstolo Paulo trata sobre os dons em Romanos 12, nós observamos que ele nos exorta a termos moderaç…

Somos melhores juntos. Salmo 119.115

Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus. Salmo 119.115


Perceba uma batata ruim apenas, uma simples , pequena e mísera batata. Coloque-a num saco onde estão muitas outras batatas boas, centenas delas. Quanto tempo levará para que todas estejam estragadas? Agora coloque uma batata boa, uma apenas, num saco com muitas batatas estragadas. Quanto tempo levará para que aquela simples batata boa esteja contaminada por todas as outras? Por quanto tempo um homem reto e íntegro pode resistir às investidas dos ímpios para que ele também se entregue a corrupção? O salmista não estava interessado na companhia dos ímpios. Ele não desejava o convívio íntimo com os malfeitores. Ao salmista que teme ao Senhor e pretende cumprir-lhe os mandamentos uma amizade ímpia faria-lhe mal. Assim como as batatas estragadas contaminam facilmente a batata boa que está isolada, os homens ímpios também, como são maioria no mundo, podem contaminar rapidamente o fiel e íntegro servo …

Total de visualizações