Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 11, 2016

Prazer superabundante. Salmo 119.35

Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. Salmo 119.35


 Todos buscam alegria, prazer. Todos querem felicidade mas são raros os que a conseguem obter.  Há muitos que encontrar apenas o prazer. Prazer não é alegria. Alegria é infinitamente maior e supremamente mais duradoura que o prazer. Prazer é do corpo, das sensações. Alegria é da alma e muitas vezes independe de sensações. Mas enfim, quem não gosta de sentir prazer ? Um corpo que estava frio, quando se aquece tem prazer. Um corpo faminto , ao encontrar uma bela e saborosa refeição tem prazer. Há o prazer do relacionamento homem e mulher. Há também prazer proporcionado pelo conforto, pelo abrigo, pelo silêncio, por uma boa música, pela contemplação da arte, entre outros. São muitos os tipos de sensações que , enquanto agradáveis ao nosso corpo , nos causam prazer. Prazer não é pecado, é uma dádiva de Deus para que nos sintamos motivados para viver. Uma vida completamente sem prazer causa depressão e leva , …

O Fim é melhor . Salmos 119.33

Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.  Salmos 119.33

O importante não é o começo, mas sim o fim. A lógica divina          muitas vezes inverte a lógica do homem, troca os pólos, inverte a ordem da importância,  como no exemplo em que Jesus diz que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros  (Mat. 20.6) , ou quando Jesus ensina  que o quiser ser o maior seja aquele que serve ( Mat.20.26).
Da mesma forma o salmista deseja terminar bem. Não interessa  se prosseguiu com vigor e força na jornada por um longo tempo. O durante nunca será tão importante quanto o final. Já ouvi muitos lamentos de pessoas que perderam muitos anos de sua vida longe de Cristo, sem conhecer o caminho da vida. Para estas pessoas o ensino deste versículo  é muito relevante, na medida que não interessa o que ficou para trás , o que importa é se daqui para frente estaremos firmes , vamos estar de pé, inabaláveis na fé até o nosso último dia nesta vida. O salmista pe…

Termômetro da fé. Salmo 119.34

Dá-me entendimento ,  para que eu guarde a tua lei, e a observe de todo o meu coração. Salmo 119.34



Um belo churrasco, bem temperado, bem assado,  sem dúvida é uma coisa maravilhosa. Mas experimente comer seguidamente e você vai ver quantos problemas seu corpo acabará acumulando por causa deste excesso no decorrer dos anos. Um belo carro, confortável, potente e veloz. Serve para nos levar , levar nossas bagagens e amigos para um belo passeio. Mas se você estiver bêbado, ou exceder a velocidade segura poderá  causar   acidentes terríveis. O amor é algo lindo, tão bonito de se ver. Noivos conversando , passeando em um parque, fazendo juras de amor eterno. Mas em alguns casos este sentimento se corrompe tornando-se em ciúme e, em nome de ciúmes doentios, muitas pessoas já se tornaram amargas destruindo os relacionamentos e destruindo famílias.
Sim, de muitos modos e por muitas motivações podemos fazer de uma coisa boa algo que prejudica e que destrói.  Apreciando a grandeza deste salmo, med…

Respostas que a teologia não pode e não deve dar

Dentro do estudo da coisas de Deus, a chamada teologia, existem pontos que estão logicamente tão distantes um do outro quanto o ocidente está do oriente. Pontos opostos, que nunca se tocam diretamente.


O que é interessante e misterioso nisto  é que estes pontos que não se tocam  diretamente, dada a distância lógica que se encontram , eles estão ligados por cordas fortíssimas que se mantém tensionadas no máximo e que jamais podem ser rompidas. Vejamos alguns destes pontos.
A Trindade
Jesus Cristo Deus e Homem.
Soberania de Deus e liberdade humana.
Estes são algumas das mais importantes antinomias da Bíblia. Pontos que não podem ser negados  pois são os  pontos cardeais da nossa fé. Sem estas proposições o cristianismo não existiria. Apesar de opostos eles estão unidos por  "cordas" indestrutíveis que impedem que se possa negar um ou outro sem abandonar o cristianismo.
Apesar de parecer contraditório, o fato é que estes pontos estão ligados e também estão  separados, unidos mas também…

Total de visualizações