Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 19, 2017

Não seremos derrotados sem lutar.Salmo 119.81

Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra. Salmo 119.81

Alma desfalecida, coração em conflito. Ao lermos qualquer um dos 150 salmos percebemos que todos eles são expressivos, todos eles trazem uma fortíssima carga emocional. Os salmistas choram, cantam, riem, exaltam em voz alta, tocam instrumentos, se iram, se alegram, se deprimem, entristecem. O salmo 119 não é exceção, seu compositor era um homem muito intenso, muito expressivo. 
Porém, neste versículo o salmista diz que sua alma desfalece. Não há sinal daquela intensidade outrora presente em vários versos anteriores. Foi-se sua energia. Percebam, desfalecer significa causar a diminuição da força; perder a disposição, deixar de possuir a intensidade; Eu enxergo a alma do salmista definhando-se, energia gasta, alma consumida.  O salmista tem uma sensação de esgotamento,ele estava esperando que Deus lhe viesse trazer  o consolo prometido, mas nesta  espera sua alma havia se afadigado. Assim como  o escritor deste …

Verdade ou vergonha. Salmo 119.80

Seja correto o meu coração nos teus estatutos, para que eu não seja envergonhado. Salmo 119.80



As pessoas estão acostumadas a mentir, a mentira as  livra de embaraços imediatos. A mentira pode   tirar o peso de uma vergonha, mesmo que seja momentaneamente. A mentira é usada como um escape rápido para uma humilhação iminente. Há muitas coisas que fazemos que não gostaríamos de admitir. Há muitos pecados, muitas falhas, muitas mesquinhezas que detestaríamos que outras pessoas soubessem. Somos cheios de defeitos, mas estes defeitos não raro estão ocultos diante dos olhos de nossos semelhantes. Há porém situações em que  somos confrontados por alguém devido aos nossos erros, falhas e pecados,  neste caso  há duas opções, ou reconhecemos e aceitamos a correção , ou negamos, mentimos e evitamos o constrangimento. Qual das duas opções você escolhe? A mais fácil ou a mais difícil? A que leva ao arrependimento e a vida ou a que leva ao endurecimento e à morte? Não podemos dizer que essa é uma escol…

Amigos íntimos.Salmo 119.79

Voltem-se para mim os que te temem, e aqueles que têm conhecido os teus testemunhos. Salmo 119.79


Você está em casa, de férias, entediado e pensando em convidar os amigos para fazer um churrasco. Quem você convidaria? Vamos lá , se eu encher minha casa de beberrões e fanfarrões o que posso esperar que de proveitoso se converse? Posso ser a pessoa mais inteligente do mundo mas com uma companhia desta qualidade claramente esperarei bagunça, desordem e bobagens de todos os tipos. E se eu encher minha casa de traficantes de drogas? E se eu encher de políticos corruptos? Ok, você não enche deste tipo de pessoa.   Que tipo de pessoa você é? Quem são seus melhores amigos? Quem você convidaria para um churrasco em família? São perguntas interessantes. Olhe o que o escritor deste verso diz: "Voltem-se para mim os que te temem." Ele deseja a companhia dos servos de Deus, daqueles que como ele compartilham sua fé e seu amor ao Senhor . Poxa vida , se seu maior interesse for no campo da filosof…

Servidão ou soberba.Salmo 119.78

Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.  Salmo 119.78

O que é uma pessoa soberba? Além de sentir-se superior, a pessoa soberba menospreza os outros, considerando-os inferiores. Trata  os seus semelhantes de maneira perversa e cruel. Ela ridiculariza, zomba, escarnece e faz "pouco caso" dos outros. 
Há um contraste marcante nestes versos. Os soberbos de um lado e de outro o salmista. Os soberbos tratam o salmista com perversidade. O salmista medita nos preceitos de Deus. O soberbo se sente dotado de  grande importância,  se acha o protagonista  e   relega todos os outros um papel secundário, o papel de coadjuvante. Ledo engano, não somos protagonistas de nada, nem mesmo da nossa história. Quando tentamos ser protagonistas da nossa vida nos damos mal, erramos nosso alvo , nossa missão de vida e atraímos a ira de Deus , afinal isso se torna idolatria do ego. Há muitos que idolatram seu próprio ego hoje em dia. O…