Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 18, 2017

Como resolver o passado? Salmo 119.107

 Passei por muito sofrimento; preserva, Senhor, a minha vida, conforme a tua promessa. Salmo 119.107


Há pessoas que gostam de morar na praia, outras que gostam de morar no campo, umas gostam de cidades grandes, outros preferem o interior, uns preferem apartamentos, outros escolheriam morar em casas. Há também um tipo diferente de pessoa, elas escolhem morar no passado.  Elas são o tipo de pessoa que tem uma memória prodigiosa e vive relembrando os erros do passado e se martirizando pelas falhas cometidas. Não que elas gostem de seu passado, geralmente elas odeiam o que lhes aconteceu , mas de alguma forma esperam que retornando periodicamente em suas memórias, talvez elas se tornem mais agradáveis. Alguns talvez pensem que possam mudar o passado.  Essa não é uma decisão acertada, primeiro por que o passado não pode ser mudado, segundo , mudar nossas lembranças é somente um outro nome para mentira, pois assim nós estaremos apenas tentando nos enganar a nós mesmos.
Aprendamos o que o modo …

O bom pai, o pai sábio - Exposição em Provérbios 4.1-13

Me entendoincapazde ministrar com eficiência sobre paternidade, por não ter nenhuma experiência como pai. Mas posso repartir o que aprendi sobre isso a partir do livro de Provérbios  no capítulo  4. Uma leitura atenta e comentada sobre  Provérbios 4.1-13  poderá ser muito proveitosa. Há de fato muita necessidade de ensinar sobre a instrução de filhos. Mas aqui há conselhos para filhos e pais. Com atenção conseguiremos preciosos ensinos , tanto para pais , quanto para filhos nestes versículos.


Provérbios 4.1-13
Não tenho certeza  de quem escreveu este provérbio, mas é inevitável que pensemos em Salomão, o homem mais sábio que houve nesta terra ( depois de Cristo Jesus). Davi, seu pai, já lhe tinha ensinado em toda a sabedoria. Ele  havia conquistado no decorrer dos anos uma  convivência íntima e muito profícua com seu Deus. Esta convivência o capacitou a passar bons ensinamento ao príncipe  Salomão,  que estava sendo preparado para ser o futuro rei de Israel. Assim como ele havia recebido de…

Uma opção de amor. Salmo 34.22

O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado. Salmo 34.22

Injustiça. Condenação de inocentes. Morte.
Poucas coisas são tão horríveis e dolorosas de se presenciar do que a condenação de um inocente. É mais terrível ainda quando todos sabem que o condenado é inocente, até mesmo o juiz que o condenou. Todos os dias milhares de pessoas morrem e são condenadas ao inferno por toda a eternidade, segundo a Bíblia. Isso não parece incrivelmente injusto para você? Não se você soubesse que estas pessoas merecem a punição eterna. Agora o outro lado da moeda. Todos os dias milhares de pessoas morrem e não são condenadas, mas vão diretamente para os braços de Deus.  E se você soubesse que todas estas pessoas eram merecedoras da punição eterna tanto quanto as outras que foram condenadas? Isso seria injusto para você? Em nenhum dos dois grupos haviam pessoas inocentes. Só culpados. Todos eram culpados e condenados à morte eterna. Vou te dizer o que me parece realm…

Os Dois Cestos . Exposição em Jeremias 24

E disse-me o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Figos: os figos bons, muito bons e os ruins, muito ruins, que não se podem comer, de ruins que são. Jeremias 24. 3 


Entre mentes brilhantes, mentes  de espantosa inteligência , pessoas de QI muito elevado, há pessoas infelizes. Muito infelizes. Por quê?

Havia uma nação corrupta, uma nação imoral e injusta, cheia de subornos, intrigas, devassidões e mentiras. Uma sociedade marcada pelo pecado e pela idolatria. Não estamos falando de Sodoma e Gomorra, nem da Assíria, não estamos falando do Egito ou do Líbano. Esta nação depravada era  Judá e a capital deste país pecador é a cidade de Jerusalém. A terra dos descendentes de Abraão, Moisés e Davi, personagens que marcaram a história bíblica como homens de fé e intimidade com Deus. Os descendentes deles estavam  moral e espiritualmente corrompidos e foram considerados dignos de punição e castigo da parte de Deus. O castigo foi a seca que havia sido uma das consequências da desobediência de …

Um presente para você - Carpe diem. Salmo 118.24

Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmo 118. 24



Nutze den Tag, carpe diem, seize the day , alemão, latim, inglês ou o  "Aproveite o dia " em bom Português. Há uma expressão em cada língua para o famoso carpe diem. O uso desta expressão é atribuído   ao  filósofo e poeta  romano Horácio , mas seu conceito já estava registrado no livro de Salmos muito tempo antes. Deus já nos tinha chamado a atenção para a grandeza do presente que recebemos cada manhã de ter o sol da vida brilhando sobre nós. Não nos damos conta da importância disto, mas é só darmos uma olhada nas estatísticas e nos noticiários que perceberemos que muitos não receberam este privilégio. Para muitas pessoas a noite chegou pela última vez. Há muitos que não desfrutam deste maravilhoso presente de Deus ( o dia de hoje) pensando no amanhã, no que farão, nas contas a pagar, no trabalho a realizar. Há muitos que se alegram mais na sexta-feira, ou na véspera do feriado porque antecede o …