Pular para o conteúdo principal

O simples uso da luz. Salmo 119.105

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105




Você já viu uma lanterna cheia de botões, complicada de ligar e difícil de manusear? Mesmo que você conheça alguma assim ( eu não conheço), essa lanterna seria um objeto de pouca utilidade prática. Uma lanterna precisa ser de fácil manuseio, sem complicações para ligar e simples de transportar, afinal estaremos provavelmente no escuro quando a utilizarmos. Nosso objetivo ao comprar uma lanterna é ter luz o mais rápido possível para uma situação de emergência.
O salmista compara a Palavra de Deus como uma lâmpada ( a lanterna da época), que era utilizada pra iluminar os passos do viandante por  um caminho escuro. Ela era imprescindível durante as viagens noturnas, já que não havia iluminação nas ruas e estradas. A Palavra também nos ilumina nos caminhos escuros da noite da vida.
A imagem que muitas pessoas tem da Bíblia é de um livro obscuro , complexo e de difícil entendimento. Esta é uma visão distorcida , pois ela é luz, ela é lâmpada e como tal serve para clarear as coisas  e não  oferece real dificuldade para um leitor  interessado em iluminar sua vida pela vontade de Deus.
A Bíblia não é um livro restrito a pastores, teólogos ou especialistas. Não, ela é feita para o povo,  na linguagem do povo, de forma clara e compreensível a esse povo. 
Há alguns textos que não são tão óbvios e claros, mas estes se esclarecem à luz dos textos mais fáceis, basta um interesse genuíno em buscar sua compreensão.Um princípio básico é: A Bíblia interpreta a Bíblia.
Em assuntos essenciais , como perdão de pecados e salvação eterna a Bíblica é clara, límpida e objetiva. Ela não deixa dúvidas de que Jesus Cristo é nosso único salvador, e precisamos dele para tudo nesta vida.
Temos no Espírito de Deus um mestre eficiente que nos esclarece pontos importantes , devemos orar e solicitar ajuda dele para entender melhor da Bíblia.
Você não poderá usufruir de toda plenitude da luz divina se desconsiderar sua importância, se não amá-la e não compreender que ela esta disponível para você. Ela é nossa lâmpada que ilumina a peregrinação nesta estrada difícil da vida escura , este mundo mau e corrompido que jaz em trevas espessas.
Peça ao Espírito Santo que lhe ensine a manusear esta maravilhosa lanterna, a Bíblia Sagrada,  e seja um viajante prudente. Sua luz é simples e fácil de usar.





Comentários

Total de visualizações