Pular para o conteúdo principal

O bom pai, o pai sábio - Exposição em Provérbios 4.1-13




Me entendo  incapaz  de ministrar com eficiência sobre paternidade, por não ter nenhuma experiência como pai.
Mas posso repartir o que aprendi sobre isso a partir do livro de Provérbios  no capítulo  4. Uma leitura atenta e comentada sobre  Provérbios 4.1-13  poderá ser muito proveitosa.
Há de fato muita necessidade de ensinar sobre a instrução de filhos. Mas aqui há conselhos para filhos e pais. Com atenção conseguiremos preciosos ensinos , tanto para pais , quanto para filhos nestes versículos.



Provérbios 4.1-13

Não tenho certeza  de quem escreveu este provérbio, mas é inevitável que pensemos em Salomão, o homem mais sábio que houve nesta terra ( depois de Cristo Jesus).
Davi, seu pai, já lhe tinha ensinado em toda a sabedoria. Ele  havia conquistado no decorrer dos anos uma  convivência íntima e muito profícua com seu Deus. Esta convivência o capacitou a passar bons ensinamento ao príncipe  Salomão,  que estava sendo preparado para ser o futuro rei de Israel.
Assim como ele havia recebido de seu pai, Salomão também estava planejando um estudo para dar aos seus filhos, estava preparando  para eles a mais importante e valiosa herança que ele podia legar:  Sabedoria.


1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.
A primeira recomendação do rei era:  "Ouvi"  A segunda é: "estar atento".
De nada adianta as palavras de ensino adentrarem um ouvido e escaparem rapidamente pelo outro.  O conhecimento precisa ser devidamente assimilado, fazer casa dentro da nossa mente.
Salomão estava empenhado em que seus filhos pudessem valorizar a sabedoria como algo indispensável para suas vidas.
Para isso, eles deviam estar atentos. A prudência só se adquire quando estamos atentos, antenados e focados na informação que nos é repassada.


2 Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
O ensino é bom, Salomão era um homem experimentado no conhecimento do Altíssimo. Um ensinamento bom que é dado, de graça não vendido e que não lhe custa nada.
É interessante que notemos que em muitos casos a sabedoria só vem depois de muitos erros , muitas falhas, muitas "caras quebradas". Neste caso a sabedoria teve um custo, teve o preço da chamada tentativa e erro. Muito melhor é quando alguém que já passou por este processo se dispõe a ensinar outros, para que estes não precisem passar pelo "custo de aquisição" do processo de aquisição da sabedoria.
Um filho prudente não se afastaria sem prejuízo de conselhos tão interessantes. A lei é guarda da alma, obedecer a Lei divina é segurança para nossa vida. Negligenciá-la pode trazer prejuízo eterno. Por isso , amados , seriedade no estudo bíblico! Seriedade e devoção! Nosso Pai nos tem dado boa doutrina.


3 Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.
Salomão recorda de sua infância como filho da velhice de Davi, provavelmente unigênito de de Bate-Seba. Como escolhido , entre os muitos filhos do Rei para ser o sucessor, ele teve uma educação primorosa e um carinho especial da parte de seu pai.
Ele foi uma criança privilegiada, pois seu pai já havia amargado o fracasso anteriormente na educação de seus filhos mais velhos. Davi tinha  sido um pai indulgente e descuidado e já havia pagado um alto  preço   por isso. Agora, o caçula Salomão tem em Davi um pai experimentado e sábio para o instruir em toda inteligência e temor divinos.

4 E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
Quem preza pela sua vida retém as palavras do verdadeiro conhecimento em seu coração. Estas palavras lhe darão segurança e paz no meio das aflições e confusões que a existência neste mundo cheio de pecados nos proporciona.


5 Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
Notamos aqui que Davi era insistente,   podemos dizer até que seria considerado mesmo um verdadeiro chato por ser tão insistente.
Apesar disso, sabemos que a repetição é  um método muito eficiente de memorização. Repetir, repetir e repetir, tanto e tanto que acabamos por gravar determinado ensinamento. Verdades exaustiva e incessantemente repetidas são mais facilmente gravadas .
Davi era um pai tão amoroso e tão cuidadoso que agora desejava impregnar a mente de seu filho com uma ideia fixa: Ame a Sabedoria. Adquira a sabedoria!


6 Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
Não as riquezas, nem muros altos e resistentes, nem o poderio bélico de seus exércitos, o que protege mesmo é a sabedoria. Uma boa diplomacia evita  desastrosas guerras e previne riscos desnecessários que poderiam levar a nação à ruína.


7 A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Empregar tudo: tempo , dinheiro e recursos, tudo. Davi estava estimulando seu filho a não poupar esforços para conquistar este tesouro preciosíssimo: o entendimento.


8 Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
Procurar valorizar os estudos, o ensino. Certamente o rei gostaria que em seu reinado, seu filho pudesse valorizar as pessoas sábias que existiam no reino e dar-lhes posição de destaque. Agindo assim, ele estaria atraindo a honra para sua nação.


9 Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
Não há roupa mais bela, vestidos mais finos, jóias mais raras, indumentárias mais gloriosas para um governante do que as vestes da sabedoria. Vista um ignorante com as vestes de um rei, dê-lhe um trono, um cetro e muitas jóias e ele ainda parecerá feio e desairoso como qualquer andarilho. Mas o sábio, mesmo em vestes simples é reconhecido como tendo graça e beleza.


10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
Essa é uma promessa bem lógica. É bem fácil perceber que uma vida de ignorância e insensatez levam a ruína e a breve autodestruição.
Há muitos que, por ignorar bons conselhos, acabam precipitando suas vidas no abismo e na morte.


11 No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
Este versículo é bem interessante, Davi está afirmando que ele como pai não somente ensinava seu filho no caminho da sabedoria como também o obrigava, usando de sua autoridade paterna, ao seu filho a andar pelos caminhos da justiça e da retidão. Muitas vezes a criança não tomará conscientemente a decisão correta, muitas vezes ela se recusará a obedecer. Cabe aos pais determinar com firmeza e amor a vida do filho enquanto este não possui maturidade suficiente para decidir sabiamente. O amor paterno é demonstrado não só com carinho e atenção ( que são importantes e essenciais) mas  também como zelo e firmeza.


12 Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.
13 Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
Em resumo, nada há de mais importante que a sabedoria, e não há sabedoria maior do que temer a Deus e cumprir sua Palavra. Desejo que a geração vindoura tenha pais tementes ao Senhor e que ensinem a verdadeira sabedoria dos céus aos seus filhos.


Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores