Pular para o conteúdo principal

Consolo e o Panorama da dor . Salmos 119:76

Sirva pois a tua bondade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo. Salmos 119:76



Estamos em colapso. As nossas mentes estão em colapso. Coração e sentimentos em colapso. Sociedades em colapso. Pior ainda que tudo: Os cristãos estão em colapso.
O sistema mundano falido joga um fardo pesado sobre nós, um fardo de mágoas, de medos, ansiedades. A crise financeira, o problema familiar, uma doença difícil , uma questão no trabalho, um desentendimento com o vizinho, tudo isso é parte do fardo pesado que muitos de nós carregamos. Mais do que carregar estamos sendo amassados e aniquilados pelo sofrimento. Muitas vezes o sofrimento pode vir até mesmo sem uma causa definida. De repente, uma densa nuvem de tristeza cobre sua vida sem razão aparente. Os cristãos estão padecendo. 
Falta-lhes conforto , falta-lhes consolo.
Um panorama desolador, as coisas parecem sempre dar errado. Você sente o peso da frustração sobre si . Sente-se cansado, lento, e fisicamente esgotado. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado.
Nestes momentos em que a angústia toma conta aparecem muitos com ideias super otimistas tentando nos alegrar, ideias fantasiosas.  Outros vem como juízes e querem apenas julgar a razão pelo qual a dor nos afligiu. São críticos mordazes.
Infelizmente , vivemos em uma época onde há pouca gente que deseja realmente nos consolar no momento da angústia, nossa dor parece não ter fim e ninguém parece entender ela. Quem se preocupa conosco? QUem realmente se importa?
Bom meu amigo, este é o panorama da dor. Quando você olha percebe que quase todas as pessoas estão realmente preocupadas consigo mesmas e com seus afazeres. Quando se comovem pela dor do próximo é uma comoção rápida e desprovida de motivações altruístas.
Sabemos que Deus se importa com o sofrimento de seus servos e nos convida a procurar nele o consolo desejado. Onde está este consolo autêntico , verdadeiro?
 Na Palavra de Deus, a única fonte de esperança, refrigério e consolo.
Muitas pessoas porém, especialmente os novos convertidos , não sabem procurar o consolo nas Escrituras, eles estão engatinhando na fé.
Para isso  é que devem haver crentes maduros na fé, crentes que conhecem as Escrituras, crentes que se importem com a dor do outro e ofereçam conselhos orientados na Palavra para orientar os aflitos. Muitos negligenciam esta tarefa com o argumento de que este é o trabalho do pastor. Não é tarefa exclusiva do pastor. È trabalho de toda a Igreja, é trabalho de mulheres, de jovens e anciãos, é trabalho de quem realmente é um salvo em Cristo e conhece o Consolo das Escrituras.
Por que não se importar com o sofrimento alheio?
O Salmista sabia que a bondade do Senhor o iria confortar. Ele esperava o conforto segundo a Palavra de Deus. Mesmo no panorama da dor ele conhecia a bondade de Deus.

Que nós possamos , como conhecedores do Consolo Bíblico , consolar muitas almas que andam oprimidas e amarguradas pela dor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Pais capadócios

A região da Capadócia (também conhecida como Província da Capadócia) era localizada na área centro-oriental da Anatólia na moderna Turquia. Era um dos domínios romanos da região da Ásia Menor. Os Pais Capadócios foram três notáveis teólogos que viveram nesta região entre os concílios de Niceia (325) e o de Constantinopla (381). Sendo que suas contribuições para o Concilio constantinopolitano foram especialmente  relevantes. São eles  Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa  e ficaram  conhecidos como os  Padres Capadócios.
Os três foram grandes amigos do assim chamado “Campeão da Ortodoxia” Atanásio, ou Atanásio de Alexandria , e criaram fórmulas para desenvolver a doutrina da Trindade de forma a ser aceita pela maioria dos teólogos da época. Basílio de Cesaréia e Gregório de Nissa eram irmãos, sendo que Basílio, que era seis anos mais velho, foi quem ensinou os princípios elementares da fé a seu irmão mais novo Gregório. Gregório de Nazianzo foi amigo íntimo dos dois, compartil…

“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Oseias 13.5.)

O povo de Israel estava sofrendo sobremaneira na terra do Egito e isto já durava 400 anos. Deus  então ouviu o clamor de Israel quando o povo estava na escravidão . Moisés foi usado para libertar o povo. Israel então saiu, livre, para o deserto. Foi ao sair do Egito que eles viram o poder de Deus manifestado. Jamais um povo viu tantas manifestações grandiosas do poder do Altíssimo como Israel na Terra de Faraó. Por dez vezes o povo que os escravizara fora castigado por Deus  de maneira sobrenatural, e Israel viu tudo isso e ficou ileso. Castigos como água transformada em sangue,  plantações destruídas, primogênitos mortos. Mas Israel esteve protegido e não sofreu estas assolações. Mas não foi lá que eles  aprenderam quem era Deus. Foi  na terra seca e inabitável do deserto do Neguev, onde não havia água nem comida e o sol era ardente, que a nação escolhida conheceu ao Senhor. Hoje também, Jesus nos resgatou da maldição do pecado e nos colocou no caminho da vida eterna. Estamos livres e se…

Filipe o Evangelista - Vivendo na Dinâmica do Espírito

Filipe Diácono e Evangelista Filipe foi um evangelista, foi  um dos primeiros seguidores de Jesus e  um dos Setenta Discípulos (Lucas 10) . Junto com Estêvão, era um dos sete “homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria” , escolhidos para a distribuição de alimentos entre as viúvas cristãs em Jerusalém (Atos 6:1-6).  Filipe foi a Samaria; proclamou ali o evangelho, realizou milagres,  e como resultado muitos aceitaram a mensagem e foram batizados ( veja Atos 8.4-13). Logo depois batizou um eunuco da Etiópia e foi "arrebatado" até Asdode, de onde seguiu pregando até Cesareia. Anos mais tarde, morou em Cesareia, onde pregava com suas quatro filhas. Por volta do ano 56d.C. foi visitado por Paulo e Lucas que ficaram por um tempo em sua casa.  A tradição diz que ele residiu em Trales se tornando bispo da Igreja local.  Vamos a o relato mais significativo da vida de Filipe. A história de Filipe e o Etíope.

Atos 8.26-40
26 -  Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Lev…