Pular para o conteúdo principal

Está ótimo, mas não relaxe. Neemias 6:15,16 e 7:4,5

Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.  
Neemias 6:15,16


Neemias era um homem  bom, correto, íntegro, sua função era ministro do rei, era seu copeiro, alguém com alto cargo de confiança.  Ele porém, não estava satisfeito com a riqueza e o conforto do palácio Real, ele queria estar perto de seu povo que estava sofrendo. Ele possuía empatia pelo seu povo,  queria voltar à Jerusalém, sua amada terra.

Então Neemias pede permissão ao rei Artaxerxes para que  fosse ajudar a reconstruir os muros da Cidade Santa.  Apesar disso ninguém poderia imaginar que aquele copeiro tornar-se-ia um líder, um governador, um homem de fibra e autoridade que iria liderar uma grande multidão.  Ele não entendia de construção, nem de liderança, nem era um homem de política. Era um copeiro, lidava com bebidas, era essa sua função.

Mas Deus conhecia muito bem aquele copeiro. Ele o havia moldado especialmente para esta árdua tarefa: Reconstruir os muros de Jerusalém.  Deus ergueu Neemias como cabeça da nação judaica que voltava do cativeiro, fez dele o governador e o usou como líder da reconstrução dos muros de Jerusalém que estavam assolados. Uma grande e importante tarefa, que carecia de um cabeça firme, zeloso, temente a Deus e cheio de fé.

Foi uma tarefa extremamente difícil, penosa. Ele enfrentaria o calor do deserto, o desconforto de morar em uma  cidade arrasada  em processo de reconstrução, enfrentaria a tarefa de liderar um povo desorganizado e desorientado.
A tarefa fora cumprida, acabada. O desafio gigante havia sido ultrapassado.
Pense como Neemias
 As coisas andam razoavelmente bem, você superou aquele obstáculo tão complicado que fazia você perder o sono. Seus adversários, aqueles que estavam empenhados em sua derrota foram derrotados. Deus te deu a graça da vitória.
Você até pode ter ainda  algum problema, mas nada que lhe traga grandes dores de cabeça.
Tobias e Sambalate tentaram parar a obra, mas não conseguiram.  Deus fora fiel e impedira os ataques e estratégias adversárias.
Ele reconstruiu os muros em tempo assombrosamente curto, 52 dias, um recorde.
Então?
Por mais estranho que pareça e até mesmo alguém me chame de deprimido, a verdade  é que a vida cansa. Viver cansa demais.
Não podemos nos surpreender se depois de uma grande vitória, depois de ultrapassar uma grande barreira, uma pessoa possa tropeçar e cair diante de uma pequena pedrinha. As pedrinhas derrubam quem não olha para o chão, quem não está atento.
Quando estamos inebriados com o sabor de uma conquista é bem possível que subestimemos nossos adversários e percamos nosso vigor e ânimo para combater.
Falta-nos desafio, o desânimo vem, o marasmo e o tédio também, então relaxamos.
De descanso em descanso perdemos as forças, de sossego em sossego vem a distração, de moleza em moleza vem a destruição.
Na nossa guerra diária, contra o inimigo das nossas almas, qualquer vacilo pode ser fatal. Uma mente ociosa tem capacidade e criatividade incrível para inventar novos modos de pecar. O pecado gera a ruína e a desgraça.
Neemias era um homem perfeitamente talhado por Deus para lidar com o sucesso. Ele não dormiu em cima dos louros da vitória, pelo contrário , depois de obter este sucesso avassalador, ele encontra outra tarefa , outro desafio para ocupar sua mente.
Mentes vencedoras sempre acham novos desafios para superar. Neemias fora chamado para travar as batalhas para Deus e queria vencer o máximo possível.
Vejamos o que ele fez:

"E era a cidade larga de espaço, e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas.
Então o meu Deus me pôs no coração que ajuntasse os nobres, os magistrados e o povo, para registrar as genealogias; e achei o livro da genealogia dos que subiram primeiro e nele estava escrito o seguinte:..."
Neemias 7:4,5

Enquanto outros generais ou governadores poderiam estar dormindo ou descansando depois do longo trabalho empenhado, a mente ousada  de Neemias estava procurando um modo de ajudar seu povo e glorificar a Deus.  Pense comigo: Neemias foi chamado para reconstruir os muros e isso ele fez. Nada mais  precisaria fazer, poderia voltar para donde ele viera  e viver novamente no conforto do palácio real.
Ele não fez isso, seu desejo  mesmo eram novos desafios para glória de Deus , para o dom de Deus na sua vida ser exercido em sua plenitude. Para Neemias a tarefa que Deus dá só termina quando Ele mesmo manda parar. Não era este o caso. Ele queria preencher a cidade Santa, queria repovoar a sua amada terra. E mais, queria reconstruir as casas construídas.
Deus lhe tinha dado dons, tinha dado autoridade, tinha abençoado as mãos, então ele queria fazer mais!
Ei! Quem de nós é assim?
Estamos plenos da bênção de Deus, fizemos o que nos cabia, mas ainda nos sobram recursos  Temos condições de fazer mais para Deus, o que faremos  com isso?
O inimigo das nossas almas, Satanás, adora tentar as mentes que estão ociosas, estas mentes geralmente estão mais vulneráveis ao pecado.
Neemias escolheu  investir seu tempo, seu talento e seus recursos no serviço de Deus e nós o que faremos?
Aquele "copeiro-governador"  queria investir seu tempo nos projetos divinos, sem isso sua vida perderia a graça.
A frase que poderia resumir Neemias era:

Está ótimo, mas não é hora de relaxar.




Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores