Pular para o conteúdo principal

Deus de amor Leal. Salmo 119.124

Trata o teu servo conforme o teu amor leal e ensina-me os teus decretos. Salmo 119.124
  


Deus é Deus de amor leal.  Não falha, não se altera, não se abala. 
Lemos esta que é uma oração de petição. O salmista se dirige a  Deus pedindo para que sua vida fosse edificada sobre fundamentos firmes, sólidos, ele queria  ser instruído pelos divinos preceitos.

Se Deus garantisse algo, estava garantido. Percebemos que o escritor aqui desejava garantias. A Palavra era uma garantia,  por isso conhecer a palavra era imprescindível.



Pensemos agora na Magna Carta.

A Magna Carta é um documento assinado em 1215 para limitar os poderes da monarquia na Inglaterra. Na época, a carta foi assinada pelo rei João, que se encontrava no trono inglês. John Lackland ( o Rei João) e Stephen Langton foram seus autores, segundo alguns historiadores.  Ela significava claramente que o povo tinha direitos e que o rei não poderia burlar estes direitos por qualquer pretexto. Para estabelecer os limites da autoridade real sob o povo e dar segurança ao mesmo foi assinado um documento que definia isso nitidamente, este documento era a Magna Carta;

Nós, brasileiros temos uma "Carta Magna", ela nos garante direitos e deveres, nós a chamamos de Constituição e foi feita em 1988. Todo presidente deve ser submisso aos ditames e ordenamentos de direito deixados na Constituição. Não se pode apartar deles sob o risco de deposição. 

Deus, ao nos dar a sua Lei, foi especialmente amoroso, pois nela o Altíssimo assume um compromisso autoimposto de  exigir de nós somente aquilo que está escrito e nada mais.  Foi autoimposto pois Ele não precisava disto. Ao Altíssimo ninguém pode depor, não se pode tirar Deus de seu trono.  Se Deus mentisse, falhasse ou nos enganasse, ninguém o poderia julgar ou corrigir. Se Ele desejasse nos destruir por simples prazer, Ele o poderia e ninguém poderia resistir. 
Maravilhosamente nosso Deus não age assim; Ele não vai nos  punir, nem nos julgar, nem vai agir  com ira ou com amargura conosco se estivermos escudados em sua Palavra. Somos protegidos da ira divina pela obediência à Sua Palavra.

 O salmista sabia disto, sabia que Deus era Leal e que jamais passaria por cima do que estava ele mesmo havia  escrito, ele sabia que  não  agiria por impulso   e também não agiria caprichosamente com seu povo destruindo-o.  O modo que ele agiria era de acordo com o que estava escrito a seu respeito, eles poderiam estar seguros.

Mesmo que muitos vejam como negativo, como algo ruim, pesado e punitivo, a entrega da Lei é um ato de confirmação do amor de Deus  ao seu povo escolhido. Só este povo saberia como agradá-lo da melhor forma e da melhor maneira e também seria recompensado por isso. 


O povo seria abençoado e protegido pelo Senhor

Além de não punir, o Senhor promete bênção ao povo que prestar obediência aos seus estatutos. Não é necessário muita sabedoria para compreender que há grande vantagem em conhecer os estatutos divinos e há grande prejuízo em desconhecê-los.

Por isso percebemos que todo empenho do salmista está em  ser ensinado pelo próprio Deus o modo como Ele deseja ser obedecido. Há muito proveito em conhecer detalhadamente a Lei do Senhor.
Temos uma Carta Magna, a Bíblia, nos recomendando o modo aceitável de obedecermos ao Senhor. Aprender sobre a Bíblia é um ato inteligente  de nossa parte, fazemos bem a nós mesmos assim procedendo.Naturalmente não conseguiremos obedecer-lhe sempre em tudo, erramos e somos corrigidos, mas mesmo assim, nosso Senhor providenciou para que  Jesus pagasse o preço da punição eterna que pesava sobre o pecado que havia em nós. Pela sua graça somos protegidos da destruição.

Deus é Deus de amor leal, ela não ignora compromissos.



 Fontes de pesquisa

João sem Terra ou John Lackland, Rei da Inglaterra
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RBJoaoST.html




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores