Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 4, 2017

Quando os piores pecadores glorificam a Deus

Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim. Gálatas 1:23,24


Um homem mau. Temível, que provocava medo. Duro, implacável. Incapaz de ser convencido por quem quer que seja. Um homem sagaz e inteligente. Saulo de Tarso. Deus é totalmente imprevisível para o pensamento humano. Parece que Ele é especialista na lógica dos contrários. Quando é altamente provável que algo ocorra, perfeitamente previsível , o Altíssimo vai lá e faz totalmente o contrário. Quando estamos certos de que tal situação nunca poderá ser revertida ou mudada, Deus vai lá faz e  nos mostra que Ele pode, consegue transformar,  Ele inverte a ordem natural das coisas. Algo como "os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros"( Mat 20.16). Temos no Apóstolo Paulo um caso emblemático. Fariseu carrancudo, cruel , perseguidor da Igreja, um homem totalmente desprezível, alguém temido pelos cristãos primitivos. …

O êxito humilde e a queda orgulhosa. Provérbios 16.18 - 18.12

Provérbios 16.18: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”.
Provérbios 18.12: “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra”.


Muito se fala em humildade, dos frutos de um caráter humilde e dos benefícios para os relacionamentos interpessoais que primem pela nobreza. Afinal ser humilde é sim, ser nobre. Contudo, precisamos nos preocupar com o oposto da humildade ( soberba) e quais são as suas consequências para a nossa vida cotidiana e nosso relacionamento com Deus. Apesar de desejarmos um caráter humilde, precisamos entender o que não é o ser humilde, ou seja, o que é o ser orgulhoso para que possamos melhor identificar cada ação. A Bíblia é excelente, pois  ela nos traz verdades eternas sobre Deus, nosso próximo e, que incrível, ela também fala muito sobre o comportamento do ser humano, fazendo com isso que todo aquele que lê possa analisar e poder, em Deus, corrigir os seus atos A Palavra de Deus nos relata em diverso…

Amar exige sacrifício , corrigir também. Pv 26.5

Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Provérbios 26.5


Qual tipo de pessoa você prefere ser? O primeiro tipo: simpático que sempre está de boa com todos, não reclama de nada e é sempre visto como uma companhia agradável, ou o segundo tipo: o rabugento que sempre está reclamando, criticando e vendo defeitos nas pessoas? E qual dos dois tipos você queria como amigo? A maioria de nós gostaria de ser do primeiro tipo e também conviver com pessoas do primeiro tipo. Mas quem realmente age assim, sempre de boa e nunca reclama de nada, nunca critica, está iludindo a si mesmo e aos outros. Não está sendo um bom amigo. Amigos devem agir com honestidade e serem francos uns com os outros. Isso nos ajuda a crescer e a melhorar como pessoa e como cristão. Não só exaltando as virtudes mas também corrigindo com amor quando necessário. Está claro que não devemos ser também o rabugento, o reclamador profissional. Mas é preciso sensibilidade para agir com firmeza e amor. Se nosso amigo, colega…

O Ódio Inteligente.Salmos 119.104

Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.  Salmos 119.104

Você sabe odiar com inteligência? Sabe amar com moderação?
A sabedoria do salmista era odiar com inteligência. Parece estranho mas o fato é que nem todo o tipo de  amor é ideal.    O amor é a coisa mais bela, mais profunda e mais desejada do mundo. Por amor se fazem coisas extraordinárias, gestos maravilhosos, obras grandiosas. Histórias magníficas são construídas em nome do amor. Sentimento cantado e declamado por poetas e músicos. Analisando com mais detalhes, podemos perceber que nem sempre o amor é  tão belo e tão  bom.  O amor próprio elevado ao extremo gera o egoísmo, gera uma desmedida vaidade. Também, no outro extremo,  em nome do amor alguém pode valorizar tanto o ser amado que acaba por deixar de cuidar de si e de se valorizar, o que não é nada positivo.  Alguns tem tanto amor às coisas que acabam dando sua vida tentando protegê-las.Uns amam tanto sua terra,  amam  um esporte (por ex…

Leia Bíblia e aprenda a elogiar bastante. Salmo 119.103

Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Salmo 119.103


O mundo não é um lugar que ofereça muitas perspectivas para uma conversa agradável.  As pessoas em geral estão cada vez mais ríspidas e intolerantes. Não admitimos erros, não perdoamos falhas, não oferecemos uma palavra doce. Somos uma geração de pessoas salgadas, pessoas amargas . Cada vez mais ouvimos do chefe, do colega, dos vizinhos, dos familiares e até mesmo do cônjuge, palavras duras , ácidas que são proferidas sem nenhum cuidado sobre nossas vidas. E em muitos casos , nós mesmos proferimos palavras duras contra outras pessoas. Onde estão as palavras de incentivo, de amor, de carinho e de afeto? Onde estão os elogios sinceros, os "obrigados" , as palavras gentis? O salmista sabia onde encontrar palavras doces, palavras que refrescavam a alma, que aliviavam o peso das frustrações da vida. è certo que na Bíblia há também repreensão, palavras duras, frases de juízo, mas …

Total de visualizações