Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 7, 2017

Esquecer da vida. Salmo 119.93

Jamais me esquecerei dos teus preceitos, pois por meio deles que preservas a minha vida. Salmo 119.93
 Você é esquecido? Já esqueceu algo importante, como uma carteira, um documento, um celular?
Já? Quantas vezes? Tudo bem , vamos ir mais longe, bem mais longe. Você já esqueceu da sua esposa , de seus filhos, de sua mãe ou pai? Você já esqueceu de você mesmo, esqueceu de viver? Logicamente que não você responderia. E me responda agora, você já esqueceu de Deus? Quem lembra muito de si, muito do que gosta, muito do que quer, acaba geralmente esquecendo de coisas importantes. Mas Vitor, a coisa mais importante  para mim não é eu mesmo? Desculpe-me responder de modo desagradável, sei que minha resposta não será popular e nem muito menos aceita pelos grandes filósofos, acadêmicos e pensadores da atualidade. Deus é o mais importante na vida do homem, o homem que esquece do Criador para focar sua vida em si mesmo é um homem desgraçado, sem verdadeira alegria e vive inflado por um orgulho e uma v…

Angústia, a dor oculta. Salmo 119.92

Se a tua lei não fora o meu prazer, então eu teria perecido na minha angústia. Salmo 119.92





Dor indefinível. Sentimento de pesar, de aflição, de inquietude.É uma tristeza aguda que aflige rápido e inesperadamente. Isso é angústia. Não é o mesmo que ansiedade, pois esta se preocupa excessivamente com o futuro , o porvir , é um medo com o que pode ocorrer; a angústia é verdadeiramente indefinível,  é aflição e  dor intraduzíveis. Muitas pessoas  angustiadas geralmente sabem que algo vai mal consigo , mas não consegue imediatamente distinguir o quê. Existem várias pessoas angustiadas hoje no mundo, algumas já descobriram os motivos de sua angústia: problemas no trabalho, no casamento, problemas com amigos, drogas, vícios, iras, ressentimentos. Tudo isso e muito mais podem causar angústia. A angústia é uma crise, mas é uma crise passageira. Se ela se aprofundar pode gerar uma depressão ou ainda uma ansiedade crônica. Daí o quadro se torna bem mais grave. O salmista estava sofrendo, teve um pe…

Tudo é ordem. Engrenagens do Universo. Salmo 119.91

Conforme a tua ordenação, tudo se mantém até hoje, porque todas as coisas te obedecem. Salmo 119.91

Se você chamar alguma pessoa pelo nome  ela lhe atenderá, lhe ouvirá. Se chamar seu animal de estimação ele também atenderá; Tudo muito simples e natural. Tente agora chamar uma pedra da rua, tente gritar para uma porta se abrir.  Mande uma cadeira balançar ou uma mesa sair voando. Sei que parece absurdo isso, realmente, os seres vivos são capazes de nos ouvir, atendem algumas ordens  ( nem sempre é claro, mas eles pelo menos nos ouvem). Mas os seres inanimados não tem ouvidos nem percepção alguma, não reagem a nada que façamos ou digamos.  Para Deus , incrivelmente todos os seres tem ouvidos. Todo o universo atende imediatamente à voz do seu Criador. Ele manda e os seres inanimados como rochas e  montanhas se transportam de lugar,  uma ordem sua e os mares param de rugir. Numa simples frase: Haja sol e o sol, atento,  passou a aquecer a terra. Noutra simples frase: "Cessa-te vento&q…

Mais fiel e inabalável que o Universo. Salmo 119.90

A tua fidelidade é constante por todas as gerações; estabeleceste a terra, que firme subsiste.Salmo 119.90

Nasce sol e morre o sol, passam as horas, os meses , os anos , séculos e milênios. Aí temos a terra com seus 4 bilhões de anos, como dizem os cientistas, o Universo com seus 16 bilhões de anos. Desde antes  que houvesse tudo isso, todo este cosmo , Deus já planejava o curso da história  dos homens. Nada do que vemos surgiu por acaso, tudo tem perfeitamente seu lugar e seu objetivo para a mente infinita do Criador. E ele já planejou o tempo adequado para que todas as coisas ocorram. Depois de tudo pronto e acabado, aprouve ao Senhor fazer introduzir aos homens sua maravilhosa Palavra, a Bíblia Sagrada, e é por meio dela que descobrimos que Deus é fiel para com o  povo que ele chama de seu. As montanhas, os mares , os planetas e  o cosmo nada é mais inabalável do que a Palavra de Deus, nada pode ser mais fiel que Deus. Deus é fiel conosco mesmo antes de existirmos, e isso se confirma pe…

Não oscile, segure-se na rocha. Salmo 119.89

Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus. Salmo 119.89


Pessoas cuidadosas quando vão sentar em algum lugar desconhecido avaliam a estrutura para ver se o mesmo está em bom estado para evitar um tombo desagradável. Olham se está firme, se não oscila , se o material não está enferrujado ou comprometido e  só então podem usar com segurança. Não é bobagem , é segurança. Eu já quebrei um suporte de mão do carro de um amigo, quando estava de carona, por não avaliar suficientemente as estruturas.  Eu  não me machuquei , mas poderia ter precisado daquele suporte em uma curva e por fim ter me ferido. Por outro lado, nunca quebrei uma cadeira ao sentar nela, mas tem gente que já conseguiu fazer isso. Cuide, falta de atenção pode matar. Em tudo na vida é preciso conferir constantemente se estamos realmente firmes onde estamos. É preciso checar convicções, crenças, estruturas, e até mesmo as pessoas. Sim é preciso checar se as pessoas em que depositamos confiança são dignas disso. O …

A flor que nasce no deserto. Salmo 119.88

Vivifica-me segundo a tua benignidade; então, guardarei o testemunho da tua boca. Salmo 119.88


Vivificar é tornar a ter vida, reanimar, renovar. Deus vivificou o barro da terra transformando-a em ser vivo, o homem. Desde Adão e Eva , todos nós nascemos e somos gerados em pecado. Isso significa explicitamente que somos gerados e programados desde o nascimento para a morte. Inescapável realidade. Precisamos de vida, mas esta vida não vem de nós , vem de Deus. O pecado nos tirou da presença de Deus, nos tirou da presença da vida, agora jazemos na expectativa da morte certa. Mas pior ainda do que termos a certeza da morte física, ainda precisamos lidar com a certeza da morte moral, espiritual e emocional do homem. A raça humana está doente, doente das emoções, dos sentimentos, doente da alma. Todos  precisamos lutar contra a tendência natural do nosso eu em procurar as coisas que nos afastam da vida, nos afastam de Deus e de seus maravilhosos propósitos para nós. Mas o salmista confiava na bo…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações