Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 3, 2016

O Dilema do Peregrino. Salmo 119.19

Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.  Salmo 119.19



O cidadão do mundo moderno está  sempre correndo, sua agenda de compromissos diários está lotada. Tem a prova da faculdade,   seu estudo diário, a hora marcada no dentista, o carnê para pagar, o parente para visitar, o expediente no serviço para cumprir, etc... Na agitação constante da vida, esquecemos a dimensão de nossa finitude. Esta é uma importante categoria na nossa existência, não devemos desprezá-la. Somos seres passageiros, o salmista mesmo fala:
“Sou peregrino”
Ou seja, ele não é dono da terra, ela não é sua verdadeira habitação.Ele está de passagem. Imagine-se transportado para um país estranho,  um país de língua e cultura totalmente desconhecidos. Lá você não pode ler o jornal,   comprar um livro, olhar um filme na TV, pois  não entenderá a língua. Não poderá passear ,afinal você não conhece os locais seguros, você não pode abrir conta em banco, nem alugar casa, nada, você não é cidadão deste local.…

Gosto ou não gosto. Salmo 119.18

Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.  Salmo 119.18


Eu tinha um conhecido que  não gostava de azeitona, perguntei se alguma vez ele havia experimentado  e achado o gosto ruim,  sua resposta imediata foi não, nunca havia provado. Insisti então para que ele experimentasse. Relutante , pegou uma azeitona do pode que lhe alcancei e colocou na boca rapidamente. Depois de provar, admirado,   ele se encantou pelo sabor da azeitona, tornou-se um apreciador da famosa verde oliva.
 Como alguém pode ter tanta certeza de não gostar de algo que não conhece nem um pouco? Esse tipo de coisa é mais comum do que parece. Eu  fui assim , preconceituoso, com o salmo 119. Fiz uma leitura corrida quando me propus a ler a Bíblia toda de capa a capa. Depois nunca mais havia procurado este salmo, visto sua extensão ser desafiadora. Puro preconceito. Devemos refletir,  nem toda leitura longa é entediante,  há livros que por mais páginas que tenham sempre se tornam curtos para o leitor. Sã…

Sem Sal. Salmo 119.17

Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.  Salmo 119.17


Que é uma vida sem sal? O que é ter sal?    O cristão não  pode planejar sua vida sem levar em conta o que Deus deseja.  A vida , mesmo cheia de metas, planos e sonhos, fora do plano divino, torna-se uma vida sem sal.Perde-se a nobreza da vida.Precisamos nos ajustar ao querer do Senhor.  O salmista entendeu corretamente que necessitava   que a bondade do Senhor estivesse sobre ele para que ele vivesse, sua vida dependia da graça divina. Este sentimento de dependência, de submissão ao Criador é o que nos garante sermos plenamente satisfeitos com o que Ele nos tem dado. O  salmista era um homem temente e entendeu que esta vida não deveria ser pautada pelos desejos egoístas de seu coração, pelo contrário, ele deveria priorizar a vontade de Deus  para sua vida. Ele tinha compromisso com Deus. Deus não espera que sejamos perfeitos infalíveis, ele deseja que sejamos comprometidos.  E são raras as pessoas que percebemos …

Uma conexão de alegria. Salmo 119.16

Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.  Salmo 119.16



Sabe aquela alegria profunda e sincera ao lermos a Bíblia? Não sabe?  Ah, você precisa conhecer.  A leitura Bíblia se torna  em nós uma  conexão de alegria. Já falamos anteriormente da importância de decorar os divinos preceitos contidos na Bíblia. Sabemos da importância deste procedimento na vida do cristão, é importante memorizar passagens bíblicas para desenvolvermos nossa fé e nossa comunhão com o Senhor. Mas   eu não disse é que seria fácil   decorar. Claro que   vai demandar algum tempo e esforço. Aliás as coisas que realmente valem a pena demandam sempre tempo e esforço , até mesmo um presente, que a princípio não nos custa nada, este presente custou algo , em tempo e esforço , daquele de quem recebemos.Por exemplo, a salvação, como dádiva divina, custou um preço alto para Jesus, para que nós a recebamos de graça. Sobre a arte de decorar o pior inimigo é o esquecimento. O esquecimento é  um dos mais t…

Total de visualizações