Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 20, 2016

Irar-se para glória de Deus. Salmo 119. 53

Grande indignação se apoderou de mim por causa dos ímpios que abandonam a tua lei. Salmo 119. 53



Quando é que a ira é justa? Esta é uma pergunta muito relevante porque estamos sempre propensos a nos irar e agir de acordo com essa ira.
A ira é um reflexo humano , uma resposta quase automática que nosso corpo dá quando percebemos que algo está errado. David Kornfield diz que a ira é o desejo ardente de atacar, corrigir ou destruir algo ou alguém que nos incomoda ou nos ameaça. A ira nos faz agir, e agir rápido, em diversos casos isso pode ser uma vantagem primitiva. Se estamos sendo agredidos a ira nos faz lutar, se estamos precisando defender a família ou amigos a ira nos projeta para sua defesa. Mas raramente estes casos extremos justificam os muitos acessos de  ira que incorremos no decurso da vida.  Os motivos que nos levam a ira são muito menos nobres. Acredito que um dos principais motivos de ira é nossa tendência a proteger nosso orgulho, nossa vaidade e nosso amor próprio.
Esse tip…

Conservadores ou Revolucionários? Salmos 119:52

Lembrei-me dos teus juízos antiquíssimos, ó Senhor, e assim me consolei.  Salmos 119:52
Sabemos que nosso mundo atual está  se tornando cada vez mais intolerante para com valores antigos. As palavras "revolução", " progresso", "modernidade", "mudança" são usadas com muito mais frequência e com significado muito mais positivo do que as palavras "preservar", "conservar", "proteger", 'perpetuar", por exemplo.
Johann Wolfgang Goethe diz que : "aquele que sabe guardar, proteger e conservar terá sempre, no fim, a melhor parte" e que "bom é adquirir, mas melhor é conservar".
Apesar da sociedade moderna invariavelmente desprezar os conservadores,  sabemos que essa característica é  positiva  ,quando sem exageros,  para a  vida do crente. Goethe concordava com o salmista neste importante ponto. Os dois entendiam o valor das coisas antigas, o valor de conservar o que  possuímos, assegurar-se do  que f…

Eu e minha internet serviremos ao Senhor

"Porém eu e a minha  casa serviremos ao Senhor" Josué 24.15
Talvez pareça clichê o que vou dizer , mas para mim a internet é uma grande janela para o mundo. Olhando desta janela você pode conversar com os amigos, fazer compras, namorar, abanar para conhecidos, ou admirar a paisagem. Bom, essa janela tem usos um pouco diversos também, como anunciar, informar, comunicar, encenar.
Tudo isso bem a antigamente se podia fazer da janela de sua casa. Era só abri-la de frente para a rua e esperar o movimento começar. Depois fazer uso deste tão antigo intermediário da comunicação , a janela.  Mas a internet naturalmente também pode ser usada para o mal. Há todo tipo de roubos, calúnias , difamações, imoralidades  sendo diariamente enviadas para rede de internet mundial. E pior ela está servindo, não só para divulgar mas planejar e executar muita coisa prejudicial e maligna  e que vai trazer muitas coisas ruins par a avida da pessoa. Esta janela muitas  vezes está  escancarada para poder cui…

A maligna zombaria.Salmos 119:51

Os soberbos zombaram grandemente de mim; contudo não me desviei da tua lei.  Salmos 119:51


A zombaria , a brincadeira pesada, o desprezo , a brincadeira de duplo sentido, tudo isso pertence ao modus operandi do escarnecedor. A zombaria e o riso são suas armas mais poderosas. Até mesmo mentes mais brilhantes já foram desestabilizadas por uma zombaria. Uma das piores e mais difíceis de lidar é com a ridicularização da nossa fé. Só quem já foi zombado e ridicularizado por sua fé sabe o quanto isso pode doer.  
Se existe problema complicado de lidar, difícil de manter a paz, este problema é a zombaria, pois quem se sente humilhado quer revidar a afronta e isso pode gerar graves contendas. Este tipo de procedimento é tão grave que pode causar depressão severa nas pessoas. Este é o famoso bullying  (Segundo definição da web: Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando…