Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 27, 2016

Cristo Pantocrator

O CRISTO PANTOCRATOR


O Cristo Pantocrator refere-se a uma forma de representação de Jesus. É uma palavra de origem grega que significa "Todo-Poderoso" ou "Onipotente". Encontra-se várias vezes no Novo Testamento em grego. Provém de pan (tudo ou todo) e krátos (alto, em cima e, daí, governo e poder). Quando percebemos esta pintura   logo atentamos para  o dogma cristológico das duas naturezas de Jesus, a  humana e a divina , unidas na única, A  Pessoa do Verbo.   A Bíblia faz muitas referências ao Messias sofredor, cheio de dores, sendo perseguido e sendo martirizado, morrendo pelos pecadores na cruz do Calvário. A Igreja neotestamentária assimilou bem esta mensagem. Mas não isso não é tudo sobre Cristo , há mais para se falar sobre ele. Outra perspectiva é a do Cristo como uma alma iluminada, instruída, que traz uma sabedoria diferenciada ao homem. Isso fala de uma parte importante do ministério de Jesus, mas também não é tudo. Ele também  é o Grande Imperador do Univer…

Em nome da Piedade. Salmo 119 .58

Roguei deveras o teu favor com todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra. Salmo 119 .58
Se há uma coisa que  todo crente precisa conhecer sobre Deus é que ele é piedoso. Ele é a fonte de toda bondade e todo amor que existe no mundo. Mas Deus não é recíproco, ele não espera ser amado para amar, não espera ser chamado para buscar e não espera que sejamos os homens mais perfeitos para nos abençoar. Ele nos salva, nos cura , liberta, restaura, transforma, nos dá bênção espirituais, bênçãos materiais, tudo por apenas um único motivo: Ele é Bom , Ele é Piedoso. Olhemos esta oração. Ela é uma oração de profunda dor , profunda aflição. O salmista está tomado por uma angústia aterradora e isto se mostra nas ênfases repetidas da oração. Eu Roguei -Ele pediu encarecidamente, suplicou. Deveras- Com muita sinceridade, com muita honestidade. O teu favor-Existia alguma causa importante, que o escritor não comenta, e que o faz instar o favor divino. Todo coração- Ele queria mostrar o quan…

O preço da Felicidade- Suprema Bênção - Salmos 119.57

O Senhor é a minha herança; eu disse que observaria as tuas palavras. Salmos 119.57


Você está ali, pensando na vida , quando menos espera recebe um telefonema, um parente seu, distante, que você nem sabia que existia  faleceu e deixou uma fabulosa herança para você e sua família. Poxa que fortuna inesperada, isso mudará sua vida. Seus problemas financeiros desaparecerão, terá muitos confortos e muitos bens, será finalmente feliz pois poderá ter então sua segurança para a velhice.Isso é o que pode preencher sua vida, o que dará sentido a sua existência? Sente falta ainda  de algo?
Vamos lá, você tem uma doença difícil, incurável, estás  esperando sua hora chegar. Ali está a sofrer para caramba, luta e está cansado. Pronto você foi curado, um grande milagre aconteceu em sua vida e você está perfeitamente saudável. Então, que me diz? Ficou alegre, sente-se realizado?
Acabou um relacionamento! Uma coisa tremenda, triste mesmo, você fica no fundo do poço, está lá, sem saber ( e nem ter) para …

O Maravilhoso Jardineiro e a Laranjeira. Salmo 119.56

Isto fiz eu, porque guardei os teus mandamentos. Salmos 119:56

O que é guardar os mandamentos? O que isso implica? Se o cristão é salvo pela graça ele deve procurar guardar os mandamentos?
Bom vamos à uma ilustração,  eu a chamo de:  "  O Maravilhoso Jardineiro e a Laranjeira". Você já viu uma laranjeira sem fruto? Se nunca viu fique sabendo que sim, há laranjeiras sem fruto, mas essa não é a regra, pois o normal é vermos as laranjas sadias e bonitas dependuradas na árvore. Mas seja por que a árvore é ainda muito nova, seja por que ainda não está na época de fruto, seja por que  árvore está doente, seja qual for o motivo para que ela esteja ainda sem fruto, nós sabemos que ela ainda é uma laranjeira. E por quê? É simples, nós sabemos que nela há uma essência indiscutível, uma essência que a distingue da macieira, da oliveira e da videira, pois há nela uma natureza de laranjeira. Mas se porventura esta árvore produzir azeitonas, ou morangos, ou uvas, ou maçãs, ou qualquer outro …

A potência da oração noturna. Salmo 119.55

 Lembrei-me   do teu nome, ó Senhor, de noite, e observei a tua lei.  Salmo 119.55


A noite é para se dormir, nada mais lógico que isso. Todos os serviços essenciais, mantidos à noite, são naturalmente prejudiciais para a saúde da grande maioria das pessoas.  O dia foi feito para o trabalho e para as atividades e ao fim dele o corpo chega a um estágio de esgotamento que, somente com uma noite muito bem-dormida, é que as energias são recompostas. Dormir faz bem para o corpo e para a mente. Durante o sono, é como se o corpo e a mente estivessem sendo calibrados para o dia seguinte: o cérebro consegue armazenar mais informações e a mente fica mais concentrada e atenta. Como uma boa noite de sono consiste em ter qualidade e quantidade, dormir em um ambiente saudável é crucial para que o corpo descanse bem. Mas às vezes é bom quebrarmos um pouco esse excelente costume de descansar a noite e  tirar um momento para oração noturna. O  salmista lembrava de Deus pela noite, era seu momento de orar …

Cantar e peregrinar, verbos que andam juntos. Salmo 119 .54

Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação.  Salmo 119 .54


O ditado popular diz que “Quem canta os males espanta.” Isso é claramente uma inverdade. Nem sempre o que antamos  afasta coisas más, pelo contrário, dependendo do conteúdo da música o mal  continua ali, fazendo estragos na vida da pessoa . 
Faça uma breve análise das músicas da atualidade, músicas que fazem sucesso e tem apelo popular, e que sejam algo que seja fora do círculo evangélico. Olhe bem as letras , olhe bem os temas que elas executam. O que você vê?  A temática gira grande parte  em torno em torno do ideal romântico , do amor entre homem e mulher. E muitas destas músicas trazem um conteúdo totalmente podre e corrompido sobre este assunto. Porém para o povo hebreu, a música tinha lugar de destaque na adoração a Deus. Além disto, era tocada em coroações, cerimônias de guerra, era conduzida para entreter a corte real, era utilizada em  casamentos e reuniões familiares,   durante as festivida…