Pular para o conteúdo principal

Como perder minha salvação?



A pergunta é complicada  e gera muitos mal-entendidos no decorrer da história da Igreja.  Ela exige uma resposta franca e objetiva. Vou dá-la.  A escada vai ajudar a explicar. Já veremos.


Uma vez salvo, salvo para sempre?
Sim. Naturalmente. Salvos sempre. Sempre salvos. Nossa segurança vem do fato de que não somos nós os responsáveis pela dádiva da Salvação, não  podemos nem prover e nem manter a salvação, pois ela é um dom sobrenatural concedido por Deus. De graça !

Eu ilustro da seguinte forma:
Imagine um homem tem que subir em uma escada para se salvar. Ele precisa que alguém segure a escada pois ela balança muito.
Você temeria por sua salvação se Jesus segurasse a escada? Não?
Ok. Eu também não. Mas eu creio que para o ser humano, Jesus não apenas segura a escada, mas  ele próprio  nos ergue nos braços e nos leva em segurança em direção aos Céus. Por nossas forças nem na escada conseguimos subir.
Se Jesus me leva em seus braços eu não temerei perder minha salvação e nem "cair da escada". Já quem tenta subir sozinho é outra história....

Ter certeza da salvação é essencial isso mostra que não confiamos em nossos esforços para conquistar ou manter a graça da salvação. Esta segurança vem da certeza absoluta de que o sacrifício de Cristo é suficiente para perdoar nossos pecados e que o perdão  foi recebido de  uma vez e para sempre. Estamos eternamente seguros em Cristo.

Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.  
1 João 5.13

João escreveu para crentes que temiam por sua salvação, temiam perder este dom tão preciso da parte de Deus. 
É possível que eles vivessem oprimidos na sensação de que no dia de amanhã talvez não conseguissem atingir um padrão de arrependimento e de santidade tão elevado que pudessem ter esperança de vida eterna. Sem a segurança de sua salvação o crente acaba ficando  tímido e retraído com medo de perder sua vida eterna. Ele fica inseguro. Ora, um crente não pode estar inseguro quanto à sua vida eterna, doutra sorte viveria coberto de medo e de ansiedades.

Meus irmãos,  vocês que creem que Jesus é o Filho de Deus, que nasceram do Alto, vocês estão eternamente seguros nas mãos de Deus, jamais serão arrebatados delas. Não há pecado demasiado difícil  que uma pessoa possa fazer que Deus não pode perdoar. Nós  podemos encontrar a certeza de nossa salvação meditando  e estudando a Palavra de Deus , pois ela é a nossa fonte de verdadeira sabedoria de Deus.

Quando alguém se converte ao Senhor Jesus   este é   introduzido entre os eleitos de Deus e moldadas para serem a imagem de Cristo.
A segurança da salvação vem pelo labor do Espírito Santo  em nós. O Espírito  nos sela para o grande dia da sua vinda.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
João 10.27-29

Há alguns que pensam: "Hoje estou salvo, amanhã não sei."  "Agora estou salvo depois não sei". "Agora pequei, perdi minha salvação. Pedi perdão , agora salvo de novo."

Será que não cansa? Salvo- Não salvo, Não-salvo, Salvo-Salvo. Não-Salvo-Não Salvo.

O Espírito Santo usa a Palavra de Deus a fim de trazer segurança, da mesma forma que usa a Palavra para produzir a convicção dos pecados e o novo nascimento.  Essa segurança traz uma paz baseada na graça que nos foi revelada na obra que Cristo cumpriu na cruz . 




Licença para pecar ?
Alguns detratores da doutrina da segurança eterna ensinam que ela abre brecha para que o crente viva de modo irresponsável e irrefletido  no mundo do pecado. Eles dizem que estamos a dar-lhes licença para pecar. Desta forma  uma vez que alguém se autoproclame um salvo, um eleito, ele praticará os mais grosseiros tipos de pecado por estar seguro da salvação.

Essa é uma acusação descabida, pois a doutrina da  segurança eterna nos ensina que se o homem realmente nasceu de novo ele dará frutos de arrependimento, ele viverá de modo a agradar o seu Senhor e Salvador ele agora quer viver para Deus.  Quem vive na prática do pecado voluntariamente, sem se arrepender e sem mudar de vida é um falso crente, um inimigo da cruz de cristo.Este nunca foi salvo e precisa se converter.

".......muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas ...  
Filipenses 3.18-21




Será que sou salvo?

A Bíblia nos dá todas as condições de descobrir se sou ou não um salvo. Ninguém que sinceramente faça esta pergunta a si mesmo fica sem resposta. Leiamos um texto de Paulo aos Coríntios:

Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
2 Coríntios 13.5

Este texto é fundamental. Vamos ponto a ponto analisar este texto. 


Examinai-vos a vós mesmos..
Examinar quem? O amigo, o colega, o irmão? Não! Nós precisamos examinar a nós mesmos. Eu não posso saber se meu irmão está sendo sincero em sua profissão de fé, se ele é realmente um salvo. Eu devo procurar em mim pois a confirmação de minha eleição.

Se permaneceis na fé;
Olha, permanecer na fé é uma condição óbvia de salvação, ninguém que perdeu a fé pode ser salvo , pois sem fé é impossível agradar a Deus. Nós confiamos que o Espírito Santo é o único que nos pode guardar de perder a fé e cremos que ele guardará os eleitos até o fim.

Provai-vos a vós mesmos;
Isso significa diariamente refletir sobre nossa conduta para darmos um bom testemunho ao mundo sobre  nossa fé.

Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?
Se Cristo não estiver habitando no coração do homem de modo nenhum ele poderá considerar-se um eleito. Um eleito vive para glória de Cristo, ele ama a Cristo, ele admira, ele exalta, ele é encantado com a grandeza do amor de Cristo.


Se não é que já estais reprovados.
Naturalmente , em quem não ocorre a fé, quem não se atenta em dar um bom testemunho de vida e quem não tem Cristo habitando no coração deve ficar preocupadíssimo, pois está longe da Salvação. Recomendo agora mesmo uma oração sincera pedindo a intervenção sobrenatural do Espírito Santo para regenerar sua vida e fazê-lo um salvo em Jesus.


Para encerrar gostaria de afirmar, com convicção, que aqueles  que os que são de Cristo jamais serão abandonados em suas lutas e fragilidades do dia a dia. Nosso Senhor não jogará fora os seus filhos que pecaram e se arrependeram, pelo contrário, Ele os corrigirá para que cresçam , amadureçam e deem frutos para glória de Deus. 
Quem segura sua escada?



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores