Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 8, 2017

O Contrato Divino. Salmo 119.65

Tens usado de bondade para com o teu servo, Senhor, segundo a tua palavra. Salmo 119.65


Comprador e vendedor se assentam para tratar dos valores de determinada propriedade.  Eles se comprometem com  um acordo satisfatório. Chega então a hora de lavrar o documento de compra e venda. Eles vão ao Tabelionato e firmam o compromisso entre si, o comprador compromete a pagar o valor devido e o vendedor a transferir a propriedade para o nome do outro. Ali perante o Tabelião eles assinam o documento. Pronto, assinado e reconhecido oficialmente,  agora os dois podem descansar, não estão baseados apenas numa promessa verbal, mas num documento escrito, reconhecido e assinado e que poderão usar em qualquer momento para comprovar que o que foi combinado tem garantia legal. Mas e Deus, ele tem feito algum tipo de contrato conosco? Deus está comprometido conosco, com sua Igreja, com seu povo, muito comprometido. Tão comprometido que entregou seu próprio Filho, Jesus para ser crucificado e morto pelos no…

A Bondade de Deus. Salmo 119.64

A terra, ó Senhor, está cheia da tua bondade; ensina-me os teus decretos. Salmo 119.64



Olhe a terra repleta de belezas, de coisas dignas de apreciação, é fácil se encantar com as perfeições da criação. Vemos as Cataratas do Iguaçu, o Pão de Açúcar, o Monte Everest, entre  tantos outros  atrativos da Criação, lindas paisagens! É natural  que exaltemos a Deus por sua graciosidade criativa. Deus é bom. Deus é bondoso.  O tempo todo, Deus é bom.  Deus é cheio de bondade. Sempre bom. Muito e sempre bom. Mas este mundo também tem vulcões, terremotos, maremotos, inundações e coisas terríveis que causam destruições e mortes. Ao olharmos este lado  parece que este mesmo Deus bom  tem um lado mau , carrancudo e destrutivo. Mas não é bem assim. Há ainda as doenças, epidemias, transtornos, os males causados pelo homem como assassinatos, guerras, violências, poluição. Deus não poderia evitar tudo isso? E se poderia por que não evita se é um Deus bom? Eu gostaria que aprendêssemos com o salmista . Ele …

Em ótima companhia. Salmo 119.63

Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos. Salmo 119.63


Quem não conhece o famoso provérbio popular " Me diga com quem anda que eu te direi quem és" ? A gente facilmente detecta que pessoas que andam muito juntas invariavelmente tem muitas coisas em comum. Um jovem  surfista andará com jovens surfistas, um senhor de idade que adora xadrez terá amigos que jogam xadrez, uma mulher que gosta de fofocas andará com outra que gosta de fofocas, um homem que gosta de mentiras andará com outros mentirosos.  É claro que é preciso dizer que há exceções, mas as coisas naturalmente caminham deste jeito. É bem fácil de perceber  que as características  das nossas companhias mais próximas são referências muito fortes de nossas próprias características. É muito bom e agradável conviver com pessoas que tem os mesmos valores, ideais, convicções e preferências. Temos tendência de andar  ao lado de companhias que façam mais sentido para nós. Um grupo de amigos é …

Um tempo para louvar a justiça de Deus. Salmo 119.62

À meia-noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos. Salmos 119:62


O que você faria para Deus se não recebesse nada em troca? Você o louvaria? Pois bem vejamos o salmista o que diz. Hoje em dia alguém ficar acordado até meia-noite não é raro. Desde que inventaram há mais de dois séculos a luz elétrica,  existe uma multidão de pessoas que ficam até a madrugada estudando, conversando, assistindo TV, mexendo na internet, mexendo nos Smartphones entre outros entretenimentos. Mas não foi sempre assim, na época em que o escritor compôs o salmo era muito difícil fazer qualquer atividade depois que o sol se punha e findava o dia. A noite era utilizada basicamente para jantar, dormir e recobrar as forças para outra jornada cansativa de trabalho no dia seguinte. Quase todo mundo deitava antes das 22 horas, pois depois de o sol findar, eles lavavam-se , jantavam , conversavam um pouco e não tinham outra coisa a fazer a não ser dormir e repousar dos fatigantes afazeres diários. No horári…

Potência não é nada sem Controle.

Abraão é considerado o maior exemplo de fé do Antigo Testamento. O patriarca é reconhecido pela confiança que depositou em Deus e por perseverar em meio às adversidades. Mas Abrão não foi sempre um homem de fé exemplar. Quando Deus o chamou, estava no meio da idolatria própria dos babilônios.Talvez em nossa ótica pensássemos que ele era alguém de quem Deus  se agradaria , era um idólatra entre  tantos outros. Mesmo assim aprouve ao Senhor escolher Abrão. Ele lhe  fez uma grande promessa e lhe ordenou que fosse para uma terra desconhecida , terra que Deus lhe mostraria. Abrão obedece parcialmente,  pois não deixou a sua parentela nem a casa de seu pai, como fora lhe ordenado,  nem tampouco chegou à terra que Deus lhe prometera dar. Abrão, desobedecendo ao Senhor,  leva consigo seu sobrinho Ló, seu pai Terá, que não faziam parte do plano divino, além de sua esposa, esta sim parte da promessa e servos. Ao chegarem na região de Harã, morre o pai de Abrão. Logo depois ocorre uma disputa entre o…

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações