Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 2, 2017

Onde está firmada nossa vida?

Nada no mundo possui valor semelhante à obediência e o prazer que ela traz aos filhos de Deus, quando submissos estão à Sua vontade. O mundo e seus enganos pregam, induzem à “facilidade” do “seguir o coração”. Mas, a Bíblia, a Santa Palavra de Deus adverte-nos que o coração é perverso e enganoso. Então, qual seria o benefício de uma vida guiada pelos deleites da natureza humana? Conhecemos a vontade boa, agradável e perfeita de Deus quando buscamos as Escrituras e, pelo Espírito Santo, podemos nos submeter a ela. Distante de qualquer especulação, fantasia e, até mesmo podemos dizer, falácia de que seguir o coração é o melhor para a alma humana. Sabemos que, por meio da renovação do nosso entendimento podemos, dessa forma, experimentar a Perfeita Vontade do Senhor. Sem um padrão Bíblico, sem um modelo, o coração cede à mágoa, cede à discórdia, rompe em cólera, agita em inquietude, e tantos outros pecados. Com Deus, nossa vontade e mente, não serão perfeitas mas, serão alertadas sobre o …

Ecclesia semper reformanda est

"Ecclesia semper reformanda est" é uma frase usada pela primeira vez por Karl Barth em 1947, alegadamente derivada de um ditado de Santo Agostinho. Significa "A Igreja reformada deve estar sempre se reformando".
Outra variação desta é: “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est”, de autoria do reformado holandês Gisbertus Voetius , na época do Sínodo de Dort; Há também o "Ecclesia reformata, semper reformanda" usado como lema de várias Igrejas reformadas ao redor do mundo.
O que isso significa?  Que importância tem para nós hoje? Vou ilustrar: Sabe aquela doença chata que exige uso de remédio diariamente e visitas regulares ao médico por toda a vida? Pois é, tratamento constante, por toda a nossa existência. Uma doença  que vamos ter de levar por toda a vida. O tratamento nos mantém vivos, mas se não tratar fatalmente morreremos. Bom, o pecado faz o mesmo em nós. Ele é como uma doença que nunca sanaremos por completo nesta vida, todo ser humano vai ter de lida…

Está ótimo, mas não é hora de relaxar. Neemias 6:15,16 e 7:4,5

Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias. E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.  Neemias 6:15,16

Neemias era um homem  bom , correto, íntegro, sua função era ministro do rei, era seu copeiro, alguém com alto cargo de confiança. Ele não estava satisfeito com a riqueza e o conforto do palácio Real. Ele queria estar perto de seu povo que estava sofrendo. Queria voltar à Jerusalém, sua amada terra. Ali Neemias pede permissão ao rei Artaxerxes para que ele fosse ajudar a reconstruir os muros da Cidade Santa. Apesar disso ninguém poderia imaginar que aquele copeiro seria um líder, um governador, um homem com fibra e autoridade para liderar uma grande multidão. Ele não entendia de construção, nem de liderança, nem era um homem de política. Era um copeiro, lidava com bebidas, era essa sua função. Mas …

Um presente Inusitado. Salmo 119.111

Os teus mandamentos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração.  Salmos 119:111

Há nestes versos um fluxo importante. Parte de Deus para o homem. Doador e recebedor. Um Pai repartindo, outorgando sua  herança a  um filho. Flui do alto para as regiões inferiores, à terra. Qual a herança que o Pai celeste deu ao seu filho? Vamos lá, partindo de Deus, olha só o que o salmista recebe:
"Os teus  mandamentos"
Nossa! Realmente temos de pensar com cuidado nisto. Não me parece óbvio que algum filho queira receber como herança ou como presente ordens. Quem de nós recebe ordens como presentes? Ou receber mandamentos? Veja lá, o pai para seu filho: "Parabéns meu querido, vou te dar de aniversário um conjunto de regrinhas pra seguir, que tal?" Possivelmente esse filho poderia olhar o pai com uma cara de descontentamento. Não é um presente comum de se receber . Na verdade  é um presente totalmente contrário á nossa natureza, pois nós desejamos bens materiais como pres…

Preste atenção no laço. Salmo 119.110

Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos. Salmo 119.110


O salmista está preocupado. Seus inimigos postaram uma armadilha para o derrubar, para que ele fosse pego e humilhado. 
Qual era o laço? O que lhe tentava? Sabemos que  eles queriam que ele se desviasse dos mandamentos do Senhor logo, eles desejavam que o salmista pecasse.  Sabemos porém que ele foi fiel e não se desviou dos divinos preceitos. Você já parou para refletir em quantos tipos de armadilhas corremos o risco de cair durante nossa jornada diária? O pecado é uma armadilha, uma tentação , e ele está pronto para derrubar ocristão  incauto.  Seremos constantemente tentados para fazer o mal , enquanto estivermos nesta terra. Já parou para refletir o quanto nos é difícil escapar decometer qualquer tipo de pecado?
Para alguns parece bem simples escapar da mentira, da inveja, do adultério e do roubo. Mas estes mesmos podem achar bem mais complicado escapar das armadilhas da avareza, da discórdia e da fofoca…

Uma boa tradução é necessária quando orar se tornar difícil. Romanos 8.26-27

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.  Romanos 8:26-27

Sabemos que é importante orar?  Sabemos que é essencial? A resposta é: Deveríamos saber que sim, é importante orar, é essencial. O que é orar? Resumindo, orar é falar com Deus. E como fazer? De joelhos, de pé, assentado, deitado, olhos abertos, olhos fechados. Voz alta, voz baixa, sussurrando ou gritando bem alto...
Todas as formas são válidas. Quando orar? Sempre, de modo mais frequente possível.  Mas como fazer isso? Há vários modos de orar e sempre teremos locais e momentos apropriados para cada jeito diferente. Falar é fácil, mas fazer não parece  especialmente muito fácil. Vamos continuar a conversa então... O mais importante é sabermos que é preciso orar constantemente e com muita fé que Jesu…

Total de visualizações